Blog

Como o integrador de energia solar pode superar os impactos da crise da Covid-19
Integrador de Energia Solar

Como o integrador de energia solar pode superar os impactos da crise da Covid-19

Tempos de crises geram incertezas para todos os setores do mercado, sejam eles produtivos ou prestadores de serviços. Esses cenários têm suscitado que o profissional integrador de energia solar se reinvente para manter-se ativo no segmento.

A recente situação que vem acometendo o mundo inteiro desde dezembro de 2019 é a crise causada pela Covid-19, o novo Coronavírus que surgiu na China e foi declarado como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em março de 2020.

O vírus tem alterado as práticas de mercado e o comportamento do consumidor. Além disso, as ações paliativas para minimizar a proliferação do vírus vem afetando diretamente as relações comerciais, com os períodos de quarentena e a adoção do trabalho home office. 

Por isso, estar preparado para superar os atuais e possíveis impactos da crise é essencial para um integrador de energia solar que deseja manter os negócios ativos. Para te ajudar nessa missão tão desafiadora, separamos algumas dicas abaixo. Confira. 

Veja também: Como reduzir consumo de energia: quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Como o integrador de energia solar pode superar os impactos da crise?

Antes de entendermos algumas medidas que podem auxiliar na proteção de uma empresa, é importante compreendermos que as instabilidades e recessões no mercado são processos comuns, causados por realidades sociais, políticas e econômicas. 

Para termos uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela PwC, 77% dos gestores brasileiros já enfrentaram ao menos uma crise nos últimos 5 anos. Dentre os principais motivos estão problemas financeiros, falhas operacionais e questões humanitárias.

Nesse sentido, apesar de voláteis e, muitas vezes, exigentes, essas instabilidades são passageiras. Entretanto, para enfrentá-las, é necessário se reinventar e adotar ações rápidas de contingência.

Por isso, o integrador de energia solar precisa estar atento às movimentações do setor e implementar estratégias para proteger os negócios e receber o menor impacto possível. As táticas mais emergentes são:

Mantenha uma gestão financeira equilibrada

A gestão financeira, mais do que qualquer outro período, é essencial nos momentos de crise, especialmente em situações de insegurança.

Na prática, é fundamental estabelecer uma administração assertiva dos gastos, fluxos de caixa e despesas operacionais.

Outrossim é o relacionamento com os fornecedores. O ideal é revisar contratos e, sempre que necessário, renegociar condições mais atraentes com os provedores.

Não deixe os seus clientes de lado

Não permita que a situação do setor afete o tratamento com o seu público. Esse é o melhor momento para continuar apresentando os benefícios do seu produto e as vantagens do equipamento.

Isso porque, principalmente em épocas que a minimização de custos é tão fundamental, adotar os módulos fotovoltaicos é sinal de economia e competitividade, visto que o sistema pode reduzir em até 95% as contas de energia elétrica. 

Além disso, não deixe de gerar valor para o cliente final e comunicar-se com as suas dores. Estabelecer um bom relacionamento nesse momento é uma das maneiras de preparar o seu negócio para o “pós-crise”. 

Você também pode se interessar: Energia solar para empresas: como reduzir o consumo de energia elétrica

Saiba identificar as principais oportunidades

Finalmente, é essencial que o integrador de energia solar saiba identificar as oportunidades para a sua empresa. 

Uma das opções é ficar atento às iniciativas oferecidas pelos governos federais e estaduais que visam minimizar os impactos da crise.  

Você já conhece a Solen Energia?

A Solen Energia é pioneira do sistema de energia solar on grid no Brasil e entendemos o quão delicado é esse momento que estamos vivendo. 

Por isso, possuímos equipamentos de qualidade, as melhores condições do mercado e ótimo custo-benefício para auxiliar o seu negócio a superar os desafios promovidos pela crise.

Integrador de energia solar, deseja entender um pouco mais? Entre em contato conosco e converse com um de nossos representantes. 

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *