Blog

Energia solar para empresas: conheça 5 aplicações para o uso no agronegócio
Energia Solar para Empresas

Energia solar para empresas: conheça 5 aplicações para o uso no agronegócio

A energia solar para empresas tem ganhado um espaço significativo no mercado. Isso porque vem recebendo aplicações em diferentes setores, dentre eles o agronegócio

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o segmento rural é responsável por 8,7% dos investimentos em tecnologia solar, um crescimento em relação a 2018, período em que o setor ocupou 5,4%.

Essa porcentagem tende a crescer nos próximos anos e a principal razão para isso é o constante desenvolvimento do agronegócio

Para se ter uma ideia, conforme informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgadas pelo Governo Federal, apenas na agropecuária, estima-se um valor bruto para produção de R$ 674,10 bilhões.

Por outro lado, somente em fevereiro de 2020, as vendas externas do segmento alcançaram a marca de US$ 6,41 bilhões.

Todo esse cenário demonstra a importância do setor adotar novas tecnologias para inovação da produção e aumento da competitividade

Mas, afinal, como a energia solar para empresas pode ser aplicada nesse mercado? Para te ajudar a responder essa pergunta, elaboramos um conteúdo completo. Confira. 

Você também pode se interessar: Como eficiência energética pode tornar empresas sustentáveis e lucrativas?

Benefícios da energia solar para empresas do agronegócio

Uma das principais vantagens desta inovação para o agronegócio, sem dúvidas, é a redução de consumo de energia elétrica, em que é possível minimizar as tarifas em até 95%.

Outro benefício é a geração de energia limpa e renovável, diminuindo, assim, os impactos negativos ao meio ambiente e investindo em sustentabilidade.

Além disso, os módulos fotovoltaicos on grid possuem um menor custo de implementação, quando comparados ao off grid. Desse modo, o tempo de retorno do investimento também é reduzido, podendo ser alcançado em poucos anos. 

Sem contar que o modelo de energia solar on grid é conectado à rede elétrica. E, no caso de excedente de produção de energia, o excesso é direcionado para a distribuidora, gerando créditos para a unidade produtora, no caso a empresa de agronegócio.

Finalmente, a energia solar para empresas do agronegócio possui melhores condições para instalação nas propriedades rurais e financiamentos.

5 aplicações da energia solar no agronegócio

A energia solar pode ser aplicada para diversas finalidades na indústria agro, seja na produção, iluminação e em sistemas de abastecimento. Portanto, entre as mais comuns, podemos citar:

1 – Bombeamento de água

Uma grande novidade nos últimos anos no agronegócio é a troca das bombas de água movidas à diesel pelos equipamentos à base de energia solar

O principal motivo é a sustentabilidade e economia, visto que não é necessário reabastecer o combustível.

2 – Irrigação

A irrigação do campo é sempre um desafio, especialmente em períodos de estiagem, em que é preciso bombear água mais profundamente no solo. 

Entretanto, com a energia solar, esse processo é facilitado. De maneira prática, pode-se automatizar os sistemas e, com isso, realizar um efetivo controle do fluxo de água na irrigação, minimizando o consumo e reduzindo problemas.

Leia também: Energia solar para empresas: tire todas as dúvidas antes de instalar

3 – Produção leiteira

Outra possibilidade de aplicação da energia fotovoltaica é na produção leiteira. De modo geral, é possível maximizar esse processo e proteger todo o insumo de forma eficiente.

A utilização dos módulos solares para essa finalidade permite que o leite seja conservado da melhor maneira nas câmaras de resfriamento, diminuindo prejuízos com perdas de itens e otimizando o tratamento com os animais. 

4 – Cerca elétrica para manejo do gado

Uma das demandas mais simples do segmento e que exige um baixo consumo de energia é a cerca elétrica para manejo de gado. Essa ação permite uma melhor gestão dos bichos e impede baixas, ao mesmo tempo que investe na segurança. Com a energia solar, é possível economizar ainda mais no processo.

5 – Avicultura

Finalmente, pode-se implementar a energia solar para o funcionamento de granjas e espaços de criação de frangos para corte, diminuindo os gastos com eletricidade e potencializando os resultados do setor

Conheça a Solen Energia

A Solen Energia oferece o melhor sistema de energia solar para empresas do agronegócio, combinando inovação e qualidade. 

Contando com tecnologia de ponta e os melhores fabricantes do mercado, oferecemos equipamentos inovadores e possuímos parceria com profissionais preparados para fazer a instalação e atender à necessidade da sua indústria.

Entre agora mesmo em contato e conheça todos os diferenciais da Solen Energia.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *