Blog

Energia solar para empresas: o que é o selo solar?
Energia Solar para Empresas

Energia solar para empresas: o que é o selo solar?

Muitos são os benefícios gerados pela energia solar para empresas. Entre eles, estão o aspecto da sustentabilidade, as vantagens econômicas e também os impactos positivos para a imagem da organização com o selo solar e as certificações que atestam a preocupação ambiental.

Vale destacar que a maioria das empresas que investem em sustentabilidade pretendem valorizar a imagem, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dentre as empresas que já fizeram investimentos, 59,4% tiveram como o objetivo melhorar a reputação institucional. Ao mesmo tempo, 54,3% dos respondentes disseram se adequar aos códigos de boas práticas ambientais.

Entre os segmentos, a indústria foi a atividade com maior percentual de empresas envolvidas em inovações ecológicas, com 43,1% de participação.

Neste sentido, conquistar o selo solar é um importante objetivo para as organizações. Então, neste conteúdo, vamos abordar os principais benefícios da instalação da energia solar para empresas e explicar o que é, para que serve e como obter o selo solar.

Principais benefícios econômicos da energia solar

A geração de energia por meio da captação de luz solar garante redução do consumo de energia elétrica, promovendo economia de até 95% na conta de energia elétrica. 

O que é fundamental para empresas dos diversos portes e segmentos, que lidam com sistema de iluminação, sistemas de ar-condicionado e de refrigeração, como supermercados, equipamentos e maquinários com motores elétricos, como indústrias, irrigação e bombeamento de água, como agronegócio.

Além disso, a energia solar para empresas também evita preocupações com os altos valores de tarifas e minimiza os impactos dos aumentos da conta de energia.

Outro ponto positivo é que o sistema fotovoltaico tem durabilidade de pelo menos 25 anos, exigindo pouca manutenção e proporcionando o retorno do investimento em média em seis anos.

Leia também: Energia solar para pequenas empresas: vale a pena?

Vantagens ambientais da energia solar para empresas

Um dos principais fatores da energia solar é que a luz do Sol é um recurso renovável e infinito. Diferentemente de outras fontes como a matriz hidrelétrica e termelétrica, a produção de energia solar não causa impacto no meio ambiente, já que não emite gases poluentes.

Sem contar que a energia solar instalada nos telhados ou no chão dos estabelecimentos não faz barulho. Ou seja, é zero poluição sonora

Vale lembrar que os geradores de energia comuns produzem um ruído variável entre 70 e 85 decibéis, sendo que 80 decibéis é o limite recomendado. Já os módulos fotovoltaicos não geram nenhum tipo de barulho, assegurando o conforto acústico.

Saiba mais: Utilização da energia solar: como garantir geração de energia limpa e sustentável

Energia solar para empresas e o retorno para a imagem organizacional

Com tantos benefícios, fica clara a importância da energia solar para empresas. Mas as vantagens podem ir além, já que a utilização de tecnologias sustentáveis garantem um retorno para imagem, credibilidade e reputação dos negócios perante os consumidores, próprios colaboradores e até junto ao mercado.

Uma pesquisa da Opinion Box mostra como os clientes estão de olho na sustentabilidade e procuram empresas mais ecológicas e engajadas neste aspectos. Veja alguns dados:

  • 42% dos entrevistados se preocupam muito com práticas sustentáveis das empresas quando compram algum produto ou serviço;
  • 54% das pessoas preferem, sempre ou com frequência, marcas famosas por cuidarem do meio ambiente;
  • 65% deixariam de comprar produtos de uma empresa que polui o ambiente.

Logo, neste contexto, investir em energia solar e obter certificações, como o selo verde, é um diferencial competitivo. O que mostra aos consumidores que as empresas buscam formas mais sustentáveis de manter os negócios.

Leia também: Como comprar o kit de energia solar fotovoltaica ideal para minha empresa

O que é o selo verde?

Criado a partir de um documento de 2012, o selo verde é um projeto do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e do Banco Alemão de Desenvolvimento.

Seu objetivo é destacar unidades consumidoras que fazem uso da energia fotovoltaica. A certificação é concedida de forma gratuita para empresas, instituições públicas, privadas e residências.

Além disso, os projetos atestados são incluídos no portal do selo solar, com divulgação pelo Instituto Ideal, gerando reconhecimento.

Como conquistar o selo solar?

Para obter esse selo de energia solar para empresas, as unidades precisam comprovar a potência mínima instalada de 5kWp. Ou ainda, é possível conquistá-lo ao demonstrar que 50% do consumo de eletricidade provém da fonte solar.

Além disso, é preciso estar dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme a Resolução 414/2010. No entanto, esses são apenas alguns requisitos.

Todos os detalhes do processo de solicitação do selo solar estão nas diretrizes do site. Basta ler atentamente todas as regras, reunir a documentação necessária e preencher o formulário online de inscrição.

Depois da inscrição, a empresa passa por uma verificação de especialistas para adquirir a certificação.

Leia também: O que é energia solar e diferenças para o aquecimento solar?

Outras certificações ambientais

Além do selo solar, as empresas podem obter outras certificações que variam com o ramo de atuação do negócio e os aspectos verificados nas auditorias. Conheça as principais certificações oferecidas:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design);
  • Selo Procel Edificações
  • Certificado de Energia Renovável da Abragel;
  • Selo Energia Sustentável do Instituto Acende;
  • FSC (Forest Stewardship Council);
  • ISO 14001;
  • Processo AQUA — HQE;
  • Certificado DGNB;
  • Selo Casa Azul da Caixa;
  • Entre outros.

Saiba mais: Sistema on grid para empresas: 5 passos para escolher a melhor fornecedora

Conheça a Solen Energia

Para desenvolver o projeto de energia solar para empresas, se tornando mais sustentável, gerando economia e obtendo os selos e certificações, conte com o apoio da Solen Energia.

Oferecemos máxima qualidade em projetos completos e personalizados de energia solar. Veja nossos diferenciais:

  • Parceria com os principais fornecedores mundiais.
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar.
  • Rápida entrega e compromisso com prazos.
  • Criação de projetos focados em suas necessidades.
  • Equipe de engenheiros altamente qualificados.
  • Ampla rede de instaladores especializados.

Ficou interessado? Entre em contato conosco agora mesmo e tenha o melhor da energia solar para empresas.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *