Blog

Energia solar fotovoltaica: 6 dicas para definição dos fornecedores
Integrador de Energia Solar

Energia solar fotovoltaica: 6 dicas para definição dos fornecedores

Para entregar serviços de qualidade aos clientes na elaboração e dimensionamento dos projetos de energia solar fotovoltaica, bem como na instalação do sistema, os integradores precisam contar com os melhores equipamentos do mercado. 

Neste sentido, é comum que os integradores tenham dúvidas sobre a aquisição dos sistemas fotovoltaicos apropriados para cada tipo de instalação, de qual fornecedor devem comprar o kit de energia solar e quais as soluções com o melhor custo-benefício.

Então, os profissionais não podem só pensar nos custos e devem procurar equipamentos de alta eficiência e tecnologia de ponta. Assim, é possível realizar serviços de alto valor agregado, gerando satisfação dos consumidores, fidelização e até indicação de novos clientes.

Vale destacar que o Brasil já atingiu a marca de 400 mil unidades consumidoras de geração solar fotovoltaica, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Este número representa um crescimento de 118% nos últimos 12 meses, com o acréscimo de mais 214 mil consumidores no período.

Com isso, a tecnologia já soma mais de 3,8 gigawatts de potência instalada operacional. 

Ou seja, os integradores têm a seu favor a conscientização, o conhecimento e o interesse cada vez maior das pessoas. Tanto em busca de soluções ecológicas na produção de energia elétrica, como de olho nas vantagens econômicas, já que o sistema proporciona redução de até 95% no valor da conta de energia.

Leia também: Passo a passo para escolher o kit de energia solar ideal para residência

Principais cuidados na aquisição de sistemas de energia solar fotovoltaica

Com todo este cenário, os integradores devem ter cuidados e atenção na hora de escolher os fornecedores e fabricantes dos equipamentos, que vão usar nos seus projetos de instalação de energia solar fotovoltaica.

A certificação do Inmetro é um dos requisitos necessários para a compra de um equipamento de qualidade, sejam os módulos ou inversores.

Vamos ver, então, alguns aspectos importantes que deve-se ficar de olho, tanto em relação ao sistema fotovoltaico, como em relação ao fornecedor.

1. Eficiência, custo e garantia dos equipamentos

Um dos principais pontos diz respeito à qualidade dos equipamentos usados pelos fornecedores. Além de ter certificação e atender às necessidades do projeto, os sistemas devem usar tecnologia de ponta para garantir maior eficiência e ter elementos de proteção elétrica para proporcionar maior segurança para o imóvel.

Em termos de eficiência, deve-se levar em conta quantos watts de energia são entregues por metro quadrado. E os módulos mais eficientes variam entre 15% e 16%. 

Já, no caso da garantia, os módulos possuem vida útil de pelo menos 25 anos com 80% da potência original. Também é importante avaliar a variação de potência, que ocorre por causa da diferente incidência e radiação solar, medida pelo índice solarimétrico. Nesta situação, uma tolerância na variação vai de 0 a 5%.

O custo, por sua vez, deve ser considerado, mas com precaução, porque o barato pode sair caro depois em problemas e falhas do sistema. Portanto, além dos itens citados acima, é essencial verificar a durabilidade, a resistência às intempéries e à ação dos raios ultravioletas.

2. Verificação do histórico da fornecedora

O fornecedor dos equipamentos precisa ter expertise e credibilidade no mercado. Por isso, os integradores, ao escolher um fabricante na hora de comprar os sistemas de energia solar fotovoltaica, devem priorizar a aquisição com empresas já consolidadas e experientes.

Até porque um fornecedor, com mais tempo e conhecimento, já está maduro e preparado para oferecer as melhores soluções.

Saiba mais: Energia solar no Brasil: como evitar o sombreamento dos módulos

3. Avaliação do atendimento e suporte

É normal surgirem dúvidas e problemas antes da instalação, no momento de projeto e dimensionamento, e até no decorrer do processo de implementação da tecnologia fotovoltaica. 

Logo, os integradores devem estudar se os fornecedores possuem um atendimento rápido e qualificado com profissionais especializados para dar assistência ao longo de todo o processo, desde a vistoria técnica até a troca do medidor de consumo de energia. Além disso, é preciso ter um suporte ágil para eventuais falhas e manutenções.

4. Garantia oferecida pelo fornecedor

Os equipamentos, normalmente, são vendidos com uma garantia de, em média, 10 anos contra defeitos de fábrica e durabilidade de 25 anos, com 80% da potência original, como já comentamos. Então, verifique se o fornecedor cumpre com esses requisitos de garantia, se ainda oferece alguma cobertura extra e veja a procedência e a qualidade de cada item do projeto de energia solar.

5. Conhecimento de outros clientes e instalações

Uma forma simples de saber se vale a pena a compra de equipamentos de determinados fornecedores é verificar a opinião de outros clientes e visualizar a instalação de outros projetos que usem os sistemas vendidos por esse fornecedor. 

Neste caso, os integradores devem consultar as páginas e redes sociais da empresa, assim como sites de reclamações. Da mesma forma, pode-se buscar referências para saber a satisfação dos clientes antigos com as tecnologias oferecidas.

6. Adequação às normas da Aneel

Por fim, a empresa fornecedora dos equipamentos de energia solar fotovoltaica deve cumprir com as normas registradas pela Resolução Normativa 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Tais regras dispõem sobre a microgeração e minigeração de distribuição de energia elétrica e asseguram a qualidade dos produtos oferecidos.

Leia também: Energia solar residencial: por que é paga a taxa mínima de energia?

Conheça a Solen Energia

Na busca pelo melhor fornecedor de equipamentos de energia solar fotovoltaica, os integradores podem contar com a Solen Energia

Especialistas em soluções de energia solar, atuamos com os principais fabricantes mundiais para fornecer os kits de energia solar de alta qualidade, máxima eficiência, tecnologia de ponta e ótimo custo-benefício.

Também temos compromissos com os prazos, entregando suas encomendas rapidamente. Além disso, auxiliamos os integradores em todas as suas necessidades, com suporte constante.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um orçamento dos nossos equipamentos!

Faça download do “[Guia] Energia solar para pequenas e médias empresas”. Saiba como a energia solar reduz custos de PMEs e tire todas as suas dúvidas!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *