Blog

5 cuidados ao realizar a manutenção de energia solar em residências
Energia Solar Residencial

5 cuidados ao realizar a manutenção de energia solar em residências

A instalação dos painéis fotovoltaicos estão cada vez mais comuns no Brasil. No entanto, o equipamento necessita de manutenção de energia solar para viabilizar o seu devido funcionamento.

De modo geral, a adoção de energia limpa e renovável fornece uma série de benefícios, como a redução de despesas

Para se ter uma ideia, a maior motivação para a adoção da energia solar no último ano foi a minimização de custos com eletricidade (92%), de acordo com o Greener

Além disso, esse tipo de energia oferece sustentabilidade, visto que não prejudica o meio ambiente. 

Por que fazer a manutenção de energia solar?

O primeiro motivo para realizar a manutenção de energia solar é o funcionamento das placas. Na prática, painéis sujos perdem 30% da capacidade para captação da luz solar, o que resulta em diminuição da eficiência energética.

Como também, a ausência de manutenção de energia solar diminui a vida útil dos equipamentos, o que pode ocasionar problemas e, até mesmo, avarias. 

Da mesma forma, a falta de vistoria e limpeza pode resultar em perdas de recursos financeiros ou prejudicar o retorno previsto com o investimento nas placas solares.

Portanto, sempre mantenha o calendário de manutenção preventiva, preditiva e, se necessário, corretiva em dia. 

5 principais cuidados ao realizar a manutenção nos painéis solares residenciais

O processo de manutenção dos painéis solares é bem simples. Basicamente, é pautado pela limpeza e verificação das condições dos equipamentos.

Entretanto, apesar de não ser complexo, é fundamental adotar uma série de cuidados, que garantam a correta execução desses processos. Confira abaixo os principais. 

1 – Não ande sobre as placas

Um erro muito comum dos donos ao limparem as placas é andar sobre elas. Ainda que sejam bastante resistentes, o peso pode prejudicar o desempenho dos módulos e, inclusive, danificar a estrutura.

Nesse sentido, não é necessário desligar as placas para higienizá-las e esse processo deve ser feito semestralmente em lugares mais secos, como grandes cidades, onde o nível de poluição é maior. 

2 – Não utilize jatos de alta pressão

Outra falha que pode comprometer consideravelmente a eficiência dos painéis é a utilização dos jatos de alta pressão na manutenção de energia solar

O correto é limpar os painéis apenas com água e, se necessário, com a ajuda de um sabão neutro e pano de algodão ou escova macia. 

3 – Cuidado com o tipo de produto usado

Produtos grossos ou abrasivos podem riscar as placas ou afetar a conservação dos módulos com o tempo. 

Por isso, elimine da sua lista alguns itens fortes e com a presença de alvejantes, objetos cortantes, ácidos ou outros recursos semelhantes. 

4 – Fique atento ao estado de conservação dos equipamentos 

Além da limpeza, é fundamental que, durante a manutenção de energia solar, você verifique outros aspectos dos equipamentos. 

Não são apenas as placas que garantem a geração de energia. Na verdade, há um trabalho em grupo de todo conjunto de maquinários que envolve o funcionamento dos painéis.

Por isso, é essencial analisar o estado dos:

  • Inversores;
  • Vedantes;
  • Ligações elétricas;
  • Cabos;
  • Baterias.

5 – Saiba quando chamar um especialista

Por fim, é essencial que o proprietário entenda o momento certo de chamar um especialista para realizar a devida manutenção de energia solar.

Até processos mais simples, como a própria higienização, dependendo do caso, necessita do auxílio de um técnico, principalmente se os painéis foram instalados em locais de difícil acesso ou precisam de algum tipo de atenção especial.

Contar com profissionais qualificados não apenas garante a correta vistoria, como também permite aumento da vida útil das placas solares e, ainda, maximiza a eficiência energética dos equipamentos.

Conheça a Solen Energia 

A Solen Energia conta com as melhores marcas do mercado e especialistas na área, prontos para atenderem às suas necessidades. 

Além disso, a empresa oferece kits solares inovadores, padronizados de acordo com as precisões da sua residência

Entre agora mesmo em contato e converse com um de nossos consultores. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *