Blog

Instalação de energia solar: 5 passos para enfrentar os momentos de crise
Instalação de Energia Solar

Instalação de energia solar: 5 passos para enfrentar os momentos de crise

O momento atual, marcado pela crise da Covid-19, tem desafiado empresas de diversos setores, inclusive integradores de instalação de energia solar

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento do Greener, 71% dos respondentes declararam que já perderam pelo menos um negócio, seja por adiamento ou desistência do cliente. 

Além disso, 50% dos gestores afirmaram que sentiram os impactos nos valores dos equipamentos devido às altas taxas de câmbio.

Apesar do cenário instável, dados da Absolar nos revelam que o mês de abril de 2020 registrou uma aceleração de 53,3% na geração de energia solar comparado ao mesmo período do ano passado. 

Esses números demonstram duas realidades bastante comprometedoras: a crise tem gerado efeitos preocupantes no setor, porém vem inspirando oportunidades. 

Nesse sentido, com o objetivo de auxiliar o seu negócio de instalação de energia solar, elaboramos um conteúdo completo com 5 passos que te ajudarão a enfrentar esse momento. Confira:

1 – Tenha um acirrado controle de custos

Otimizar os custos é fundamental para qualquer empresa, contudo, ainda mais emergente em épocas de crises. É essencial que os integradores analisem com atenção todas as despesas e identifique gargalos operacionais. 

Quanto mais informações tiver a respeito do seu negócio, mais assertivas e estratégicas serão as tomadas de decisões.

Além disso, é imprescindível considerar os riscos de cada ação, isso porque uma redução de custos jamais deve afetar a eficiência do time e os resultados gerados, caso o contrário poderá impactar o desempenho do negócio frente ao mercado. 

2 – Negocie prazos e a compra de equipamentos para instalação de energia solar

Outro passo importante para adotar no seu negócio como medida paliativa visando minimizar os efeitos da crise é a negociação.

Lembra-se do levantamento financeiro que fizemos no tópico anterior? Pois bem, com esse documento você possui todos os valores empregados na operação e, principalmente, distribuição e instalação de energia solar.

Com isso, é possível identificar as despesas com fornecedores e acordar melhores condições e prazos

Você pode se interessar: Instalação de energia solar em telhados: 8 etapas para garantir o funcionamento ideal

3 – Invista em treinamentos para a equipe

O momento atual também vem exigindo das empresas resiliência e uma incrível capacidade de adaptação. Uma maneira bastante assertiva de se adequar à essa necessidade é a adoção de cursos e treinamentos de capacitação para a equipe.

A internet é uma fonte inesgotável de possibilidades e conhecimentos, além disso, é possível encontrar materiais para todas as necessidades e requisitos variados.

Identifique as principais deficiências da sua empresa e invista em maneiras de melhorar o desempenho do time, sempre com o objetivo de oferecer ao seu consumidor final o melhor atendimento e prestação de serviço.

4 – Fortaleça a sua comunicação

Como medida para cortar gastos, muitos integradores têm deixado as estratégias de comunicação de lado e isso é um erro. Tempos de crise requerem que as instituições não estejam apenas mais próximas do seu time, mas também do seu público-alvo.

Um levantamento realizado pela Kantar nos revela que 21% dos consumidores esperam que as organizações sejam práticas e consigam auxiliá-los no dia a dia durante a crise. Como também, 18% querem informações por parte das marcas e 11% desejam que essas instituições saibam compreender suas dificuldades nesse momento.

Portanto, seja presente para os seus clientes e parceiros de negócios, continue gerando valor e adote uma comunicação humanizada e empática.

5 – Prepare o seu negócio para o momento pós-crise

Por fim, se tem algo que as crises nos ensinam é: elas são passageiras. Desse modo, esteja preparado para as demandas e identifique oportunidades no pós-pandemia. Estimativas da Absolar afirmam que a energia fotovoltaica será uma das bases para acelerar a recuperação da economia.

Veja também: Como o integrador de energia solar pode superar os impactos da crise da Covid-19?

Conte com o apoio da Solen Energia

A Solen Energia é pioneira do sistema on grid no Brasil e está por dentro das mudanças no mercado de instalação de energia solar e desejamos prestar todo o suporte para os nossos parceiros passarem por esse momento com o menor impacto possível.

Por isso, não apenas fornecemos equipamentos inovadores, modernos, eficientes e qualificados, mas também possuímos as melhores condições do mercado

Possui alguma dúvida? Entre agora mesmo em contato e conte com o nosso auxílio.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *