Blog

Quais os custos da manutenção de energia solar? Entenda tudo!
Energia Solar Residencial

Quais os custos da manutenção de energia solar? Entenda tudo!

O sistema fotovoltaico de energia solar é uma solução cada vez mais procurada por residências, empresas, comércios e propriedades rurais para gerar economia e maior sustentabilidade. Mas não basta só instalar os equipamentos e aproveitar os benefícios. É preciso também realizar a manutenção de energia solar.

No entanto, muitos clientes não fazem ideia da importância desse serviço para garantir a eficiência e a qualidade do kit de energia solar e nem como funcionam os processos. 

Por isso, pode ocorrer de o consumidor esquecer o período correto para manutenção ou acabar adiando a realização da mesma por imaginar que seja um custo alto.

Para desmistificar essa impressão, detalhar os principais tipos de manutenção de energia solar e os procedimentos adequados, preparamos este conteúdo. Confira mais a seguir!

Importância da manutenção do sistema de energia solar

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil possui 255 mil sistemas solares on grid, que produzem energia para 319 mil unidades consumidoras. Logo, o setor está em franca expansão, já que é possível economizar até 95% no valor da conta de energia e obter o retorno do investimento em média em seis anos.

Então, os donos de imóveis que contam com a energia solar precisam proteger o sistema, garantindo a limpeza e o bom funcionamento da estrutura. Nesse sentido, os serviços de manutenção se fazem fundamentais. 

Até porque a sujeira retida no equipamento pode prejudicar sua eficiência em cerca de 20%, por exemplo. Ou seja, ao promover a periodicidade apropriada no serviço, é possível colher alguns benefícios como:

  • Manter a performance do sistema;
  • Evitar a deterioração precoce dos equipamentos;
  • Prolongar a vida útil dos equipamentos;
  • Reduzir os custos com eventuais reparos ou reposição de peças;
  • Aumentar o aproveitamento da energia solar.

Periodicidade da manutenção

Depois de conhecer as vantagens de manter os equipamentos em dia, vamos ao primeiro ponto importante: o intervalo de tempo para realizar os serviços. Em geral, o processo mais básico que é a limpeza dos módulos que deve ocorrer a cada 6 meses.

Entretanto, caso o imóvel esteja em lugares com pouca incidência de chuva, poluição ou muita poeira, é recomendado encurtar a periodicidade para 4 meses. Nada melhor também do que observar o estado de conservação dos módulos. Ao identificar sujeira excessiva, é hora de limpeza.

Outros fatores que podem influenciar nesse serviço de limpeza são a presença de insetos e pássaros, que podem deixar dejetos no sistema fotovoltaico. Assim como, a presença de muitas árvores pode provocar a queda de folhas no sistema. 

Além disso, a própria chuva pode ajudar nesta questão. Com a inclinação de aproximadamente 10 graus dos módulos, a água da chuva pode realizar a chamada autolimpeza.

Leia também: Instalação de energia solar em residência: tudo o que você precisa saber

Principais tipos de manutenção de energia solar

Como vimos, a primeira etapa da manutenção é a limpeza dos módulos. Os consumidores também devem verificar possíveis arranhões e rachaduras nos equipamentos. Mas, além dessas ações, tem outras atividades que demandam a atenção de profissionais especializados.

Vamos ver os três tipos mais comuns de manutenção (preventiva, preditiva e corretiva) e quando chamar uma empresa especializada.

Preventiva

Trata-se de garantir a limpeza adequada dos equipamentos. Para isso, é importante se atentar à periodicidade como falamos acima. É fundamental também garantir a segurança na hora do serviço deixando o sistema completamente desligado e realizando preferencialmente em dias sem chuva.

Quanto aos produtos usados, é aconselhado aplicar apenas água e um pano limpo ou uma esponja com cerdas macias. Não deve ser utilizado nenhum produto químico, abrasivo, itens perfurocortantes e nem jatos pressurizados.

Por último, quem for fazer a limpeza não deve se apoiar e nem colocar força sobre os módulos. É preciso realizar de preferência do chão com um acessório de longo alcance e de modo suave.

Leia também: 5 cuidados ao realizar a manutenção de energia solar em residências

Preditiva

A manutenção de energia solar preditiva consiste em atividades de observação, inspeção e monitoramento. A análise visual periódica do módulo, por exemplo, ajuda a identificar manchas, arranhões e indícios de quebra.

Já o acompanhamento frequente dos índices de desempenho do sistema mostra se o kit de energia solar está funcionando corretamente, mesmo ao considerar a variação do pico de potência para as condições normais ou com chuva.

Saiba mais: Como funciona a geração de energia solar em dias nublados?

Corretiva

O serviço de correção vem em último caso. Isto é, se depois da limpeza, o rendimento do sistema fotovoltaico estiver abaixo, é indicado procurar uma assistência técnica especializada. Assim, é possível realizar um diagnóstico completo e o reparo do equipamento com problema.

Vale destacar que o consumidor não deve em nenhum momento subir no telhado para fazer a manutenção por conta própria. 

O que a empresa especializada pode fazer na manutenção corretiva?

Portanto, quando o consumidor verificar possíveis problemas e avarias, deve-se acionar uma empresa especializada. Confira o que a assistência pode fazer por você:

  • Analisar as proteções elétricas e, se necessário, trocar o equipamento;
  • Avaliar o estado do inversor e as informações mostradas para verificação de alarmes e eventuais falhas;
  • Limpar o inversor e retirar sujidades (poeiras, flores ou outros detritos) que reduzam a potência e causem refrigeração insuficiente;
  • Verificar se os dados enviados pelo inversor são corretos e coincidem com o mostrado no display;
  • Fazer a troca ou substituição de módulos riscados ou com ranhuras que prejudicam a captação solar;
  • Limpar as aletas de ventilação do inversor;
  • Entre outros.

Quais os custos envolvidos?

Fica claro que, ao manter as ações de limpeza e inspeção periódicas, os custos com a manutenção de energia solar são muito baixos e praticamente nulos, já que os serviços são eventuais e simples de serem realizados.

Mas, no geral, considerando potenciais danos ao longo dos anos de uso, é possível estimar o custo envolvido nos processos em cerca de 0,5% do investimento inicial. Ou seja, rapidamente é possível obter o retorno.

Leia também: Energia solar: 7 tendências inovadoras no mercado

Conheça a Solen Energia

Para ter os equipamentos de maior qualidade e máxima eficiência na sua residência, conte com o apoio da Solen Energia.

Desenvolvemos projetos personalizados de acordo com as suas necessidades e entregamos as melhores soluções de energia solar, com sistemas dos principais fabricantes mundiais, entregas dentro do prazo e indicação de integradores parceiros para fazer a instalação

Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *