Blog

Como o sistema on grid promove a geração de energia solar e maior economia durante a crise?
Tudo sobre Energia Solar

Como o sistema on grid promove a geração de energia solar e maior economia durante a crise?

Os impactos causados pela Covid-19, o novo Coronavírus, são sentidos em todos os setores, inclusive na adesão do sistema on grid, com as alterações cambiais e as dificuldades de importação dos produtos.

Apesar desse cenário, o setor de energia solar tem se mostrado bastante resiliente à crise. Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, houve aumento de um pouco mais de 50% no mês de abril de 2020.

Além disso, autoridades estimam que a energia solar será um dos combustíveis para acelerar a economia do país após a pandemia e recuperar o mercado, minimizando os impactos comerciais.

Entretanto, surge uma dúvida muito frequente: vale a pena investir nessa tecnologia em tempos de crise? Para respondermos esse questionamento, precisamos entender um pouco mais a respeito dos benefícios dos módulos.

Leia mais: Como a energia solar em residência pode ser uma boa opção mesmo em tempos de Coronavírus?

Como o sistema on grid promove maior economia durante a crise?

Na prática, o sistema on grid pode ser definido como um equipamento que capta a luz solar e a converte em energia elétrica. Sendo formado por painéis e inversores interativos, o maquinário é conectado à rede e dispensa o uso de baterias.

De modo geral, a energia solar pode ser empregada em qualquer área, como grandes indústrias, residências, varejo, prédios comerciais e, até mesmo, no agronegócio.

Dentre os principais efeitos dessa tecnologia, podemos destacar:

Redução de custos

Estimativas divulgadas pela Abrace preveem aumento de 20% nas contas de energia elétrica, como um dos resultados das iniciativas legais do governo para minimizar as consequências das instabilidades atuais. 

Nesse sentido, a energia solar pode auxiliar a reduzir custos, isso porque permite a diminuição de até 95% da tarifa de luz à curto prazo.

Além disso, de acordo com a Absolar, empresas brasileiras que investiram nos módulos fotovoltaicos já sentem as consequências positivas nas contas de eletricidade.

Rápido retorno sobre investimento

Uma das preocupações de pessoas e organizações que desejam aderir a energia solar está relacionada com o período de retorno sobre essa aplicação. Dessa forma, essa inovação permite uma reação de em média seis anos de todo valor investido.

Sustentabilidade

Outro diferencial que vale a pena ser pontuado a respeito do sistema on grid é a sustentabilidade e os efeitos positivos na natureza.

Como citamos, esse equipamento não utiliza baterias, o que por si só já minimiza os impactos ambientais na geração de resíduos. Entretanto, os módulos fotovoltaicos também compreendem a produção de energia limpa e renovável.

Diferencial competitivo

Por fim, investir em energia solar é sinônimo de diferencial competitivo para as empresas e propriedades rurais, garantindo destaque da concorrência, como para residências, que permite a valorização do imóvel.

Você pode se interessar: Instalação de energia solar: 5 passos para enfrentar os momentos de crise

Conte com o apoio da Solen Energia

A Solen Energia é pioneira na distribuição do sistema on grid no Brasil e estamos atentos a todas as mudanças provocadas pelas instabilidades do mercado. 

Por isso, desejamos apoiar os nossos parceiros na inovação e na redução de custos com equipamentos tecnológicos e eficientes, as melhores condições do setor e parcerias com profissionais preparados.

Possui alguma dúvida? Entre agora mesmo em contato e conte com o nosso suporte!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *