Blog

Tipos de células fotovoltaicas: quais as novas tecnologias no setor?
Tudo sobre Energia Solar

Tipos de células fotovoltaicas: quais as novas tecnologias no setor?

A crescente preocupação com o meio ambiente tem gerado maior consumo consciente de recursos naturais como energia solar, por exemplo. Para atender o aumento da demanda em energia renovável, a indústria tem investido cada vez mais em pesquisa e tecnologia para desenvolver novos tipos de células fotovoltaicas.

Nesse sentido, cabe também aos integradores estarem sempre atentos às novidades do setor para oferecer as melhores soluções aos seus clientes.

Para facilitar, preparamos esse conteúdo com a importância da energia solar, bem como as novas tecnologias e as novidades nos tipos de células fotovoltaicas. Confira:

Saiba a importância da energia solar

Uma característica mundial da sociedade é o consumo de energia e, consequentemente, a demanda cada vez maior por abastecimento energético.

Existiu um tempo em que se tinha a falsa percepção de que os combustíveis fósseis não se esgotariam. No entanto, essa não é a realidade e a Europa já enfrenta um grande desafio de abastecimento energético há mais de 10 anos.

Por isso, é fundamental o investimento em energia solar. O sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável. 

Dessa forma, o seu aproveitamento tanto como fonte de calor, bem como de energia é fundamental e importante para a preservação do meio ambiente.

Diante disso, confira as tecnologias mais atuais em energia solar e as novidades nos tipos de células fotovoltaicas.

Leia mais: Conheça os tipos de células fotovoltaicas

Novos tipos de células fotovoltaicas

Heterojunção

A heterojunção, ou HIT e até HJT, foi desenvolvida há mais de 20 anos e consiste em uma técnica para obter células fotovoltaicas HIT com eficiência de mais de 25% em escala laboratorial.

A técnica foi desenvolvida a partir da adição de camadas de silício amorfo intrínseco e camadas de silício amorfo dopado nas duas superfícies da célula.

Desta maneira, em escala comercial, a partir da heterojunção é possível fabricar módulos de 60 células com potências de quase 310 W.

Em comparação, com a tecnologia convencional, com silício não passivado com 300 a 400 micrômetros, os módulos de 60 células não ultrapassam os 270 W.

Além disso, a técnica HIT ainda reduz a espessura da célula e garante a eficiência dos módulos em até 15%.

Leia mais: Conheça as principais inovações em energia solar no Brasil e no mundo

PERC

Apesar de ser desenvolvida há mais de 30 anos na Austrália, a tecnologia PERC representa um grande avanço no setor industrial e nos tipos de células fotovoltaicas. 

A tecnologia PERC consiste na presença de uma camada de passivação muito fina na parte traseira das células. Essa passivação permite o aumento da eficiência das células com a redução da velocidade de recombinação de elétrons na superfície do silício.

Além da propriedade elétrica, a passivação também tem um efeito óptico que permite a reflexão da luz no fundo da célula. Assim, os raios solares passem mais vezes pelo silício, aumentando a captação de energia da radiação solar.

Leia mais: Tecnologia fotovoltaica: quais as novas tendências no setor?

Conheça os produtos e serviços da Solen Energia

Para implementar energia solar residencial ou corporativa, a Solen Energia utiliza os equipamentos mais modernos do segmento, com os principais tipos de células fotovoltaicas, com alta tecnologia e eficiência, dos principais fabricantes mundiais.

Trabalhamos com a venda de diversos tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica. Tanto para o consumidor final quanto para os integradores de energia e revendedores.

Além disso, estabelecemos parcerias com os integradores, com indicações para a instalação de kits e condições especiais para compra dos equipamentos.

Quer saber mais sobre os tipos de células fotovoltaicas, os produtos e serviços de oferecidos pela Solen Energia? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *