Blog

Energia solar fotovoltaica: como funciona o inversor grid tie
Tecnologia Fotovoltaica Tudo sobre Energia Solar

Energia solar fotovoltaica: como funciona o inversor grid tie

O inversor grid tie é um dos equipamentos mais importantes para quem quer contar com o sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência ou empresa. Por isso, é fundamental entender como funciona o equipamento, qual sua participação no processo de geração de energia e sua durabilidade.

Mas, antes de falarmos sobre o inversor grid tie, vale lembrar que a energia solar fotovoltaica on grid é produzida por meio da conversão da luz solar em eletricidade. A reação química ocorre quando a luz do sol incide sobre as células fotovoltaicas instaladas em painéis nos telhados.

Logo, além dos inversores, são muitos equipamentos envolvidos no sistema fotovoltaico. Assim, o kit de energia solar necessita de cabeamentos, suportes, módulos fotovoltaicos, inversor, conectores, sistemas de fixação, string box, entre outros.

Papel do inversor grid tie no sistema de energia solar

Basicamente, o inversor grid tie torna o sistema fotovoltaico capaz de proporcionar energia para alimentar todos os utensílios elétricos.

Trata-se de um inversor solar com a função de transformar a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos – corrente contínua (CC) – em energia elétrica na forma convencional que é utilizada nas residências e empresas. Ou seja, corrente alternada (CA) 110/220V.

Sua principal característica é a interligação com a rede da concessionária (distribuidora de energia), de modo a sincronizar sua frequência e tensão de saída.

Mas não é só isso. Outra função do equipamento está ligada à segurança. O inversor grid tie percebe quando a rede elétrica da distribuidora está sem energia e isola o sistema fotovoltaico da rede.

Dessa forma, o inversor grid tie é um inversor inteligente, pois transforma e sincroniza a energia fornecida pelo painel de energia solar.

Como funciona o inversor grid tie?

Como mencionado, o equipamento capta a energia dos painéis solares em corrente contínua e converte para corrente alternada.

Além disso, usa um oscilador para sincronizar sua frequência com a da rede elétrica da distribuidora. Assim, é possível limitar a voltagem para que ela não fique nem acima nem abaixo da rede.

O inversor grid tie também é projetado para se desligar rapidamente caso a rede caia ou falte luz. Ele é desconectado para evitar que a energia do sistema fotovoltaico chegue até a rede da distribuidora e cause um acidente em que estiver trabalhando naquele momento.

Leia também: Saiba como economizar energia elétrica residencial

Principais benefícios do inversor grid tie

Com todas as suas funcionalidades, fica claro que o inversor grid tie é responsável por muito mais do que apenas converte a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em energia elétrica para ser distribuída na residência, empresa ou propriedade rural.

Assim, o equipamento tem como principais vantagens:

  • Alimentação contínua dos equipamentos elétricos e da iluminação do local;
  • Garantia de estabilidade da energia gerada;
  • Proteção da unidade consumidora de energia;
  • Minimização do risco de curto-circuito;
  • Evita o risco de acidentes em trabalhadores na rede da distribuidora;
  • Entre outros.

Leia também: Quais os custos da manutenção de energia solar? Entenda tudo!

Conheça os tipos de inversor grid tie

Apesar de ser instalado em todos os sistemas fotovoltaicos on grid, o inversor grid tie ainda pode ser dividido em três tipos diferentes. Veja quais são eles:

Central: trata-se de modelos de grande porte, usados em usinas solares ou projetos fotovoltaicos com centenas ou até milhares de módulos fotovoltaicos. Normalmente, os equipamentos com potência superior a 100 kW são considerados inversores centrais.

String: os modelos de string têm potência menor e capacidade para trabalhar com no máximo algumas dezenas de módulos fotovoltaicos. Por isso, são mais empregados em instalações de pequeno porte, como residenciais.

Micro inversor: estes equipamentos possuem potência reduzida, sendo que a maioria deles se conectam somente a um módulo fotovoltaico. Sua potência chega a ser menor do que 300 W. Porém, apesar do pequeno porte, o modelo deve ter todas as características dos demais inversores.

Mesmo com essas diferenças de potências e aplicações, os micro inversores podem ser utilizados em grandes usinas solares. No entanto, este tipo de equipamento será empregado milhares de vezes, ao contrário de um grande e único inversor central. 

Inclusive, os fabricantes consideram que sua eficiência pode ser maior, já que cada micro inversor aproveita o máximo de potência e rendimento do módulo fotovoltaico em que está conectado.

Leia mais: Saiba tudo sobre energia solar on grid para residências

Importância da qualidade do inversor

O inversor grid tie deve cumprir com todos os requisitos de qualidade e eficiência para ser usado pelos integradores nos projetos fotovoltaicos em residências, empresas e demais propriedades. 

Mas, além disso, o equipamento precisa estar homologado no Brasil e contar com o selo do Inmetro. Assim, é possível ter a certeza de que o inversor em questão passou por todos os testes necessários e está apto a funcionar.

Vale destacar que as distribuidoras exigem o registro do Inmetro quando fazem a vistoria do projeto do sistema solar on grid. E, se o equipamento não tiver o selo, infelizmente, ele não será aceito e a aprovação não será feita.

Quer saber como encontrar os modelos homologados pelo Inmetro? Acesse o site do instituto na parte dos componentes destinados para os sistemas fotovoltaicos e confira todos os equipamentos que são reconhecidos. A validade do registro é de um ano e deve ser renovada pelo fabricante ao fim desse período.

Leia também: Conheça os principais benefícios do sistema on grid de energia solar

Onde instalar o inversor grid tie?

Não existe uma regra fixa para o local de instalação do inversor grid tie. Ele pode ficar em uma garagem, sótão ou porão, e até mesmo em um arranjo externo à casa ou à empresa desde que protegido. 

Apesar dessa liberdade para instalação, a localização do equipamento deve cumprir com alguns requisitos, como por exemplo:

  • Fácil acesso para manutenção;
  • Longe do alcance de crianças e pessoas que não saibam os riscos da eletricidade;
  • Maior proximidade do quadro geral de distribuição da residência;
  • Ter espaço suficiente para não acumular muito calor;
  • Ficar afastado de tomadas de água;
  • Instalação organizada e limpa, sem cabos pendurados e outros improvisos;
  • Usar fixação adequada para os quadros elétricos e eletrodutos para os cabos.

Leia também: Sistema on grid: o que é e como funciona a string box?

Como implementar o sistema de energia solar?

Com diversos benefícios como economizar energia elétrica e promover maior sustentabilidade, a energia solar desponta como uma das alternativas para a geração de energia no futuro.

A Solen Energia é especializada em fornecer todos os equipamentos para projetos de energia solar fotovoltaica para residências e empresas, incluindo o inversor grid tie.

Com ampla experiência no mercado, a empresa oferece produtos de alta qualidade com até 25 anos de garantia de uso.

Além disso, a Solen Energia tem as melhores condições para quem busca um bom custo-benefício para instalar o sistema.

Entre em contato agora mesmo conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar soluções de energia solar fotovoltaica!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.