A energia solar em 2022 dará um salto no Brasil. Um dos motivos será mais um aumento da conta de luz, que será de 21%, por causa do rombo da crise hídrica, de acordo com previsões da Aneel.

Esse cenário já era previsto, uma vez que o aumento da conta de luz chegou a 25% em 2021 e deu um impulso na implantação de projetos de energia solar residencial.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a capacidade de geração de painéis instalados saiu de 4,7 gigawatts (GW) em janeiro de 2021 para 7,3 GW em novembro, ou seja, uma alta de 53%.

Para você ter uma idéia, essa potência equivale a mais da metade da capacidade de geração da usina hidrelétrica de Itaipu.

Tendências

Mas não só o aumento da conta de energia que impulsionará o crescimento da energia solar em 2022. A necessidade do uso de energias renováveis crescerá no próximo ano, no mundo todo, com o objetivo de baixar a emissão de gases poluentes e, assim, preservar o meio ambiente.

Dentro desse cenário, a energia solar fotovoltaica é a mais indicada, pois é totalmente limpa, renovável e traz o menor impacto ambiental.

Além disso, os equipamentos podem ser reciclados, o que ajuda muito no processo de sustentabilidade.

Energia solar empresarial

Com o aquecimento da economia, somado ao fato do aumento da conta de luz, a energia solar nas empresas crescerá muito em 2022.

Assim, além de economizarem-nas contas de energia, as empresas poderão ter mais equipamentos funcionando, entre outras vantagens para crescer e se manterem competitivas, ao mesmo tempo em que contribuem com o meio ambiente.

Outra vantagem é que pequenas e médias empresas também poderão ter acesso a energia solar, que traz excelente custo benefício.

Leia mais: Energia solar para empresas

Empregos

Um grande benefício que a energia solar traz é a geração de empregos. De acordo com a Absolar, o Brasil registrou de 2012 até setembro de 2021, a criação de cerca de 330 mil empregos.

Segundo a entidade, a energia fotovoltaica trouxe mais de R$ 57 bilhões em novos investimentos e R$ 15,1 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Portanto, a tendência é que esses números aumentem ainda mais em 2022.

Armazenamento

Em 2022, também podemos esperar muita inovação no segmento de energia solar, no mundo todo. Diante disso, podemos esperar por várias empresas especializadas em sistemas de armazenamento de energia solar, o que é um dos maiores desafios desse setor.

No Brasil, em função de várias regiões sem rede de distribuição de energia elétrica, essa tendência se fortalecerá muito, por meio da instalação de energia solar off grid.

Conte com um parceiro especializado

Para garantir a correta instalação de energia solar e a máxima eficiência da geração de energia, os integradores devem contar com os melhores equipamentos disponíveis no mercado e a Solen Energia pode ajudar.

Trabalhamos com produtos de alta tecnologia em módulos fotovoltaicos e inversores solares, dos principais fabricantes mundiais e com ótimo custo. Veja nossos diferenciais:

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador solar parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo!

Para falar via WhatsApp, basta clicar aqui.

Ou entre em contato pelo formulário abaixo: