Blog

Conheça os principais erros durante a instalação de energia solar em residência
Instalação de Energia Solar

Conheça os principais erros durante a instalação de energia solar em residência

Realizar a instalação de energia solar em residência requer muito cuidado e atenção por parte do proprietário do imóvel. A recomendação é procurar uma empresa especializada neste segmento de mercado, com integradores treinados e habilitados para efetuar o trabalho corretamente.

Afinal, o sistema de energia solar fotovoltaico é seguro e traz inúmeros benefícios para quem decide instalá-lo em casa, como economia de até 95% na conta de energia. Vale lembrar que o custo da energia elétrica subiu 230% em 18 anos, segundo cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Outras vantagens incluem retorno do investimento, em média, em 6 anos, valorização do imóvel, fácil manutenção, durabilidade do kit de energia solar de pelo menos 25 anos e zero poluição.

No entanto, é preciso lembrar que a instalação fotovoltaica não é tão simples e vai além das normas de uma instalação elétrica. Por isso, é necessário contar com os devidos profissionais, que devem seguir determinadas regras para:

  • Realizar o dimensionamento correto do projeto de instalação;
  • Analisar questões de sombreamento;
  • Estudar o melhor local para a estrutura do sistema de energia solar, seja no telhado ou solo;
  • Evitar eventuais problemas.

Neste artigo, você verá quais são os erros mais comuns que podem acontecer durante a instalação de energia solar em residência.

Leia também: Energia solar fotovoltaica residencial: como funciona?

Erros técnicos na instalação de energia solar em residência

Entre os possíveis erros que podem acontecer durante a instalação de energia solar em residência, há aqueles extremamente técnicos. Ou seja, são gerados a partir de alguma inconformidade do prestador de serviço.

Mas há também outras falhas que podem ser ocasionadas tanto pelo integrador como pelo próprio dono do imóvel.

Primeiramente, vamos analisar os chamados erros técnicos.

Proteção de corrente alternada e corrente contínua

Os módulos fotovoltaicos produzem energia em corrente contínua que é diferente da corrente alternada usada na maioria dos aparelhos elétricos. No sistema fotovoltaico, a energia é convertida em um aparelho chamado de inversor grid tie.

Logo, é importante utilizar proteções separadas tanto na entrada do inversor, em corrente contínua, quanto na saída dele, em corrente alternada. Este conjunto de proteções engloba:

  • Fusíveis/disjuntores;
  • Chave seccionadora;
  • Dispositivos de proteção contra surtos.

Esta medida visa garantir a segurança e a integridade de quem possa vir a mexer no quadro de força. Até porque, por hábito, as pessoas costumam desligar o disjuntor de corrente alternada quando vão trabalhar. Porém, o simples desligamento deste componente não irá desenergizar o lado de corrente contínua, gerando um risco para os usuários.

Leia também: Conheça as diferenças entre aquecedor solar e painel de energia solar

Equipotencialização e aterramento

Nas instalações fotovoltaicas, os módulos são fixados em algum tipo de estrutura. Na grande maioria das vezes, essa estrutura é metálica, seja em telhado ou solo. O próprio módulo possui um frame de alumínio para garantir proteção, resistência mecânica e uma montagem segura.

Assim, todas as partes metálicas, como frame dos módulos, estrutura de fixação, carcaça de transformador e do inversor, devem ser equipotencializadas. Isto é, interligadas por condutores de proteção, de modo que não haja diferença de potencial entre elas.

Leia também: Instalação de energia solar em telhados: 8 etapas para garantir o funcionamento ideal

Estrutura da instalação fotovoltaica inadequada

Para assegurar a durabilidade de 25 anos garantida pelos fornecedores, é preciso tomar alguns cuidados com a estrutura dos módulos.

Em instalações em telhados, é preciso contar com o um profissional habilitado para fazer a análise estrutural. Dessa forma, é possível se certificar de que a estrutura esteja pronta para receber a carga com peso.

No solo, também é preciso fazer esta análise prévia para identificar se o local está preparado. Tanto para suportar intempéries e degradações, como eventuais problemas que possam aparecer ao longo dos 25 anos.

Leia também: 3 riscos durante a instalação do sistema de energia solar

Erros “comuns” na instalação de energia solar em residência

Classificamos de erros “comuns” aqueles que podem ser cometidos tanto por profissionais habilitados, quanto pelos proprietários. Vamos ver a seguir!

Andar sobre os módulos fotovoltaicos

A área de circulação entre os módulos é restrita. Apesar deles serem resistentes, suportando inclusive chuvas de granizo, eles não foram projetados para serem pisados. Ou seja, para evitar este tipo de erro, é preciso fazer uma análise criteriosa do espaço que receberá os módulos.

Além disso, algumas manutenções se tornam difíceis de se realizar pelo espaço pequeno. Assim, também é importante verificar durante a elaboração do projeto de instalação do sistema fotovoltaico como deve ser feita a possível manutenção.

Falta de segurança em trabalhos em altura

É de extrema importância assegurar a integridade física e a vida de todos os profissionais que executam uma instalação. Assim como, a proteção de pessoas que frequentam o mesmo ambiente em que o sistema é instalado.

Há diversos procedimentos de segurança que devem ser observados e respeitados quando se vai realizar um trabalho em altura. O uso de linhas de vida, com talabarte preso a ela, é uma prática básica que deve ser respeitada.

É importante também que os integradores responsáveis pela instalação da energia solar tenham treinamento e capacitação com o trabalho em altura, inclusive, para cumprir com a legislação vigente, como a Norma Regulamentadora NR-35, que dispões sobre o assunto.

Uso de ferramentas inadequadas durante a instalação

Assim como as demais instalações elétricas, a instalação de energia solar em residência precisa de ferramentas corretas.

A crimpagem dos cabos, por exemplo, deve ser feita com um alicate específico de modo que o conector fique preso sem folgas. Uma má conexão pode ocasionar pontos quentes resultando em focos de incêndio.

Nunca é demais repetir que a instalação de energia solar em residência deve ser feita por especialistas.

Leia também: Integrador de energia solar: como dimensionar o custo de instalação

Outros pontos de atenção para evitar erros na instalação

Além desses quesitos apresentados, é importante lembrar que integradores e seus clientes, sejam proprietários de residências ou empresas, devem tomar cuidado com alguns outros aspectos. 

São detalhes que podem prejudicar a instalação de energia solar e até o projeto como um todo, como:

– Materiais baratos: a escolha de materiais mais em conta pode sair mais caro lá na frente, com falta de eficiência, mau funcionamento ou até quebra dos equipamentos.

– Experiência do fornecedor: ao escolher o fabricante do sistema fotovoltaico para aquisição do kit de energia solar, é preciso pesquisar o conhecimento, experiência, reputação e solidez da empresa no mercado. Só assim, é possível garantir que os equipamentos são de boa qualidade e possuem o respaldo necessário.

– Falta de garantia: equipamentos sem procedência garantida podem gerar inúmeros problemas, como ausência de proteção adequada, riscos de incêndio por instalação elétrica deficiente, falta de suporte em caso de falhas, entre outros.

Conheça a Solen Energia

Como mencionado, para garantir a eficiência e a segurança da instalação de energia solar em residência, é preciso contar com uma empresa especialista no assunto.

A Solen Energia é formada por engenheiros qualificados que oferecem desde a análise inicial do projeto até a indicação de integradores habilitados para a realização do trabalho.

Com ampla experiência no mercado de energia solar fotovoltaica, a Solen Energia disponibiliza as melhores opções de produtos e serviços.

Entre em contato conosco e veja quais são as facilidades que a empresa pode oferecer para os integradores.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.