
3 riscos durante a instalação do sistema de energia solar
Contar com um sistema de energia solar fotovoltaico em casa ou no trabalho é uma grande vantagem. Afinal, o seu uso promete gerar uma grande economia na conta de energia.
Porém, muitas pessoas, quando começam a pesquisar sobre como funciona a aquisição e instalação de um sistema de energia solar, acham que se trata de um serviço técnico simples. Inclusive, cogitam instalá-lo por conta própria, mas não é bem assim que funciona.
A instalação do sistema fotovoltaico deve ser feita por um profissional capacitado. Até porque exige uma série de conhecimentos técnicos que garantem a segurança e a integridade física do instalador, do imóvel e dos usuários. Além disso, asseguram o correto funcionamento do sistema.
Mas, mesmo os instaladores, precisam tomar cuidados na hora de colocar o sistema de energia solar em funcionamento. Confira os 3 principais riscos que os integradores devem evitar durante a instalação!
1. Má escolha de equipamentos e componentes
Se encontrar ofertas de equipamentos e componentes com preço muito abaixo do praticado no mercado, desconfie.
O sistema de energia solar fotovoltaico é feito para ter uma longa vida útil, de mais de 25 anos. Então, equipamentos muito baratos podem ser de qualidade inferior e comprometer o desempenho e a durabilidade do sistema. Além disso, podem arriscar a segurança do patrimônio do cliente, seja um imóvel comercial ou residencial.
Por isso, evite dores de cabeça e busque fornecedores confiáveis e reconhecidos no mercado. O investimento pode ser um pouco maior, mas não será perdido.
Sem contar que, ao trabalhar com equipamentos de qualidade e empresas sólidas, o integrador conquista a confiança do consumidor, pode fidelizar o cliente e conseguir boas recomendações.
2. Falta de planejamento da instalação
A implementação do sistema de energia solar fotovoltaico consiste em várias etapas. O processo vai desde uma primeira visita técnica até a instalação de fato.
Essa visita é fundamental para o integrador analisar uma série de itens, como:
- Área disponível para a instalação do sistema;
- Pontos com maior incidência de sol e sombra;
- Necessidades do cliente.
Com tudo isso em mãos, o profissional vai montar o planejamento da instalação. Para tanto, deve escolher os materiais mais adequados para o imóvel e fazer o dimensionamento personalizado do sistema.
Além disso, o integrador também deve levar todo o equipamento de segurança para realizar o serviço de acordo com as exigências legais, garantindo a segurança de todos.
Todos esses procedimentos são realmente necessários. Até porque, caso a instalação seja mal planejada ou dimensionada, vai gerar prejuízos para o cliente. O que irá provocar a insatisfação com o serviço prestado, gerando perdas para a imagem do integrador perante o mercado.
3. Instalação incorreta
Obter a indicação de um integrador de confiança é muito importante para quem deseja ter um sistema de energia solar. Isso porque a instalação deve ser feita por um profissional especializado, que realmente entenda o que está fazendo.
Uma instalação incorreta e sem aterramentos, por exemplo, pode trazer sérios prejuízos financeiros e de segurança ao patrimônio. Afinal, devido ao mau funcionamento do sistema, corre-se o risco de choques elétricos ou até mesmo incêndios.
Conheça os produtos e serviços da Solen Energia
A Solen Energia é uma empresa sólida, que oferece produtos e serviços completos para a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências e empresas.
Com isso, é a parceira perfeita para os integradores sofrerem menos riscos na implementação dos sistemas, já que conta com equipamentos de qualidade, viabilizando os projetos com excelência.
Para facilitar a vida dos consumidores, a Solen também disponibiliza kits completos de energia solar para pessoa física e jurídica. Então, ao final do pedido, indicamos o integrador mais próximo a você.
Quer saber mais sobre os produtos e sistemas de energia solar fotovoltaica oferecidos pela Solen? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!