Blog

Energia solar para empresas: como reduzir o consumo de energia elétrica em supermercados
Energia Solar para Empresas

Energia solar para empresas: como reduzir o consumo de energia elétrica em supermercados

A adoção de energia solar para empresas é um objetivo cada vez mais desejados por empresas do mundo inteiro, inclusive no Brasil.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Greener, em 2019, cerca de 30% das companhias que possuem esse tipo de tecnologia conseguiram operar exclusivamente com energia solar

Esses dados têm proporcionado expectativas em relação à adoção desse modelo de geração de energia, principalmente pelas vantagens, que vão desde a redução de custos até a preservação do meio ambiente.

Atualmente, dentre os principais consumidores de eletricidade, os supermercados são os mais afetados. 

De modo geral, esses locais abrigam diversos equipamentos responsáveis por resfriar os alimentos, além de maquinários que preservam a temperatura do ambiente, como climatizadores e ar-condicionado.

Além disso, os supermercados mantêm todas as luzes acesas em grande parte do dia e noite, dependendo do horário de funcionamento. 

Toda essa estrutura requer uma grande capacidade energética, que garante o melhor desempenho dos aparelhos.

Entretanto, esse consumo excessivo de eletricidade resulta em um gasto considerável desses empreendimentos com energia. 

Nesse sentido, uma série de estabelecimentos têm recorrido a redução de eletricidade e, até mesmo, adoção de medidas mais sustentáveis, como é o caso dos painéis fotovoltaicos

Como reduzir o consumo de energia elétrica em supermercados?

Por ser um espaço que necessita conservar os alimentos 24 horas por dia e 7 dias por semana, muitas pessoas pensam que não é possível economizar energia. Entretanto, isso não é verdade.

Há algumas ações que podem reduzir o consumo de eletricidade e, nesse sentido, estão relacionadas ao uso e manutenção dos equipamentos. 

A primeira dica é não permitir que a passagem de ar dos expositores seja bloqueada, pois pode exigir uma atuação maior do maquinário, consumindo ainda mais energia.

Além disso, é válido a adoção de um sistema de degelo inteligente, que realizará esse processo apenas no momento necessário, evitando desperdício de recursos.

Como também, é preciso seguir o calendário de manutenções, sejam elas preventivas, corretivas ou preditivas. Equipamentos vistoriados tendem a ter um funcionamento melhor e não exigem tanta energia. 

Por fim, uma saída bastante eficaz para economia no consumo de eletricidade e redução de custos é a adoção da energia solar para empresas.

Leia mais: Tecnologia fotovoltaica: quais as novas tendências no setor?

Quando recorrer a instalação de energia solar para empresas?

Mas, afinal, quando saber que o momento certo de fazer a instalação de energia solar para empresas? A primeiro momento, é necessário realizar alguns questionamentos, tais como:

  • O gasto com energia tem sido um problema ou tem tomado grande parte do seu orçamento?
  • A região em que o supermercado está instalado sofre com quedas de energia?
  • Há espaço para instalação dos painéis solares (telhados de estacionamento, por exemplo)?

Caso alguma das respostas acima sejam afirmativas, está na hora de considerar um investimento em painéis solares

De modo geral, há uma série de vantagens em recorrer a esse sistema, pois auxiliam na redução de gastos e pode gerar economia de até 95% da conta de energia, contribuindo também para a geração de energia limpa e sustentável

Além disso, empresas que adotam medidas semelhantes, tornam-se muito mais competitivas no mercado, valorizando os negócios e se destacando dentre os concorrentes.

Como fazer a instalação das placas fotovoltaicas?

O primeiro passo para a instalação da energia solar para empresas é buscar uma distribuidora experiente, capaz de atender às especificações do seu negócio. 

A Solen Energia conta com os melhores especialistas do mercado, que criam projetos de acordo com as suas necessidades. 

Com equipamentos de alta tecnologia, a Solen Energia oferece qualidade comprovada em todos os seus kits solares, além de rápida entrega e parceria com uma equipe de integradores especializada.

Entre agora mesmo em contato e garanta o melhor projeto solar para o seu supermercado. 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *