Blog

Kit de energia solar: qual o futuro dos módulos de energia solar?
Integrador de Energia Solar Tudo sobre Energia Solar

Kit de energia solar: qual o futuro dos módulos de energia solar?

As tecnologias estão em constante evolução e, com o kit de energia solar, não é diferente. As inovações chegam ao setor para gerar energia com maior eficiência. Por isso, os integradores não podem ficar de fora e precisam estar sempre acompanhando as novidades nos módulos e demais componentes do sistema.

Afinal, não basta se capacitar na instalação do kit de energia solar. É necessário também garantir a qualificação e o aprimoramento contínuos.

Logo, os profissionais responsáveis pela instalação de energia solar precisam conhecer os equipamentos inovadores para fornecer aos consumidores o que há de melhor no mercado. Com isso, é possível produzir mais energia, ter sistemas com maior vida útil e garantir a satisfação dos clientes

Como consequência, os clientes podem se tornar promotores da marca da integradora e indicá-la para amigos, familiares e conhecidos. Vale destacar que o marketing boca a boca ainda traz bastante resultado.

Segundo estudo da Nielsen, 92% dos consumidores no mundo dizem confiar totalmente na indicação de um amigo ou familiar.

Leia também: Como captar clientes para sua integradora de energia solar fotovoltaica

Importância da tecnologia no kit de energia solar

Além dos impactos positivos para os clientes e para a marca da empresa, os integradores devem entender a fundo quais tecnologias fotovoltaicas estão sendo desenvolvidas e quais os benefícios que elas trazem.

Até porque os pesquisadores ao redor do mundo não param de estudar e buscar formas de ganhar mais eficiência na produção de energia solar. Isso garante sempre novos sistemas fotovoltaicos que podem ser usados nos projetos.

Mas nem sempre um novo equipamento será a melhor solução para determinado projeto. É aqui que entra a função do profissional para analisar as necessidades de uma residência, comércio ou empresa, dimensionar o projeto e trazer o kit de energia solar com o melhor custo-benefício e que vai gerar resultados efetivos.

Saiba mais: Integrador de energia solar: veja as oportunidades para a profissão no futuro

Quais as principais novidades em equipamentos de energia solar?

Antes de entrar nas inovações e tecnologias que podem ser adotadas nos projetos, é fundamental lembrar a composição do kit de energia solar. Ele contém os equipamentos e materiais necessários para a instalação do sistema, como:

  • Módulos fotovoltaicos (painéis solares);
  • Inversor solar;
  • Cabos e estruturas de fixação;
  • String box;
  • Entre outros.

Com isso em vista, fica mais fácil falar sobre as novidades que estão focadas principalmente nos módulos. Vamos às principais:

Módulos de dupla face

Hoje em dia, a maioria dos módulos só captura e converte a luz no lado voltado para o céu. Mas agora já existem células de dupla face que permitem capturar a luz solar na outra parte, a partir da reflexão no solo, o que aumenta o potencial de geração de eletricidade.

Com isso, já é possível inclusive posicionar os módulos verticalmente ou horizontalmente nas instalações nos telhados e no solo. No entanto, ainda não se tem certeza sobre o quanto de eletricidade seria gerada a mais ou economizada.

Um estudo desenvolvido por dois físicos da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, a partir de uma fórmula termodinâmica, revela que, em média, as células bifaciais desses módulos geram 15% a 20% mais luz solar do que as monofaciais.

Essa análise leva em consideração terrenos e ambientes diferentes, como grama, areia, concreto e sujeira.

Leia também: Energia solar: 7 tendências inovadoras no mercado

Módulos que seguem o Sol

Outra novidade diz respeito aos módulos de dupla face que podem se mover para seguir o Sol, conforme estudo publicado pelos cientistas na revista Joule. Este conceito é uma evolução do apresentado anteriormente. 

Então, além de captar a luz dos dois lados, um GPS permite que os módulos se inclinem de leste a oeste para ficarem apontados no ângulo ideal para receber os raios de Sol.

Esses modelos unindo as duas tecnologias ainda não estão amplamente disponíveis para uso comercial. Porém, a tendência será de crescimento na utilização ao se observar os benefícios.

Segundo os autores do estudo encabeçado por Carlos Rodríguez-Gallegos, pesquisador do instituto de Pesquisa em Energia Solar de Cingapura, esses módulos de rastreamento solar dos dois lados produzem em média 35% mais energia e são 16% mais econômicos. 

Leia mais: Tipos de células fotovoltaicas: quais as novas tecnologias no setor?

Módulos esféricos de silício

Por fim, mais uma tecnologia pode ser introduzida no kit de energia solar, gerando resultados surpreendentes. Trata-se dos módulos solares esféricos de silício.

O objetivo dos pesquisadores da Universidade Rey Abdullah da Ciência e Tecnologia, na Arábia Saudita, é contar com uma arquitetura esférica para aumentar o campo de incidência do Sol, capturando a luz de várias direções.

Em testes realizados com uma lâmpada simulando a luz solar dentro de um ambiente controlado, a potência aumentou entre 15% e 100%, em relação à potência do painel tradicional com a mesma área de superfície.

Com o sucesso, os cientistas acreditam que o novo design vai funcionar de forma eficiente em testes nos locais de instalação.

Conte com a Solen Energia

Se você é integrador e quer atuar com as melhores soluções de kit de energia solar, conheça a atuação da Solen Energia.

Temos os equipamentos mais modernos e de alta tecnologia dos principais fabricantes mundiais, garantindo máxima qualidade e eficiência na geração de energia solar.

Além disso, garantimos os melhores preços para os integradores parceiros, temos rápida entrega e compromisso com prazos, assim como recomendamos os profissionais parceiros para fazer a instalação de projetos fotovoltaicos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *