Blog

Quanto custa o sistema fotovoltaico off grid? Entenda se vale a pena
Tecnologia Fotovoltaica

Quanto custa o sistema fotovoltaico off grid? Entenda se vale a pena

O sistema fotovoltaico off grid é um dos tipos mais populares para geração de energia solar. Com isso, algumas dúvidas muito comuns são quanto custa esse tipo de equipamento e se o investimento vale a pena.

As pesquisas sobre produção de energia limpa e sustentável estão cada vez mais numerosas. Isso se deve ao fato de que todos os anos a aplicação nesse formato de tecnologia cresce um pouco mais.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e divulgado pela Absolar, até 2029 o número de módulos solares instalados será quatro vezes maior do que hoje.

Todo esse cenário garante um futuro bastante promissor não apenas para as companhias do setor, mas também para residências e empresas que aderem essas tendências inovadoras e ecológicas

Com isso, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o sistema fotovoltaico off grid e quais as melhores opções do mercado. 

Leia mais: Vale a pena investir no sistema de energia solar off grid? Entenda

Afinal, como funciona o sistema off grid?

Na prática, o equipamento off grid é constituído por peças recarregáveis e que não necessitam de uma rede de energia central para funcionarem.

Ou seja, os módulos captam a luz solar e geram a energia elétrica que, por sua vez, é armazenada na bateria. Desse modo, pode-se utilizar esse sistema em regiões mais afastadas, que não possuem abastecimento de potência elétrica.

Além dos painéis e baterias, o sistema fotovoltaico off grid também conta com controladores de carga e inversores, que atuam simultaneamente para a conversão da energia captada e manutenção da segurança do maquinário.

Quanto custa o sistema fotovoltaico off grid?

Mas, finalmente, quanto custa esse sistema? Para entendermos completamente esse quesito, precisamos compreender como são feitos os cálculos dos itens de energia solar.

Basicamente, o valor total deve levar em consideração uma série de fatores, dentre eles é possível citar o tamanho do espaço que receberá os módulos.

Ou seja, quantos maquinários possuem no local, para quais esse tipo de energia será direcionado e informações a respeito da capacidade energética.

Outrossim é observar a estrutura do equipamento adquirido, como a potência da bateria, dimensionamentos, portes, quantidade de módulos necessários e a utilização (por exemplo, haverá deslocamento?).

Você também pode se interessar: Sistema on grid ou off grid: qual sistema fotovoltaico é melhor para você?

Vale a pena utilizar o sistema off grid?

Apesar dos benefícios que oferece, como a possibilidade de funcionar em qualquer lugar e armazenar energia com eficiência, o sistema fotovoltaico off grid exige um investimento maior se comparado ao on grid.

Por isso, não é a melhor recomendação para casas, grandes centros comerciais, fábricas, indústrias, estádios e outros locais urbanos.

Além disso, por utilizar bateria, o número de dejetos descartados no meio ambiente é maior. Pauta que gera preocupação em todas as pessoas instigadas em contribuírem positivamente com a natureza.

Nesse sentido, a opção mais efetiva é adotar módulos on grid (ligados à rede), isso porque são mais sustentáveis (pois não possuem baterias) e têm custos mais baixos, o que garante um ótimo benefício.

A Solen Energia é uma das pioneiras do sistema on grid no Brasil e continua evoluindo. 

Contando com os melhores fabricantes do mercado, a Solen Energia oferece painéis com qualidade de ponta e inovadores.

Além disso, temos parcerias com os principais integradores do setor, fornecendo aos seus clientes uma combinação perfeita entre qualidade e tecnologia

Entre em contato agora mesmo e conheça as nossas soluções.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *