Blog

Energia solar para pequenas empresas: 4 erros comuns na instalação
Instalação de Energia Solar

Energia solar para pequenas empresas: 4 erros comuns na instalação

A energia solar para pequenas empresas é uma das opções mais vantajosas para quem busca reduzir os custos fixos mensais.

Fonte renovável, a energia solar garante inúmeros benefícios para quem adere a este modelo desde os econômicos, até os ambientais passando pelos fiscais e de imagem.

Ao optar pela energia solar para pequenas empresas, os gestores conseguem demonstrar a preocupação com o meio ambiente e ainda economizar nos gastos gerais.

O problema ainda é a falta de informação

Estudo feito pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Fundação Seade mostra que ainda há muitas dúvidas em relação à energia solar para pequenas empresas.

Foram 3.199 micro e pequenos empresários entrevistados em de todo o país, sendo que apenas 0,1% possuem energia solar fotovoltaica instalada.

De acordo com a pesquisa, 90,8% dos empreendedores possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre esta tecnologia. Sendo que 41,5% apontaram a falta de recurso financeiro para a instalação do sistema como o principal motivo para ainda não contarem com este tipo de energia.

Outros dados do levantamento mostram ainda os demais benefícios da energia solar para pequenas empresas. Das que já usam, 83,9% conseguiram redução nas faturas de energia e 47,5% confirmaram o desejo de expandir seu sistema (e benefícios) nesse período.

Leia também: Energia solar para pequenas empresas: qual o tempo para começar a funcionar?

Atenção na escolha das empresas para evitar erros de instalação

Os gestores que estão em busca de parceiros para instalar energia solar para pequenas empresas e têm dúvidas devem estar atentos a algumas dicas, evitando assim erros na futuras instalações.

Afinal, às vezes, tentando baratear os custos de instalação, as empresas podem cometer erros como:

Materiais baratos: a opção por componentes mais em conta, advindos de fornecedores duvidosos e até com garantia menor do que o padrão estabelecido no mercado, pode comprometer a segurança de todo o sistema.

Mão de obra: a escolha por uma equipe de baixo custo, muito provavelmente, será de pessoas sem qualificação e até mesmo sem a capacitação apropriada para a realização do serviço.

Falta de garantia: os materiais sem procedência garantida podem colocar em risco tanto o gerador solar fotovoltaico quanto o próprio imóvel da empresa, principalmente, por conta dos riscos de incêndio provocados por uma instalação elétrica deficiente.

Projeto incompleto: sem a documentação apropriada do projeto de instalação de energia solar, será necessário fazer toda essa papelada, o que é mais trabalhoso do que fazer no início do projeto. Isso sem contar que o projeto é essencial para aprovação da obra pelos órgãos reguladores.

Saiba mais: Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa

Conheça a Solen Energia

Com ampla experiência no mercado de energia solar fotovoltaica, a Solen Energia é a opção ideal para quem busca informações e serviços de energia solar para pequenas empresas.

Com uma equipe altamente especializada e profissional, a empresa oferece desde a concepção do projeto até a indicação de profissionais capacitados para a execução do projeto.

Os produtos disponibilizados pela Solen Energia possuem procedência garantida e são recomendados para a instalação de projetos por todo o Brasil.

Se você está em busca de informações sobre energia solar para pequenas empresas, entre em contato conosco e descubra como a Solen Energia pode ajudar na elaboração, planejamento e realização da sua instalação com segurança e confiança.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *