Blog

Como reduzir consumo de energia: quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?
Tudo sobre Energia Solar

Como reduzir consumo de energia: quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

O apelo por medidas inovadoras e mais sustentáveis tem levado diversas pessoas a recorrerem aos módulos fotovoltaicos. Mas, afinal, vale a pena investir nesse recurso? Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Na prática, esse tipo de geração de energia tem ganhado um espaço significativo no mercado. De acordo com World Energy Outlook, a previsão é que a demanda de energia solar aumente 1,3% a cada ano até 2040.

Conforme dados de outro estudo, o New Energy Outlook, até 2050, 22% da geração de energia mundial será feita por meio da luz solar. Estima-se um investimento de US$ 13 trilhões nesse setor nas próximas três décadas.

Esses números demonstram o quanto o segmento é promissor e oferece possibilidades bastante vantajosas. Entretanto, ainda restam dúvidas se realmente vale a pena. 

Para te ajudar, separamos abaixo quais são as vantagens e desvantagens da energia solar. Confira.

Você pode se interessar também: Tire suas dúvidas sobre como economizar energia elétrica residencial

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

A geração de energia fotovoltaica é considerada uma das formas mais inovadoras do mercado. Entretanto, para compreendermos as reais efetividades desse recurso, precisamos entender quais são as vantagens e desvantagens da energia solar.

O principal benefício dos módulos, sem dúvidas, é a economia de energia e, consequentemente, dos custos. De modo geral, é possível reduzir em até 95% o consumo de eletricidade com essa tecnologia.

Nesse sentido, a energia solar não afeta o meio ambiente, isso porque consiste em um método limpo e sustentável

Com isso, pode-se minimizar os impactos na natureza, visto que as hidrelétricas (maiores geradoras de energia no Brasil) são um dos principais poluentes ambientais.

Apenas para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), as hidrelétricas emitem mais gases de efeito estufa do que as usinas de carvão e óleo.

Um recente artigo divulgado pela Springer Nature reforça essa ideia. Entretanto, o levantamento também alerta a respeito das condições das hidrelétricas para a geração de mais ou menos gases poluentes.

Outro benefício bastante relevante da energia solar é a possibilidade desse tipo de recurso ser instalado em qualquer lugar e atender diversas necessidades, desde uma residência até grandes indústrias. 

Entretanto, quando mensuramos quais são as vantagens e desvantagens da energia solar, não podemos deixar de pontuar o valor para aquisição como um ponto fraco do investimento.

Embora o preço para implementação dessa tecnologia seja considerável, nos últimos anos tem diminuido e melhores condições de financiamento

Veja mais: Quanto custa instalar energia solar em residências?

Além disso, muitas pessoas consideram o tamanho dos painéis solares um aspecto negativo, isso porque exige que o lugar para instalação seja apropriado e relativamente grande.

Mas, afinal, vale a pena contar com esse tipo de recurso? Se essa pergunta ainda ronda sua cabeça, a resposta é: SIM! Os módulos de energia solar possibilitam um retorno do investimento em até 6 anos após a implantação.

Conte com uma empresa especializada

Para adotar esse tipo de tecnologia no seu espaço, seja ele comercial ou residencial, é necessário mais do que entender quais são as vantagens e desvantagens da energia solar. Na prática, é fundamental buscar por uma empresa especializada e experiente no setor e a Solen Energia é ótima aliada.

Contando com os melhores fabricantes do mercado, a Solen Energia oferece equipamentos inovadores, eficientes e com tecnologia de ponta

Como também, possui parceria com integradores preparados para prestarem o melhor serviço aos nossos clientes.

Entre agora mesmo em contato e conheça todos os diferenciais da Solen.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *