Blog

Energia solar para empresas: tire todas as dúvidas antes de instalar
Energia Solar para Empresas

Energia solar para empresas: tire todas as dúvidas antes de instalar

A energia solar para empresas é um dos assuntos mais discutidos na última década. Isso porque a quantidade de organizações em pleno funcionamento no país não para de crescer.

Estima-se que entre janeiro e outubro de 2019, surgiram cerca de 2,1 milhões de novas instituições. Um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Serasa Experian.

Por isso, é fundamental que as corporações invistam cada vez mais em medidas inovadoras, capazes de contribuir com o meio ambiente e com os negócios.

Entenda como funciona a energia solar para empresas

A energia solar para empresas consiste em uma solução inteligente e sustentável para a geração de eletricidade.

Na prática, consiste em um sistema on grid, que é capaz de coletar os raios ultravioletas (transmitidos por meio da luz do sol) por meio de painéis fotovoltaicos.

Depois de coletada, essa energia é convertida em corrente elétrica através de equipamentos específicos, como é o caso de geradores e conversores.

Todo esse processo de geração de energia não gera poluição e consiste em um sistema limpo. Além disso, trata-se de uma fonte renovável, visto que a luz do sol é inesgotável.

Como é feita a instalação?

Muitos gestores têm receios de investir em energia solar para empresas porque imaginam que o processo seja lento e burocrático. Entretanto, a instalação é mais fácil do que imaginamos.

O primeiro passo é contar com um projeto de energia solar. Esse documento é feito pela distribuidora com base na prática de consumo da sua organização, mensurando quais os melhores equipamentos para sua empresa.

Depois disso, a instalação completa de todos os painéis e adaptação da rede pode levar até três dias.

Como obter Certificação LEED?

O LEED consiste na sigla de Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental

De modo geral, é caracterizado como uma certificação que estabelece padrões para empreendimentos sustentáveis.

Para obter esse certificado, é necessário atingir uma pontuação específica, baseada em uma série de fatores julgados fundamentais em uma construção verde. 

Além disso, é preciso realizar o cadastro do empreendimento no USGBC (United States Green Building Council) e seguir os passos de certificação, geralmente pautados em:

  • Escolha da tipologia;
  • Registro;
  • Envio de todos os materiais necessários;
  • Revisão do material;
  • Obtenção do documento.

Benefícios do sistema fotovoltaico para empresas

A obtenção de energia solar para empresas proporciona uma série de benefícios. O principal deles é a redução significativa dos custos. 

Na prática, é possível economizar até 95% na conta de luz, levando em consideração que toda fornecedora de energia cobra taxas de manutenção da rede.

Além disso, a adoção de medidas sustentáveis contribui diretamente para o reconhecimento da marca, permitindo destaque da organização dentre os seus concorrentes. 

Por outro lado, a empresa é facilmente reconhecida pelo seu público-alvo, atingindo resultados cada vez maiores em suas parcerias de negócios.

Leia mais: Energia solar para empresas: veja por que é um diferencial competitivo

Ainda, é possível citar o baixo custo com manutenção e a excelente durabilidade das placas fotovoltaicas. De modo geral, esse material pode durar até 25 anos com as devidas assistências.

Por fim, é válido ressaltar os incentivos fiscais do governo para empresas que investem na adoção desse tipo de equipamento. 

Há uma série de resoluções que garantem diminuição de taxas para essas organizações, permitindo cada vez mais apoio federal para as iniciativas sustentáveis.

Conheça a Solen Energia

Deseja implementar a energia solar em sua organização? Conheça as soluções da Solen Energia

A empresa conta com os melhores equipamentos do mercado e indica profissionais experientes para atender às suas necessidades.

Não perca mais tempo, entre agora mesmo em contato e saiba mais.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *