Blog

Sistema on grid de energia solar faz barulho? Tire suas dúvidas
Instalação de Energia Solar

Sistema on grid de energia solar faz barulho? Tire suas dúvidas

Uma dúvida recorrente dos clientes na hora de adquirir o sistema on grid de energia solar é sobre o barulho. Então, cabe ao integrador esclarecer este assunto para ajudar no entendimento dos consumidores a fim de que eles não tenham mais questionamentos e estejam preparados para efetivar a compra do kit fotovoltaico.

Vale lembrar que a energia solar segue em destaque no mercado brasileiro e mundial. Segundo o relatório anual World Energy Outlook 2020, publicado pela Agência Internacional de Energia, a energia solar é a forma mais barata de gerar eletricidade atualmente. 

De acordo com o levantamento, o custo médio é de US$ 30/MWh a US$ 60/MWh em novos projetos solares, na Europa e nos Estados Unidos. Inclusive, o estudo revela que a fonte solar é entre 20% e 50% mais barata hoje do que a estimativa da própria agência em 2019.

No Brasil, dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) também mostram o aumento no uso da fonte solar, que atingiu cerca de 520 MW de potência no terceiro trimestre. Trata-se de uma expansão de 25% em relação ao mesmo período de 2019.

Então, os integradores precisam aproveitar o momento de crescimento constante e fortalecer o relacionamento com os possíveis clientes, tirando suas dúvidas inclusive sobre os ruídos do sistema on grid. Assim, é possível aumentar a captação de consumidores e a realização dos projetos de instalação.

Neste cenário, vamos abordar melhor como funciona o sistema fotovoltaico e qual o seu impacto acústico.

Leia também: Como captar clientes para sua integradora de energia solar fotovoltaica

O sistema on grid emite ruídos?

Vamos acabar com o mito definitivamente: o sistema fotovoltaico de energia solar, instalado seja no telhado ou no solo, não faz barulho em nenhum momento. Portanto, os consumidores não precisam se preocupar.

Com melhorias ao longo dos anos nos equipamentos fotovoltaicos e nas tecnologias envolvidos, o kit de energia solar, hoje em dia, é resistente a intempéries e não gera poluição de nenhum tipo, incluindo a sonora. Inclusive, esta é uma alternativa de energia limpa, renovável e infinita, a partir da captação da luz solar.

Na prática, o sistema on grid funciona da seguinte forma:

  • A energia solar é captada pelos módulos fotovoltaicos;
  • O inversor grid tie transforma a energia gerada em eletricidade;
  • Assim, a energia elétrica pode ser distribuída para uso no imóvel, seja na iluminação, em equipamentos elétricos, eletrônicos e os demais. 

Durante todo este processo, os clientes costumam se perguntar se a geração de energia solar produz barulho ou se o telhado com o sistema produz ruídos. Mas, como já falamos anteriormente, não há impacto acústico. Uma vez que o processo de conversão da energia é realizado silenciosamente e o telhado, mesmo com a instalação do sistema on grid, não gera som.

Leia também: Instalação de energia solar: é melhor no telhado ou no solo?

Geração de energia solar x geradores de energia

É comum ainda a confusão das pessoas sobre a geração de energia solar em relação aos geradores de energia. Por isso, vamos esclarecer também essa questão.

Os geradores de energia tradicionais são, normalmente, utilizados por empresas, prédios comerciais e residenciais como uma opção para quando o local fica sem energia elétrica, seja por algum problema na rede, queda de raio ou alguma outra razão.

Em geral, tais geradores podem emitir um ruído variável entre 70 e 85 decibéis, a depender do tipo e da potência do equipamento. 

Assim, fica claro que esses modelos convencionais produzem sons desconfortáveis aos ouvidos humanos e até nocivos à saúde de quem reside ou trabalha em tais locais. Isso porque o limite recomendado de barulho é de até 80 decibéis, com o excedente sendo prejudicial ao ouvido humano.

Além do que, os geradores são movidos a combustíveis fósseis, emitem gases poluentes, necessitam de manutenção periódica e abastecimento de combustível.

Em compensação, a geração de energia solar pelo sistema on grid fotovoltaico não emite nenhum ruído. Dessa forma, é possível garantir o conforto acústico dos moradores dos imóveis e dos trabalhadores de empresas que utilizam o kit de energia solar.

Leia também: Energia solar no Brasil: como evitar o sombreamento dos módulos

Principais benefícios ambientais do sistema on grid

Como comentamos, a energia solar é produzida a partir do Sol, ou seja, é limpa e renovável, não gerando poluição. Mas existem outros benefícios que tornam o sistema on grid sustentável e ecológico. Veja quais:

  • Zero emissão de gases poluentes
  • Zero ruídos
  • Fonte infinita e inesgotável de energia
  • Não usa bateria de armazenamento, evitando poluição do ar e da água

Saiba mais: Utilização da energia solar: como garantir geração de energia limpa e sustentável

Conte com a Solen Energia

Para os integradores desenvolverem os seus projetos de instalação de energia solar com produtos de qualidade, tecnologia de ponta e máxima eficiência, garantindo zero emissão de barulho para os clientes, é importante contar com um parceiro confiável, sólido, experiente e com conhecimento.

Por isso, a Solen Energia é o parceiro ideal. Estamos sempre dispostos a colaborar e a viabilizar os projetos da nossa rede de integradores, valorizando nossos parceiros. 

Para te ajudar na implementação do sistema on grid, inclusive, temos equipamentos com condições especiais, dos principais fabricantes de módulos fotovoltaicos e inversores do mundo e com entrega rápida.

Entre em contato conosco agora mesmo e seja um integrador parceiro da Solen!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.