Blog

Instalação de energia solar em residência: tudo o que você precisa saber
Energia Solar Residencial

Instalação de energia solar em residência: tudo o que você precisa saber

Em tempos de crises e incertezas do mercado, não apenas empresas, mas também pessoas físicas estão em busca de cortes de custos. Por isso, cada vez mais a instalação de energia solar em residência tem se tornado uma boa opção para redução de despesas e conquistado espaço nos investimentos atuais.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Absolar, até 2019, o número de consumidores nesse perfil cresceu 70%

Além disso, conforme informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a energia solar teve um salto de 21,7% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2019, diante do recuo de 1,9% na geração de eletricidade.

No entanto, apesar dos números, muitos consumidores ainda sentem-se inseguros a respeito dos benefícios deste equipamento e os principais aspectos para a instalação de energia solar em residência. Para te auxiliar a compreender esses processos, elaboramos um conteúdo completo, confira.

Veja também: Como a energia solar em residência pode ser uma boa opção mesmo em tempos de Coronavírus?

Principais dúvidas a respeito da instalação de energia solar em residência

De modo geral, há algumas dúvidas bastante frequentes quando nos referimos ao sistema fotovoltaico. Dentre os questionamentos mais recorrentes, é possível citar:

Quanto custa a instalação de energia solar em residência?

Sem dúvidas, as incertezas quanto aos valores dos projetos solares sempre são pautas de hesitações. Entretanto, o primeiro ponto a ser desmistificado é a crença de que investimentos em energia fotovoltaica são inacessíveis e não possuem um retorno considerável.

Pelo contrário, os últimos anos têm desencadeado melhores possibilidades para a aquisição do equipamento e condições ainda mais atraentes. Como também, os kits fornecem rápido retorno sobre investimento (em torno de 6 anos) e auxiliam na minimização de 95% dos gastos com a companhia de energia elétrica.

Qual estrutura pode comportar?

Já a respeito da estrutura, é importante que o cliente conte com o apoio de um especialista para desenvolvimento do projeto e, principalmente, análise das condições do telhado para suportar o peso dos módulos.

É preciso considerar também o espaço disponível para a instalação de energia solar em residência, além da acomodação dos itens e acessórios que não devem ficar expostos às variações climáticas.

Saiba mais: Como reduzir consumo de energia: quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Como funciona a inclinação e incidência de luz solar?

A definição da inclinação dos módulos de acordo com a incidência de luz é feita ainda na fase de planejamento, tendo como objetivo principal aproveitar com mais eficiência a quantidade de energia produzida e armazenada.

Para isso, é preciso identificar o lado que o sol nasce e se há algum tipo de sombreamento por perto, como árvores ou muros que possam atrapalhar a captação da luz.

Como funciona o processo de limpeza e manutenção?

Por fim, é imprescindível realizar periodicamente a limpeza e a manutenção dos painéis fotovoltaicos, isso porque módulos sujos podem comprometer a efetividade do equipamento, os resultados esperados e sua vida útil.

Dessa forma, é necessário higienizar a instalação ao menos uma vez ao ano ou à cada seis meses, dependendo das condições do ambiente e clima. Para tal, é fundamental contar com o auxílio de um profissional, de modo a evitar avarias ou processos que prejudique as estruturas do sistema.

Você pode se interessar: Tire suas dúvidas sobre como economizar energia elétrica residencial

Conte com a Solen Energia

A Solen Energia é uma empresa especializada em energia solar que fornece os melhores equipamentos do mercado

Juntando eficiência, qualidade e inovação, a Solen oferece não apenas maquinários de última geração para a instalação de energia solar em residência, mas também conta com parceiros de negócios preparados para planejarem com eficiência seu projeto, conforme suas necessidades.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com todo suporte da Solen Energia.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *