Blog

Sistema on grid: o que é e como funciona a string box?
Tudo sobre Energia Solar

Sistema on grid: o que é e como funciona a string box?

Cada vez mais com o crescimento e expansão da energia solar, os integradores precisam estar capacitados para oferecer a melhor instalação e atendimento aos consumidores. Entre as principais atribuições dos profissionais, está conhecer detalhadamente os equipamentos do sistema on grid.

Afinal, o kit de energia solar é composto por módulos fotovoltaicos (painéis solares), inversores, cabeamentos, armação e pela string box. Este último item é sobre o qual vamos falar neste texto, mostrando o funcionamento do componente para apoiar a geração de energia solar.

Vale lembrar que o número de instalações de unidades geradoras fotovoltaicas triplicou em 2019 no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E, em 2020, mesmo com os impactos causados pela alta do dólar e a pandemia do coronavírus, o mercado solar segue em alta no país.

De acordo com levantamento da agência de energia, mais de 74 mil novas instalações foram registradas no primeiro semestre de 2020, o que representa uma potência de 898 megawatts. 

Leia também: Como ganhar dinheiro com energia solar: por que se capacitar na instalação do kit de energia solar?

Como se destacar no segmento de integrador de energia solar?

Estas informações por si só já mostram o campo de atuação em constante crescimento para o integrador. 

Além disso, o novo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável indica que os investimentos em energias renováveis podem gerar 29,5 milhões de empregos até 2030, sendo cerca de 11,6 milhões em postos de trabalho na energia solar.

Ou seja, para aproveitar as oportunidades da área, se destacar da concorrência e se diferenciar na área, é preciso ir além do atendimento e instalação de qualidade do sistema on grid.

Os integradores devem garantir uma capacitação contínua para conhecer novas tecnologias, fazer o dimensionamento correto do sistema e entender o funcionamento completo de todos os equipamentos, como a string box. Assim, é possível oferecer maior eficiência e melhores resultados na geração de energia solar.

Então, vamos apresentar melhor a string box, onde o componente é instalado e por que ele é importante.

Como funciona a string box no sistema on grid?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que é esse equipamento no sistema on grid. Trata-se de um componente de proteção para isolar o sistema de produção de energia. Seu objetivo primordial é evitar a propagação de acidentes elétricos, como curto-circuito ou surto elétrico.

Assim, o elemento funciona como um ‘disjuntor’ na caixa de distribuição de energia. Ou seja, interrompe o circuito elétrico logo no início da distribuição, minimizando riscos de incêndio para a rede interna da residência, empresa ou propriedade rural.

Como é instalada conectada ao inversor e também ao quadro de proteção da rede elétrica, a string box protege a instalação elétrica e as placas solares de incidentes e descargas elétricas.

Saiba mais: Como comprar o kit de energia solar fotovoltaica ideal

Principais benefícios da string box

Fica claro que a principal vantagem da string box é a proteção do sistema e da rede interna. Então, o equipamento é de suma importância para a garantia da geração de energia solar sem perigos e para a manutenção do sistema on grid em dia, com o aumento da vida útil das instalações.

Vale destacar que o elemento é fundamental para proporcionar a segurança dos consumidores e deve ser sempre instalado junto ao sistema on grid de energia solar. E, como a distância entre a geração e a distribuição de energia é pequena, é necessário tomar todas as medidas de segurança.

Como instalar a string box nos projetos de energia solar?

Como vimos anteriormente, a string box deve ficar instalada próxima ao inversor. No entanto, há dois detalhes que devem ser levados em consideração. Alguns inversores já vêm com uma string box interna, não necessitando do equipamento externo.

Em segundo lugar, o integrador deve ficar atento à distância entre os módulos e o inversor. Se a separação for superior a 10 metros, é necessário instalar um equipamento extra perto do módulo para garantir a proteção adequada.

Saiba mais: Kit de energia solar: qual o futuro dos módulos de energia solar?

Conte com a Solen Energia

Para assegurar que sua integradora tenha os melhores equipamentos e sistema on grid, é importante contar com uma empresa especializada, como a Solen Energia.

Atuamos com os principais fabricantes mundiais com soluções de energia solar de alta eficiência, qualidade e tecnologia.

Também apoiamos os integradores com equipamentos com ótimo custo-benefício aos integradores parceiros e fazemos indicações dos parceiros para a instalação de projetos de energia solar.

Ficou interessado? Entre em contato com nossos especialistas e seja um parceiro!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *