Blog

Sistema de energia solar off grid ou on grid para o agronegócio: qual o melhor?
Tudo sobre Energia Solar

Sistema de energia solar off grid ou on grid para o agronegócio: qual o melhor?

As empresas dos mais diversos portes e segmentos buscam sempre otimizar custos, principalmente em meio a crises. Com o agronegócio, não é diferente. E uma forma de economizar e ainda ser sustentável é por meio de fontes alternativas de energia. Mas muitos gestores se perguntam qual vale mais a pena: o sistema de energia solar off grid ou on grid?

Vale destacar que o segmento do agronegócio está em alta no Brasil. Em 2019, o PIB do setor registrou aumento de 1,3%, crescendo mais do que o conjunto da economia brasileira que cresceu 1,1%, segundo dados do IBGE.

Além disso, apesar da pandemia, essa atividade se manteve firme e forte, principalmente com bom desempenho das culturas de soja e arroz tanto para o mercado interno como externo. Neste cenário, o agronegócio foi único setor da economia com crescimento no 1º trimestre, revelou o estudo do IBGE. 

No entanto, mesmo com o segmento tendo resultados positivos, é preciso se precaver, com medidas de economia. A geração de energia por meio do sistema de energia solar off grid ou on grid é uma delas, pois garante um menor valor na tarifa de energia. Saiba mais a seguir!

Leia também: Como a energia solar é produzida

Importância do uso da energia solar no agronegócio

Aproximadamente existem 4,7 milhões de consumidores de energia elétrica em zonas rurais conectados à rede concessionária, segundo dados da Aneel.

Ao mesmo tempo, os investimentos em energia solar nas propriedades rurais já passam de R$ 1,7 bilhão no Brasil, de acordo com a Absolar. Além disso, eles já representam 11,7% da potência instalada na geração de energia solar no país.

Ou seja, ainda há uma grande possibilidade de crescimento do uso do sistema de energia solar off grid ou on grid nas empresas de agronegócio. Até porque tal investimento vai muito além de gerar a economia de até 95% na conta de energia e se proteger contra o aumento de tarifas. 

Assim, pode ser um diferencial competitivo e inclusive melhorar a imagem e a credibilidade da organização junto ao mercado, os consumidores e até os próprios trabalhadores pelo negócio se tornar mais sustentável.

Leitura recomendada: Energia solar para empresas: veja por que é um diferencial competitivo

Aplicações da energia solar no agronegócio

Quando pensamos na redução da conta de energia elétrica, normalmente, notamos o consumo na iluminação e em eletrodomésticos nas residências. No entanto, para as empresas do ramo agro, as aplicações são mais amplas e a energia solar pode ser usada para finalidades, como:

  • Bombeamento de água;
  • Irrigação;
  • Sistemas de armazenamento de produção;
  • Sistemas de refrigeração;
  • Cerca elétrica;
  • Fabricação de leite;
  • Avicultura e funcionamento de granjas;
  • Secadores de grãos
  • Entre outros.

Sistema de energia solar off grid x on grid: entenda

Após conhecer os principais benefícios e aplicações da energia solar, é importante definir qual o melhor sistema para as empresas do agronegócio. Em geral, as propriedades rurais têm grandes espaços, como telhados de armazéns, galpões e estufas, o que facilita a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Porém, qual a diferença entre o sistema de energia solar off grid e o on grid? E qual é o mais vantajoso? Vamos ver!

Produção de excedente de energia: diferentemente do sistema de energia solar off grid, o on grid é conectado à distribuidora. Com isso, o excesso de energia produzido é direcionado para a rede elétrica, o que gera créditos para a propriedade rural na próxima conta de energia.

Problemas no sistema de energia solar: outra vantagem do sistema on grid por ser ligado à rede elétrica é que, se houver defeito ou pane no equipamento, a empresa de agronegócio não fica sem eletricidade, já que a distribuidora fornece a energia necessária.

Investimentos: o modelo on grid tem menor custo de implementação em relação ao off grid e também possui um menor tempo para retorno do investimento, com média do ROI em cerca de 6 anos. Ou seja, conta com melhor custo-benefício.

Instalação em qualquer lugar: por não precisar ser conectado à rede da concessionária, o sistema de energia solar off grid pode ser instalado em propriedades rurais localizadas em regiões que não tenham acesso à eletricidade.

Baterias: o sistema off grid possui baterias para armazenar a energia solar produzida durante a exposição à luz solar e poder usá-la de noite ou em períodos de baixa luminosidade.

Questão ambiental: como não utiliza baterias, o equipamento on grid elimina os resíduos descartados na natureza, evitando a poluição do meio ambiente.

Leia também: Sistema on grid para empresas: 5 passos para escolher a melhor fornecedora

Mais vantagens da energia solar para o setor

Apesar dessas diferenças apresentadas acima, o sistema de energia solar off grid ou on grid conta com mais benefícios para as empresas do agronegócio.

Afinal, com a instalação, é possível conquistar autonomia energética, usando a energia solar gerada pelo sistema em diversas atividades empregadas pelo negócio.

Outro ponto positivo é que o processo de limpeza e manutenção de painéis solares é muito simples. Basta remover as sujeiras a cada seis meses.

Vale lembrar que a durabilidade do kit de energia solar é de pelo menos 25 anos, sendo que alguns fabricantes asseguram 90% da potência até o 12º ano e 80% entre o 13º e o 25º ano.

Financiamento de energia solar

Por fim, é importante destacar que as empresas de agronegócio podem se beneficiar de financiamentos especiais para a instalação de energia solar. Nestas linhas de crédito, as instituições financeiras concedem menores taxas de juros.

Além disso, recentemente, saiu outro incentivo para impulsionar o setor fotovoltaico. O governo federal lançou o Plano Safra 2020-2021, com previsão de destinar cerca de R$ 2 bilhões para projetos de inovação no segmento rural.

Conheça a Solen Energia

Empresa especializada em energia solar, a Solen Energia fornece os melhores equipamentos do mercado para ajudar as empresas do agronegócio a alcançarem redução na conta, proteção contra aumento de tarifas e maior eficiência energética.

Elaboramos projetos completos de energia solar, atuamos com equipamentos inovadores, de qualidade e dos principais fabricantes mundiais. Temos rápida entrega, compromisso com prazos e ainda contamos com uma rede de integradores parceiros para fazer a instalação na sua propriedade.

Ficou interessado em gerar a sua própria energia, economizar na conta e aumentar a credibilidade da sua empresa? Fale com nossos especialistas agora mesmo!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *