Blog

Energia solar para empresas: veja por que é um diferencial competitivo
Energia Solar para Empresas

Energia solar para empresas: veja por que é um diferencial competitivo

A energia solar para empresas já é vista no mundo corporativo como estratégia e diferencial competitivo. Isso porque proporciona diversos benefícios para as organizações, independentemente do porte ou segmento.

Muitas vezes considerada apenas uma forma de redução de custos, a energia solar para empresas vai muito além. Afinal, gera valor à companhia, mostra preocupação com o ambiente e melhora sua imagem perante todos os stakeholders, proporcionando maior competitividade.

Quer saber mais sobre como a energia solar para empresas pode fazer a diferença em sua organização? Continue a leitura!

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

O sistema de energia solar fotovoltaico mais comum em projetos comerciais ou residenciais é o on-grid. Ou seja, é aquele conectado à rede elétrica.

Sua instalação é feita por meio da colocação de painéis fotovoltaicos no telhado do imóvel. Esses painéis são responsáveis por captar a luz solar e convertê-la em eletricidade, com a ajuda de outros equipamentos como inversores e geradores.

Deste modo, o sistema de energia solar para empresas é capaz de gerar energia elétrica durante o período diurno, ou seja, enquanto houver incidência solar, para consumo interno em iluminação e equipamentos elétricos.

Além disso, a energia elétrica excedente gerada durante esse período é injetada na rede de distribuição. A partir daí, são gerados créditos a serem descontados na conta de energia.

Leia também: Utilização da energia solar: posso vender ou transferir o que foi gerado?

Quais as vantagens da energia solar para empresas?

Depois de conhecer como funciona a geração de energia a partir da luz solar, as empresas já podem identificar os benefícios da utilização do sistema fotovoltaico. O Brasil, inclusive, já ultrapassou a marca histórica de 1 gigawatt de potência instalada em geração distribuída de energia solar, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Os altos custos da energia elétrica atualmente tem impulsionado a procura das organizações por novas fontes de energia, como a luz solar. Entre esses fatores, estão:

  • Aumento de até 60% nas tarifas;
  • Impostos embutidos na conta de energia;
  • Valores variáveis de bandeira tarifária.

Além disso, há uma preocupação das empresas com a escassez de recursos hidrelétricos no longo prazo. O governo federal já projeta uma redução da participação de usinas hidrelétricas na matriz energética nos próximos 10 anos. Hoje, as usinas respondem por 58% da geração de energia elétrica e a perspectiva é que passe para 42% do total da eletricidade no Brasil.

Em compensação, a previsão do Ministério de Minas e Energia é que a energia solar tenha uma grande expansão na matriz, passando dos atuais 2% em 2019 para 8% em 2029.

Vale destacar que a instalação do sistema está cada vez mais acessível, com bom custo-benefício, e pode ser realizada em poucos dias. Sem contar que existem diversas linhas de financiamento com menores taxas de juros com destinação específica para pessoas jurídicas na utilização da energia solar.

Neste cenário, veja abaixo as principais vantagens de aderir à energia solar para empresas!

  • Redução de custos

O primeiro e mais conhecido benefício proporcionado pelo sistema de energia solar para empresas é a redução de custos. Afinal, a implementação pode gerar uma economia de até 95% na conta de energia das organizações. E o investimento inicial para a instalação dos equipamentos “se paga” em aproximadamente cinco a seis anos.

Então, como a vida útil das placas solares e a durabilidade do sistema gira em torno de 25 anos, são cerca de 20 anos de geração própria de energia e economia.

Além disso, o sistema fotovoltaico necessita de manutenção preventiva simples, fácil de fazer e apenas duas vezes ao ano. O que se torna um ótimo custo-benefício!

  • Facilidade na instalação

Outro ponto positivo da energia solar é a praticidade de instalação. Em residências, já é fácil de montar o sistema fotovoltaico, que geralmente fica colocado no telhado das edificações. Em empresas, então, é ainda mais simples e rápido, já que as companhias têm locais maiores para instalação.

A depender do segmento do negócio, é possível ter grandes espaços para instalação como extensos telhados, estacionamentos, celeiros, entre outros. 

Sem contar que a instalação de painéis fotovoltaicos causa o mínimo impacto e não costuma interferir na rotina de trabalho. 

  • Sustentabilidade

O consumo de energia elétrica é um dos principais motivadores da emissão de gases poluentes na atmosfera. Para evitar isso, o uso de fontes limpas, sustentáveis e renováveis de energia se faz cada vez mais necessário.

Portanto, é fundamental que as organizações invistam em energia solar para ajudar o meio ambiente. O que, somado a outras iniciativas, permite até a conquista de certificações ecológicas, como selos verdes, destacando o posicionamento sustentável da empresa.

Tais ações permitem que a sua corporação seja bem vista pelos clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores e junto ao mercado. O que acaba funcionando como uma forma positiva de marketing empresarial.

  • Inovação

Investir em energia solar para empresas também é uma forma de trazer inovação tecnológica e novidades para o negócio.

Com a economia de recursos no longo prazo, a companhia pode investir ainda mais em tecnologia e inovação em todos os setores.

Leia também: Conheça as principais inovações em energia solar no Brasil e no mundo

Como tornar a energia solar para empresas um diferencial competitivo?

Os consumidores e até mesmo parceiros e colaboradores estão cada vez mais exigentes na hora de escolher produtos, serviços e empregadores.

Com a crescente preocupação com questões socioambientais, as organizações precisam se adequar a este cenário. E quem se engajar e se adaptar verdadeiramente vai sair na frente da concorrência.

Por isso, a energia solar pode ser um excelente diferencial competitivo para conquistar o novo público mais exigente, além de reter e fidelizar mais clientes.

Qual o custo do projeto de energia solar para empresas?

Até agora, mostramos os impactos positivos do sistema de energia solar fotovoltaico na redução de custos, na durabilidade dos equipamentos e sustentabilidade das empresas. Mas ainda não falamos sobre o preço total de um projeto

Esse custo envolve todos os equipamentos do sistema on grid, como o módulo solar e a quantidade de placas fotovoltaicas necessárias, inversor, conector, caixa de distribuição e cabeamentos, assim como a mão de obra do integrador na instalação.

Para calcular este valor exato, é preciso consultar uma empresa de energia solar especializada para fazer um projeto personalizado de acordo com as suas necessidades. 

A Solen Energia, por exemplo, conta com engenheiros para realizar todo esse estudo, analisando diversos fatores como:

  • Média do consumo mensal de energia na organização; 
  • Qual o objetivo e a necessidade de economia da empresa;
  • Níveis de incidência de radiação solar no local da empresa;
  • Direção, inclinação e sombreamento no telhado;
  • Entre outros detalhes.

Com essas informações, já é possível estimar a quantidade necessária de módulos fotovoltaicos e equipamentos e ter um custo para o projeto de instalação da energia solar.

Todas empresas podem investir em energia solar?

Para as empresas que têm dúvidas se a energia solar serve para a sua realidade, a resposta é: o sistema fotovoltaico assegura todos os benefícios listados acima para companhias de todos os portes e segmentos.

Mesmo as pequenas empresas podem usufruir das vantagens de redução de custos, retorno sobre investimento, sustentabilidade, certificações ecológicas, destaque no mercado, diferencial competitivo, manutenção fácil, entre outros.

A energia solar também ajuda na estabilidade de pequenos negócios, com a proteção contra as variações das tarifas da conta de energia. Afinal, essas alterações nas taxas podem aumentar os gastos de um mês para o outro e impactar diretamente o orçamento.

Quais setores podem se beneficiar da energia solar para empresas?

Como falamos, pequenas, médias e grandes organizações conseguem tirar proveito das inúmeras vantagens da energia solar. No entanto, alguns segmentos podem se beneficiar ainda mais. Vamos falar melhor a seguir!

Instituições de ensino

As escolas e universidades possuem bons espaços para aproveitamento na instalação do sistema fotovoltaico, gerando uma economia real e retorno do investimento na energia solar. 

Além disso, um ponto interessante é usar o sistema de forma interligada ao projeto pedagógico da instituição. Assim, é possível ensinar sobre física, matemática, geografia e outros assuntos de maneira prática.

Saiba mais: 4 razões para investir em energia solar fotovoltaica em sua IES

Agronegócio

O agronegócio é um dos que mais apostam na energia solar para empresas. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor foi responsável por 8,7% dos investimentos em tecnologia solar em 2019.

Neste segmento, a energia solar gerada pode ser utilizada de diversas formas, como em cercas elétricas, motores, iluminação de campos, sistemas de bombeamento de água, entre outros. O que gera ainda mais benefícios econômicos em relação ao consumo de energia elétrica.

Veja também: Energia solar para empresas: conheça 5 aplicações para o uso no agronegócio

Indústria

Um dos setores que mais usa energia elétrica e sofre com gargalos energéticos, a indústria adota diversas ações para melhorar a eficiência energética. Uma delas é a implementação do sistema fotovoltaico.

Neste sentido, a energia solar responde por resultados significativos na economia de energia elétrica, já que pode fornecer energia para motores, maquinário, sistemas de ar comprimido e iluminação. 

Veja também: Como o sistema fotovoltaico otimiza a eficiência energética na indústria

Supermercados

Os supermercados precisam manter equipamentos, como o sistema de refrigeração, ligados 24 horas por dia, 7 dias por semana, para conservar os alimentos adequadamente. Logo, o consumo de eletricidade é muito grande.

Neste caso, a energia solar é uma ótima opção, pois diminui bem o custo de energia elétrica nos estabelecimentos. Sem contar que os supermercados têm grandes telhados e estacionamentos, facilitando a instalação dos módulos fotovoltaicos.  

Veja também: Energia solar para empresas: como reduzir o consumo de energia elétrica em supermercados

Conheça as soluções em energia solar para empresas

Ficou interessado em implementar a energia solar fotovoltaica no seu negócio? A Solen Energia oferece produtos e serviços completos para a instalação de sistemas em empresas e residências.

Temos parceria com os melhores fabricantes e trabalhamos com painéis solares monocristalino e policristalino, os melhores do mercado. Veja os nossos diferenciais:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais;
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar;
  • Rápida entrega e compromisso com prazos;
  • Criação de projetos focados em suas necessidades;
  • Equipe de engenheiros altamente qualificados;
  • Ampla rede de instaladores especializados.

Quer saber mais sobre a energia solar para empresas e conhecer os nossos produtos? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *