Blog

Kit energia solar: como monitorar o consumo de energia
Economia de Energia

Kit energia solar: como monitorar o consumo de energia

O kit energia solar refere-se ao conjunto de equipamentos, acessórios e dispositivos capazes de captar os raios do sol e transformá-los em eletricidade para residências, comércios e indústrias. 

Hoje em dia, é cada vez mais urgente pensar em alternativas de consumo energético para promover o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais.

Mas, além disso, os integradores devem orientar os consumidores para ficarem atentos às questões que envolvem o monitoramento e o uso da energia solar. Assim, é possível avaliar a eficiência dos módulos fotovoltaicos e garantir o funcionamento correto da produção.

Por esse motivo, o kit energia solar conta com sistemas de monitoramento exclusivos para as instalações fotovoltaicas, com equipamentos eletrônicos de comunicação, que enviam informações precisas sobre o consumo de eletricidade.

Dessa forma, os integradores e/ou consumidores podem verificar dados em tempo real, reduzir gastos e conferir informações imprecisas, bem como avaliar o ROI (Retorno sobre Investimento).

Leia também: Qual é o custo-benefício e o tempo de retorno do investimento em energia solar fotovoltaica?

No artigo de hoje, saiba mais sobre como monitorar o consumo de energia com o kit energia solar.

Como funciona o monitoramento da energia solar?

O monitoramento do consumo de energia solar é uma tecnologia, que mede a quantidade de eletricidade usada, sendo possível quantificar a eficiência dos módulos fotovoltaicos, bem como a média de consumo no local.

Durante a instalação do kit energia solar, os consumidores podem contar com o apoio dos integradores no processo de implementação e entendimento do monitoramento. Dessa forma, é possível ter dados relevantes a respeito da economia de eletricidade.

Em geral, os dispositivos de monitoramento são integrados a uma plataforma online, em que pode-se acessar as seguintes informações:

  • Economia em reais;
  • Quantidade de energia produzida;
  • Dados ecológicos (árvores salvas, CO2 não emitido etc.);
  • Entre outros.

Ou seja, é possível entender quais impactos são causados (e recebidos) por meio desse consumo. Desse modo, os consumidores podem adequar sua rotina para diminuir os gastos e monitorar estrategicamente o desempenho dos sistemas fotovoltaicos.

Normalmente, os dados de monitoramento são enviados em uma base de dados web ou aplicativo de celular. O responsável por coletar essas informações é o inversor fotovoltaico, que transmite todos os conteúdos pelo Wi-Fi, em tempo real, ao servidor do fabricante e aos softwares de monitoramento.

Leia também: Energia solar: 7 tendências inovadoras no mercado

Como estimar o retorno do investimento

Além desses pontos, ao levar em consideração que todos os dados obtidos por meio do inversor são fidedignos, com registro observável no equipamento, é possível saber a quantidade correta de energia gerada no ano.

Toda essa quantidade de kWh pode ser avaliada na quantidade de dinheiro poupado na sua conta de eletricidade da concessionária, o que caracteriza o ROI.

Por esse motivo, é fundamental escolher o kit energia solar adequado para as residências e/ou empresas, já que o retorno do investimento é bastante significativo em termos financeiros, além de ser uma maneira de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

E, para ajudar os clientes em todo o processo de escolha dos equipamentos fotovoltaicos e aplicação do monitoramento de consumo, os integradores são essenciais. 

Afinal, os profissionais são os responsáveis pelo dimensionamento do projeto, instalação da energia solar, garantia da eficiência do sistema e da geração de energia.

Leia também: Energia solar fotovoltaica: 6 dicas para definição dos fornecedores

Solen Energia: qualidade em kit energia solar

A Solen Energia oferece o que há de melhor em kit energia solar, com ótima durabilidade, alta eficiência, resistência a intempéries e tecnologia de primeira linha.

Atuamos com soluções completas em sistemas fotovoltaicos, tendo parceria com as principais fabricantes do mundo. 

Além disso, oferecemos suporte integral aos integradores parceiros, com soluções com ótimo custo-benefício e indicação dos parceiros para a realização de instalações em residências, empresas e propriedades rurais.

Quer ser um integrador parceiro? Entre em contato e tire suas dúvidas.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.