Blog

Como escolher o modelo ideal de placas fotovoltaicas para cada projeto?
Tudo sobre Energia Solar

Como escolher o modelo ideal de placas fotovoltaicas para cada projeto?

A adesão de placas fotovoltaicas é uma tendência não apenas no Brasil, como também em todo o mundo. Globalmente, o investimento em energia limpa e sustentável tem alcançado patamares bastante positivos para a sociedade. 

Para se ter uma ideia, de acordo com o Renewable Energy Data Book, apenas em 2018, a capacidade de energia solar nos EUA aumentou 20,6%. Esse número representou cerca de 52,9% da eletricidade renovável do país no ano. 

Além do valor econômico que esse tipo de geração de energia oferece, adotar medidas como essas contribui também para redução dos impactos na natureza, como ocorre com as formas de produção energética tradicionais.

Entretanto, apesar do alcance dessa tecnologia, é fundamental reunir algumas informações antes de escolher as melhores placas fotovoltaicas para o seu projeto. Para te ajudar, elencamos os principais pontos abaixo, confira. 

Leia mais: Placas fotovoltaicas: tire suas dúvidas!

Estrutura das placas fotovoltaicas

Antes de entender as diretrizes para optar pelo modelo ideal de painéis solares, é importante compreender a estrutura desses equipamentos.

Na prática, as placas são os agentes principais dos maquinários fotovoltaicos. De modo geral, elas são responsáveis por absorver a luz solar e converter em energia elétrica

Esse aparelho é formado por diversos materiais, tais como: silício, moldura de alumínio, células fotovoltaicas, vidro adaptável, película encapsulante (EVA), caixa de junção e o fundo protetor (também conhecido como backsheet). 

A quantidade e potência das placas dependem diretamente do tipo de projeto, ou seja, das necessidades do espaço, seja ele uma residência pequena ou grande indústria. Por isso, o planejamento de um profissional é essencial. 

Como escolher o modelo ideal de placas fotovoltaicas para cada projeto?

Com tudo isso em mente, é hora de escolher o melhor modelo para o seu projeto. Para isso, é de suma importância considerar alguns aspectos, confira abaixo. 

Analise a tecnologia envolvida

O primeiro passo é analisar a tecnologia envolvida nas placas solares. Basicamente, é necessário entender a capacidade dos painéis e qualidade da estrutura.

Como também, cheque a extensão da captação de energia que o equipamento oferece e os graus de proteção contra chuvas, granizo e poeiras. 

Verifique a certificação

No Brasil, é fundamental examinar se as placas possuem dois tipos de certificações: Inmetro (território nacional) e IEC 61215 (padronização internacional).

Equipamentos que se adequam às duas normas estão em dia não apenas com as questões de qualidade, mas também de segurança dos painéis. Além disso, é possível evitar quaisquer tipos de acidentes causados por erros nos maquinários. 

Veja também: Como instalar placas fotovoltaicas: guia completo!

Pesquise sobre o fabricante

Outro cuidado essencial que deve ser adotado está diretamente relacionado com os fabricantes. A empresa possui um representante legal no país de atuação e se adequa às normas nacionais e internacionais citadas no tópico anterior?

Além disso, é importante pesquisar muito bem as marcas, processos de instalações, estruturas das placas e, principalmente, suas reputações no mercado

Entenda as garantias

Geralmente, a garantia dos painéis fotovoltaicos gira em torno de 25 anos. Por isso, esse período deve ser a sua média a ser analisada.

Nesse sentido, não é indicado aceitar equipamentos de fabricantes que oferecem garantias menores. 

Considere o tamanho das placas e o espaço disponível para instalação

Além dos cuidados com o próprio maquinário, é fundamental considerar as particularidades do projeto para escolher a melhor placa.

Nesse cenário, analise a estrutura e o espaço do local que a instalação será realizada. Com base nisso, considere a compra de painéis que se adequem ao espaço tanto em relação ao tamanho quanto ao peso.

Pondere os preços

Por fim, analise o custo-benefício das placas fotovoltaicas escolhidas. Não é recomendável adquirir apenas pelo preço baixo, pois esse tipo de medida pode gerar uma série de problemas, principalmente relacionados à qualidade do item.

Entretanto, é aconselhável comprar um produto que esteja de acordo com as diretrizes anteriores e possua um valor atrativo.

Por que contar com a Solen Energia?

A Solen Energia oferece placas fotovoltaicas dos principais fabricantes do mercado, fornecendo a qualidade e garantia que você precisa.

Além disso, a Solen Energia conecta o seu projeto a integradores preparados e capacitados para realizarem a instalação dos painéis.

Entre agora mesmo em contato e converse com um de nossos consultores. 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *