Blog

Inversor grid tie: como escolher o melhor do mercado?
Instalação de Energia Solar

Inversor grid tie: como escolher o melhor do mercado?

O inversor grid tie é fundamental para promover a geração da energia solar nas residências, empresas e propriedades rurais. Mas, para obter os melhores resultados no funcionamento, os integradores precisam definir qual o melhor modelo para instalar nos projetos fotovoltaicos.

Vale lembrar que o mercado mundial de inversores fotovoltaicos seguirá em crescimento com uma taxa de aumento anual de 13% até 2023, segundo estudo da GlobalData.

Por isso, neste conteúdo, vamos detalhar a atuação do inversor grid tie na produção de energia solar e dar dicas para o integrador analisar a opção ideal de equipamento de acordo com cada projeto para atender às necessidades dos consumidores.

Leia também: Integrador de energia solar: veja as oportunidades para a profissão no futuro

Como funciona o inversor grid tie

O Brasil já superou as 300 mil conexões de geração distribuída solar fotovoltaica, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. E, nos kits de energia solar, são necessários diversos equipamentos, como os módulos (ou painéis fotovoltaicos), inversores, cabeamentos, string box, armação e outros.

Então, vamos entender o papel do inversor grid tie neste contexto. 

O aparelho é responsável por transformar a corrente contínua gerada pelas placas solares em corrente alternada. Assim, após essa conversão, é possível usar a corrente para alimentar o sistema de iluminação e os equipamentos utilizados no imóvel ou empresa.

Portanto, fica claro que, sem o inversor, não é possível utilizar a energia solar gerada e nem usufruir de todos os benefícios, como a economia de até 95% no valor da conta de energia elétrica.

Outro aspecto essencial a considerar no inversor solar é a segurança proporcionada ao sistema fotovoltaico, já que o aparelho possui dispositivos internos de proteção contra oscilações de redes.

Saiba mais: Energia solar para pequenas empresas: qual o tempo para começar a funcionar?

Quais os tipos de inversores?

Com o conhecimento da função do inversor, é importante saber as diferenças entre os 3 principais tipos de equipamentos, como por exemplo, o inversor grid tie ou on grid, o inversor off grid ou autônomo e o inversor híbrido.

1. Inversor grid tie

Esse tipo de inversor também é chamado de interativo ou on grid e, como falamos no início, atua na conversão da corrente para gerar energia elétrica para qualquer aparelho ligado à rede elétrica.

Por isso, este equipamento é especificamente para o sistema fotovoltaico on grid, ou seja, conectado à rede. Assim, é capaz de fornecer a corrente alternada da melhor forma possível e detectar quaisquer problemas de rede, como flutuações ou quedas de tensão.

2. Inversor off grid

Já o modelo off grid ou autônomo é utilizado especialmente para o sistema off grid, aquele isolado e ligado a baterias para armazenar a energia solar produzida para posterior utilização.

Com isso, este tipo de equipamento tem a capacidade de fornecer energia diretamente às cargas de bateria, bem como retirar energia do banco de baterias.

3. Inversor híbrido

Neste último, fica claro que o inversor híbrido atua nas duas frentes de on grid e off grid. Então, ele é composto, muitas vezes, por dois inversores dentro da sua caixa de funcionamento.

Como resultado, é possível que o inversor híbrido seja conectado à rede ou também ligado diretamente às cargas e baterias.

Qual a potência ideal do inversor grid tie?

Depois de entender as divisões dos inversores, vamos voltar a focar no modelo grid tie para descobrir detalhadamente como escolher a melhor opção para o projeto de instalação.

Um primeiro ponto para isso é conhecer o dimensionamento do inversor, que, em geral, está atrelado ao dimensionamento do sistema fotovoltaico. Uma vez que o equipamento é o responsável pela conversão da corrente de energia.

E como fazer o dimensionamento? É preciso basicamente levantar informações, como o consumo médio diário de energia elétrica, a incidência da radiação solar no local e o espaço disponível para instalação. Assim, é possível realizar um dimensionamento do sistema e da potência do inversor.

Saiba mais: Como fazer o dimensionamento correto do sistema solar on grid

Como escolher o melhor modelo de inversor grid tie

Com todas essas informações que apresentamos, você, como integrador de energia solar, agora está pronto para identificar os pontos mais relevantes para sugerir ao consumidor o modelo ideal de inversor, com maior qualidade, melhor custo-benefício e de acordo com o projeto.

Vamos ver a seguir as principais dicas:

Procedência do inversor: verificar se o produto é de origem nacional ou importado, conhecer os detalhes de cada modelo e sua eficiência. 

Confiabilidade da empresa fornecedora: além de pesquisar sobre o equipamento, é importante estudar a marca que fabrica o aparelho.

Garantia oferecida: o sistema fotovoltaico tem garantia de eficiência de pelo menos 25 anos. Então, é preciso olhar também para este ponto para que o projeto final realmente entregue o retorno do investimento e o resultado esperado.

Facilidade de instalação: os inversores normalmente devem ser instalados em local protegido e com maior proximidade do quadro geral de distribuição. Mas não existe uma regra fixa e é possível colocar em garagem, sótão e até em um arranjo externo à casa. Portanto, o modelo deve ter uma flexibilidade de instalação.

Selo do Inmetro: as fornecedoras de sistemas fotovoltaicos só utilizam equipamentos, como o inversor grid tie, com homologação do Inmetro. Porém, é importante ficar de olho neste aspecto para garantir que tenha o selo.

Desempenho: como o inversor converte a corrente de energia para a distribuição no imóvel e para o uso nos eletrodomésticos e eletrônicos, é preciso que ele tenha uma melhor performance. Neste sentido, é bom que o aparelho tenha algum dispositivo para monitorar o desempenho e verificar sua constância.

Opções de segurança: o inversor grid tie precisa proteger o sistema fotovoltaico de oscilações na rede. Logo, o aparelho deve ter requisitos de segurança para garantir tal proteção.

Leia também: Como ganhar dinheiro com energia solar: por que se capacitar na instalação do kit de energia solar?

Conte com o apoio da Solen Energia

Para ter os melhores modelos de inversor grid tie na sua empresa para instalar o projeto de energia solar para os seus clientes, os integradores devem contar com um parceiro especializado.

A Solen Energia possui equipamentos de alta qualidade, eficiência, tecnologia de primeira linha e dos principais fabricantes mundiais.

Além disso, temos parcerias com integradores com o melhor custo-benefício em soluções de energia solar, assim como fazemos a indicação dos parceiros para a instalação dos projetos fotovoltaicos.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *