Blog

Instalação de energia solar em telhados: 8 etapas para garantir o funcionamento ideal
Instalação de Energia Solar

Instalação de energia solar em telhados: 8 etapas para garantir o funcionamento ideal

O mercado de instalação de energia solar e outras energias renováveis está cada vez mais em alta no Brasil. De acordo com estimativas da Absolar, a arrecadação com esse tipo de geração de energia deve chegar a R$ 25 bilhões até 2027.

Desse modo, as expectativas em relação ao mercado de trabalho também são bastante positivas. A perspectiva é que sejam gerados 120 mil novos empregos em 2020 no setor de energia solar fotovoltaica. 

Esse cenário demonstra as possibilidades animadoras do segmento, que tem atendido as necessidades energéticas de diversos empreendimentos, sejam eles residenciais ou comerciais. 

Entretanto, adotar a instalação de energia solar exige uma série de cuidados que, por sua vez, visam garantir o funcionamento correto das placas. 

Nesse sentido, se você deseja recorrer aos serviços da energia fotovoltaica, confira abaixo 8 passos essenciais para a devida segurança e desempenho dos equipamentos.

1 – Análise completa do telhado

Ao decidir recorrer à instalação de energia solar, um erro muito comum é a falta de análise do telhado. Esse tipo de ação pode comprometer todo o funcionamento das placas e a segurança do local.

Por isso, antes mesmo de comprar os equipamentos, faça uma análise completa do ambiente para a instalação. É fundamental se certificar que há espaço suficiente para colocação das placas.

2 – Verificar o tipo de cobertura e estrutura ideais

Elencando o tópico anterior, é essencial verificar se o tipo de cobertura e a estrutura do local são ideais para receberem as placas solares.

Uma opção assertiva é a telha shingle, que permite a fixação dos equipamentos de maneira simples e segura. Outra alternativa para cobertura são as telhas de barro e concreto, que apresentam eficiência estrutural.

Leia mais: Como fixar painel solar no telhado: passo a passo completo!

3 – Posição das placas

Apesar das placas solares possuírem um ótimo desempenho em dias nublados, é fundamental escolher o posicionamento para instalação que permita o máximo rendimento energético. 

Outro ponto que deve ser analisado é a presença de sombreadores, como muros, outros empreendimentos, árvores ou quaisquer outras estruturas que possam comprometer o contato direto das placas com o sol em toda parte do dia. 

4 – Projeto dos painéis

Depois de avaliar com atenção o espaço e os equipamentos, é momento de planejar a instalação dos painéis

Para isso, é fundamental contar com uma organização especializada. Isso porque o projeto é realizado com base nas necessidades energéticas do espaço, de modo a atender com eficiência as especificações do local. 

5 – Verificação dos tamanhos e peso dos painéis

Outro ponto a se levar em consideração no projeto de instalação de energia solar é o tamanho e peso dos painéis.

É essencial que as placas não sobrecarregue o telhado, pois isso pode causar acidentes graves e comprometer a estrutura.

Se for o caso, é válido recorrer ao reforço da sustentação da cobertura para garantir a acomodação segura dos painéis

6 – Aterramento do sistema fotovoltaico

Outro erro muito comum é não considerar um local para aterramento do sistema fotovoltaico

Na prática, todos os equipamentos devem ser aterrados, pois permitem segurança ao local e estrutura. 

7 – Instalação do inversor

O inversor é um equipamento elétrico, por isso, deve ficar protegido das mudanças climáticas. Nesse sentido, é fundamental que o maquinário seja instalado em um local coberto e com espaço suficiente para ventilação.

8 – Busca por profissionais especializados em instalação de energia solar

Por fim, um passo essencial para garantir a devida instalação de energia solar é a busca por profissionais especializados e capacitados.

Para isso, é importante realizar uma pesquisa prévia da empresa, como também entender todos os tipos de serviços que o parceiro oferece.

A Solen Energia conta com uma equipe de engenheiros preparados e qualificados para atender às suas necessidades. 

Além disso, atuamos com as melhores marcas do mercado e possuímos kits solares com tecnologia de ponta.

Entre em contato agora mesmo e conheça as nossas soluções inovadoras. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *