Blog

5 dicas de como fazer a manutenção de energia solar de forma correta
Tudo sobre Energia Solar

5 dicas de como fazer a manutenção de energia solar de forma correta

A manutenção de energia solar está diretamente ligada à eficiência das placas solares e todos os integradores já sabem disso. Por esta razão, é imprescindível ficar atento para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos que compõem o sistema.

Como, geralmente, os sistemas de energia solar são instalados em telhados, muitas vezes, há o acúmulo de sujeira ou até mesmo poluição, que acaba prejudicando o desempenho dos módulos.

A manutenção de energia solar contribui para manter a durabilidade dos equipamentos, pois evita a deterioração precoce dos dispositivos e ajuda na estabilização da capacidade produtiva.

Manutenção de energia solar: cuidados prévios

A preocupação com a manutenção da energia solar deve ficar clara antes da instalação do sistema.

O profissional responsável pelo trabalho precisa ter em mente alguns detalhes como o local de instalação.

A posição de inclinação permite que o escoamento da água da chuva já aja como um agente de limpeza natural.

Outro ponto a ser observado é que o sistema deve ser instalado longe de árvores. São dois os motivos principais: o primeiro é evitar o sombreamento e o segundo o possível acúmulo de galhos e folhas sobre os painéis.

Tipos de manutenção de energia solar

Antes de ver quais são as dicas de como fazer a manutenção de energia solar de forma correta, é preciso conhecer quais são os tipos:

Manutenção Preventiva: o mais simples dos modelos. Prevê que os painéis solares devem estar sempre limpos para manter a eficiência do sistema.

Manutenção Preditiva: é aquela na qual há inspeções visuais periódicas para avaliar se há possíveis arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra. Neste caso, também existe um acompanhamento para saber se o sistema está funcionando normalmente.

Manutenção Corretiva: caso seja constatada alguma anormalidade ou baixo rendimento do sistema, é recomendado que o profissional realize o diagnóstico do problema e busque soluções para que a produção de energia solar volte ao esperado.

5 dicas de como fazer a manutenção de energia solar

Para solucionar as dúvidas de integradores e de pessoas que querem fazer a limpeza e manutenção de energia solar há 5 dicas fundamentais:

Limpeza manual: a manutenção de energia solar não requer o uso de equipamentos sofisticados. Basta uma vassoura e água para realizar o trabalho. A dica fundamental é que o sistema precisa estar totalmente desligado e de preferência que seja em um dia de temperatura amena.

Periodicidade: é recomendável que a limpeza seja realizada de 6 em 6 meses. No entanto, em locais com grandes índices de poluição e poucas chuvas, este tempo cai para cada 4 meses.

Produtos: por questão de segurança, não é indicado o uso de produtos químicos, abrasivos ou objetos cortantes para evitar danos à superfície das placas fotovoltaicas.

Posição: não se deve apoiar, nem empregar força sobre os painéis. A limpeza deve acontecer de forma suave.

Profissionais especializados: a realização da manutenção de energia solar é simples, mas deve ser feita por um profissional capacitado e treinado para esta atividade.

Conheça Solen Energia

Criada para fortalecer o mercado de energia solar fotovoltaica brasileiro, a Solen Energia oferece produtos de qualidade e com procedência garantida.

A equipe da Solen Energia é composta por profissionais que atuam desde a elaboração do projeto até a indicação de integradores capacitados para a execução das obras.

Se você busca entender como fazer a manutenção de energia solar e quer esclarecer suas dúvidas, entre em contato conosco e saiba mais.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *