Blog

6 passos para fazer a instalação de energia solar em residência
Energia Solar Residencial Instalação de Energia Solar

6 passos para fazer a instalação de energia solar em residência

Optar pela instalação de energia solar em residência traz inúmeros benefícios para o proprietário do imóvel e toda a sociedade. A energia solar ajuda a reduzir o orçamento doméstico e, por ser limpa e renovável, contribui para a preservação do meio ambiente.

Antes de escolher fazer a instalação de energia solar em residência, é preciso tomar alguns cuidados e fazer pesquisas prévias. Vale lembrar que cada projeto é único e depende das características do imóvel.

Veja neste artigo 6 passos para garantir a instalação de energia solar em residência de forma segura e eficiente.

Passo a passo para a instalação de energia solar em residência

A instalação de energia solar em residência requer atenção e orientação especializada. Confira o que não pode faltar na hora de implantar o seu projeto:

Estudo de viabilidade: antes de começar, é preciso verificar as condições da área que receberá as placas fotovoltaicas. Caso o espaço escolhido seja o telhado da residência, é necessário averiguar a infraestrutura para se assegurar que não há problemas com a instalação de materiais no local.

Análise da incidência solar: você sabia que o sistema de energia solar fotovoltaico consegue produzir energia também em dias nublados? Isso ocorre, pois foi a análise dos raios solares indica qual a posição para a instalação de energia solar mais eficiente.

Verificação de custos: a análise dos valores gastos com a implementação do sistema é fundamental para averiguar a relação custo-benefício. Como os kits de energia solar, geralmente, têm durabilidade de até 25 anos, o recomendável é fazer as contas para verificar o quanto é preciso para instalar o sistema.

Equipe especializada: a escolha de uma empresa qualificada com profissionais especializados é de suma importância para o sucesso da instalação de energia solar em residência. Caberá ao time estudar a posição geográfica da casa para analisar qual o melhor modelo de sistema a ser instalado. A equipe também verifica a incidência de ventos, a circulação de ar e o espaço total da superfície para garantir o pleno funcionamento do sistema.

Documentação e solicitação: com o sistema instalado, é hora de entrar em contato com a distribuidora de energia local. Com os detalhes do sistema solar fotovoltaico em mãos, a especificação do diagrama elétrico, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto e instalação e as informações energéticas do cliente é pedido o Parecer de Acesso. Este documento oficial permite a conexão das instalações para produzir energia elétrica por meio da energia solar.

Uso e economia: com o sistema devidamente instalado, a residência chega a economizar até 95% da conta de energia no final do mês. Além de economizar no orçamento mensal, a residência contribui com o meio ambiente.

Conheça a Solen Energia

Criada para fortalecer o setor de energia solar fotovoltaico brasileiro, a Solen Energia conta com uma equipe de especialistas em energia elétrica.

A empresa tem parcerias com grupos internacionais que facilitam o desenvolvimento de tecnologia para disseminar o uso da energia solar fotovoltaica no Brasil.

Se você tem dúvidas sobre a instalação de energia solar em residência, entre em contato conosco. A nossa equipe está à disposição para ajudar no que for necessário.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *