Blog

Energia solar on grid: como o integrador pode se diferenciar no mercado
Integrador de Energia Solar

Energia solar on grid: como o integrador pode se diferenciar no mercado

O integrador de energia solar é fundamental para o desenvolvimento de todos os projetos de energia solar on grid, seja em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais, instalações públicas e outros. 

Afinal, é ele quem dispõe de conhecimento técnico aprofundado para dimensionar o projeto de forma adequada para atender às necessidades de economia dos clientes e também para realizar a colocação dos equipamentos fotovoltaicos com qualidade.

Assim, é possível fornecer uma instalação segura, inclusive em termos elétricos, garantir o correto funcionamento do sistema e a eficiência na geração de energia elétrica a partir da luz solar captada pelo sistema fotovoltaico.

Neste contexto, o profissional é essencial não só pela implementação da energia solar on grid, mas também pelo estudo e criação do projeto com a devida análise de viabilidade, da incidência solar, do sombreamento, da estrutura para fixação, da inclinação do módulo fotovoltaico, do local de instalação, entre outros itens.

Leia também: Integrador de energia solar: como dimensionar o custo de instalação

Principais benefícios que o integrador pode gerar

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil já conta com 389 mil sistemas para captação de luz natural, com mais de 400 mil unidades consumidoras em operação. O que representa um crescimento anual de 150% no número de equipamentos.

Além disso, a cobertura efetiva da energia solar on grid já atinge 90% dos municípios brasileiros. Então, com todo este campo de expansão e crescimento de instalação, os integradores são profissionais cada vez mais necessários.

Como já mencionamos, eles promovem inúmeros benefícios ao realizar todo o processo de instalação, como por exemplo:

  • Capacidade de criar o projeto adequado;
  • Garantia de serviço bem executado;
  • Sistemas fotovoltaicos de qualidade;
  • Instalação com segurança e proteção, evitando acidentes, sobrecargas no sistema e outros riscos;
  • Cumprimento das recomendações da NR-10 sobre segurança em energia elétrica e da NR-35 sobre segurança do trabalho em altura;
  • Suporte quando necessário;
  • Entre outros.

Leia também: Instalação de energia solar: é melhor no telhado ou no solo?

Como o integrador de energia solar on grid pode se diferenciar

Para se destacar no mercado e atender os clientes com serviços de alto valor agregado, gerando satisfação, sendo reconhecido e ainda ganhando indicações, os integradores precisam antes de mais nada ter fornecedores de sistemas fotovoltaicos de qualidade.

Saiba mais: Energia solar fotovoltaica: 6 dicas para definição dos fornecedores

Depois, para se diferenciar, é importante seguir alguns passos. Vamos ver os principais a seguir:

1. Corpo técnico qualificado

O processo de dimensionamento, instalação e colocação dos módulos é desafiador. Para isso, é necessário que sua integradora possua um corpo técnico qualificado, envolvendo engenheiro e instalador. Inclusive, um ponto positivo é ter um gestor responsável pelos cuidados com o projeto.

Então, promover a capacitação e a atualização contínua de todos os funcionários é fundamental para sua empresa ser bem vista.

2. Reconhecimento no mercado

Para dar a segurança necessária aos clientes na hora da contratação da empresa, os integradores precisam ter experiência, conhecimento, credibilidade e reconhecimento no mercado. Assim, é possível transmitir confiança para os consumidores fecharem o contrato.

3. Treinamentos e certificados de capacitação

Já falamos sobre a importância da qualificação da equipe e do atendimento às normas de segurança. Neste sentido, os integradores devem fornecer todos os treinamentos para a equipe atuar da melhor forma possível. Inclusive, é importante contar com certificados para atestar a capacitação de todos os envolvidos.

4. Ferramentas e equipamentos de segurança

O serviço de instalação da energia solar on grid não é para qualquer profissional. Por isso, você deve estar preparado para ter todas as ferramentas e equipamentos de segurança necessários. Entre eles, o integrador deve possuir:

  • Ferramentas básicas, como chaves de fenda, alicates, fita métrica, lâmina, chave de boca, martelo, furadeiras, parafusadeiras, serra circular, entre outros;
  • Equipamento de Proteção Individual, como capacetes, botas, luvas, óculos, cinto de segurança, talabarte e demais acessórios. 
  • Utensílios para trabalho em altura, como andaime ou escada;
  • Ferramentas específicas para instalação fotovoltaica, como alicates de corte, multímetro, megômetro, alicates decapadores etc.

Saiba mais: Kit energia solar: como monitorar o consumo de energia

5. Manutenção

Nem todas as integradoras fazem a manutenção do sistema fotovoltaico. Isso pode deixar os clientes sem suporte caso eles precisem de ajuda nos anos seguintes à instalação. Então, se você quer se destacar, uma forma é fornecer também a manutenção, com gerenciamento dos equipamentos desde a sua instalação e durante toda a vida útil, garantindo sua durabilidade.

6. Cases de sucesso

Uma estratégia para conquistar mais clientes para sua integradora é mostrar os casos de sucesso de instalação e os resultados gerados em termos de economia. Com isso, outros interessados podem se espelhar nessas histórias para ganhar confiança e resolver fechar o serviço com você.

7. Orçamento assertivo

Outra dica relevante para os integradores é preparar cotações e orçamentos assertivos, esclarecendo tudo o que está incluído nos serviços. Afinal, cada projeto deve ser desenvolvido de forma personalizada, verificando se itens adicionais são necessários ao processo de instalação, como reforço da estrutura local ou algum tipo de reparo no telhado.

Então, nada melhor do que deixar tudo explicado antes sobre os valores da energia solar on grid para evitar problemas posteriores com os clientes, causando insatisfação.

Leia também: Passo a passo para escolher o kit de energia solar ideal para residência

8. Oferecimento de garantia

Em geral, os equipamentos de energia solar on grid já possuem garantia dos fabricantes. No caso dos inversores, é normal 10 anos de garantia. Já, para os módulos, a garantia chega a 25 anos com eficiência de pelo menos 80%.

Mas, além dessas, vale a pena que o integrador também ofereça uma garantia sobre os serviços realizados. O que mostra para o cliente transparência e credibilidade.

Saiba mais: Energia solar para empresas: integrador precisa se preocupar com garantia?

Como a Solen pode ajudar os integradores

Para os integradores poderem fazer a melhor instalação possível da energia solar on grid, é preciso contar com equipamentos de eficiência, alta tecnologia e máxima performance.

A Solen Energia atua com as principais fabricantes de sistemas fotovoltaicos do mundo, com ótimo preço, tecnologia e rápida entrega.

Estamos sempre dispostos a colaborar e a viabilizar os projetos da nossa rede de integradores e temos condições especiais para nossos parceiros. Também indicamos a nossa rede de integradores para realizar a instalação dos nossos kits solares para residências, empresas, indústrias e propriedades rurais.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Faça download do Guia sobre Energia Solar no Agronegócio e tire todas suas dúvidas!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.