Blog

Energia solar no Brasil: como evitar o sombreamento dos módulos
Instalação de Energia Solar

Energia solar no Brasil: como evitar o sombreamento dos módulos

Com a alta incidência de luz solar no país, a energia solar no Brasil é um grande atrativo para residências, empresas, propriedades rurais, indústrias, supermercados e outros. Mas, para que a instalação gere os resultados esperados, é preciso que os integradores estudem bem a questão dos sombreamentos.

Afinal, a colocação dos módulos fotovoltaicos precisa ser feita considerando todos os fatores de dimensionamento do projeto de energia solar para garantir a maior eficiência na produção de energia elétrica.

Vale lembrar que a energia solar está em alta e forte crescimento no Brasil e no mundo. Segundo o relatório Power Transition Trends 2020, da Bloomberg New Energy Finance, as fontes solar e eólica juntas responderam por 67% da capacidade adicionada de geração de energia elétrica no mundo em 2019. 

No entanto, a solar ainda liderou em novas usinas geradoras, somando 45% do total. Ou seja, quase a metade da potência adicionada em 2019 foi originada dos sistemas solares.

Outros dados do mesmo estudo mostram a expansão da fonte solar e o barateamento dos custos.

  • Em 2010, a capacidade instalada da energia solar no mundo era de 43,7 GW e, no final de 2019, subiu para 651 GW.
  • Os preços dos equipamentos fotovoltaicos despencaram mais de 85% nos últimos dez anos. 

Leia também: Integrador de energia solar: como dimensionar o custo de instalação

Principais fatores para eficiência da energia solar no Brasil

Para aproveitar todo o cenário positivo da energia solar no Brasil e no mundo, os integradores precisam não apenas entregar projetos de instalação dos sistemas fotovoltaicos com serviços de qualidade.

Os profissionais também têm que agregar valor ao serviço e mostrar que conhecem todos os fatores que podem influenciar na geração de energia elétrica. Assim, é possível promover o melhor desempenho do kit de energia solar e garantir economias substanciais na conta de energia elétrica dos clientes, podendo chegar até aos 95%.

Entre os aspectos que impactam a eficiência, estão:

  • Inclinação do telhado se for a opção escolhida para instalação;
  • Índice solarimétrico, que mede o potencial de insolação em um determinado espaço, como o imóvel do cliente, seja uma casa, empresa ou prédio;
  • Quantidade de módulos que serão instalados;
  • Espaço disponível seja no telhado ou no solo;
  • Disposição da estrutura completa do sistema fotovoltaico;
  • Localização do imóvel e os riscos de sombreamento.

Leia também: Como ganhar dinheiro com energia solar: por que se capacitar na instalação do kit de energia solar?

O que é o sombreamento na energia solar?

Como o próprio nome já diz, o sombreamento é tudo o que causa sombra nos sistemas fotovoltaicos de energia solar no Brasil. Isso porque os módulos, quando instalados, devem receber a luz solar em toda a sua extensão.

Porém, a captação da luz pode ser comprometida pela interferência das sombras, sejam elas de árvores e vegetações, prédios vizinhos, outros sistemas solares, nuvens, construções adjacentes e até de postes e outras estruturas presentes nas ruas.

Vale lembrar também que o sol muda de posição durante o dia. Então, pode ser ocorram sombras não vistas anteriormente em algum momento do dia. E isso pode se tornar um problema.

Quais são os riscos do sombreamento? 

Os dois principais pontos de preocupação da energia solar no Brasil com o sombreamento são: geração energética e danificação das estruturas. 

Produção de energia: qualquer diminuição na área de captação da luz solar, em qualquer momento do dia, reduz e muito a eficiência da geração energética, sendo que a diminuição pode chegar a até 75%.

Riscos de danos: neste caso, a explicação é a seguinte: como apenas uma parcela do módulo recebe a luz solar, o pedaço sombreado acaba sofrendo com o calor dissipado. O que, com o tempo, pode acarretar em danos ao sistema.

Saiba mais: Como comprar o kit de energia solar fotovoltaica ideal para minha empresa

Como evitar o sombreamento no projeto de instalação

Depois de entender todos os prejuízos associados ao sombreamento, os integradores precisam buscar soluções para evitar esses riscos. Algumas boas práticas podem ajudar no desenvolvimento dos projetos de instalação de energia solar no Brasil. Vamos a elas:

Planejamento correto

Como vimos acima, no planejamento para instalação da energia solar, é preciso observar cuidadosamente e criteriosamente a posição do Sol ao longo de todo o dia, do nascer ao pôr, ver como a luz se comporta e os possíveis sombreamentos. Toda essa análise é chamada de cálculo do sombreamento.

Observação periódica

Após realizar a instalação de forma correta, garantindo a eficiência na produção de energia elétrica, é importante que os proprietários dos imóveis e/ou profissionais responsáveis mantenham uma observação periódica do ambiente. 

Assim, é possível tomar medidas, como reposicionamento dos módulos, podas de árvores, retirada de objetos, galhos e folhas.

Manutenção do sistema fotovoltaico

Outros fatores podem interferir na ocorrência de sombras, como novas construções próximas. Por isso, para prolongar a vida útil e aumentar a eficiência do sistema, os integradores devem fazer manutenções dos equipamentos a fim de verificar a incidência solar e possíveis perdas operacionais.

Leia também: Qual a durabilidade do kit energia solar?

Como promover a instalação da energia solar no Brasil

Para facilitar a instalação da energia solar no Brasil e fazer com que os integradores realizam os projetos com sucesso, a Solen Energia é um aliado importante.

Ajudamos os integradores fornecendo equipamentos de qualidade, dos principais fabricantes mundiais, com alta tecnologia, melhor custo-benefício e rápida entrega.

Além disso, realizamos a indicação de serviços de instalações para os integradores parceiros e damos total suporte para os profissionais em todas as situações.

Se quiser saber mais informações e aproveitar os nossos benefícios, entre em contato agora mesmo!

Faça download do “[Guia] Energia solar para pequenas e médias empresas”. Saiba como a energia solar reduz custos de PMEs e tire todas as suas dúvidas!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *