Blog

O que é energia solar e diferenças para o aquecimento solar?
Energia Solar Residencial

O que é energia solar e diferenças para o aquecimento solar?

Cada vez mais, existem opções para ajudar os moradores na geração de energia elétrica mais barata, na redução do consumo de água e até no aquecimento de água. São tecnologias e soluções sustentáveis, como o sistema de energia solar fotovoltaico e o aquecimento solar. Mas muitas pessoas se confundem sobre o que é energia solar e aquecimento solar.

Para resolver todas as dúvidas de uma vez por todas, vamos apresentar neste conteúdo como funciona cada sistema, quais suas aplicações e as diferenças entre ambos.

Em primeiro lugar, vale destacar que tanto a energia solar como o sistema de aquecimento são importantes para as residências. A primeira é responsável por gerar a energia para iluminação e equipamentos eletrodomésticos, entre outros. Já a segunda promove o aquecimento de água.

O que é energia solar?

O sistema de energia solar é composto por um kit com os módulos solares, cabeamentos e inversores

Os painéis solares são responsáveis por captar a luz do Sol e gerar a energia de corrente contínua. Esta corrente, então, passa pelo inversor e é transformada em corrente alternada para o uso residencial.

Veja mais: Saiba como economizar energia elétrica residencial

Como funciona cada sistema?

Como mencionamos, a energia solar fotovoltaica consiste na conversão da energia produzida a partir do Sol diretamente para energia elétrica. A instalação dos sistemas nos telhados triplicou em 2019 em relação ao ano anterior no Brasil, com 95,3 mil unidades, segundo dados da Aneel. 

O aquecimento solar, por sua vez, é um sistema formado basicamente por um coletor solar e um reservatório térmico. Nele, as placas coletoras absorvem a radiação solar e o calor captado é transferido para a água que circula pelas tubulações.

Então, o reservatório térmico, conhecido como boiler, recebe a água aquecida para o armazenamento. Com os cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente, a água é conservada para o consumo posterior. 

Leia também: 3 fontes de energia renováveis para usar em seus imóveis

Qual a aplicação de cada equipamento?

Em geral, o objetivo do sistema de aquecimento solar é deixar a água aquecida, tanto nas torneiras como no chuveiro, ajudando a reduzir os custos de energia elétrica com chuveiro e torneira elétricos.

Por isso, na hora de estudar a aquisição de um sistema de aquecimento solar, é preciso calcular, em média, a quantidade de água utilizada. Por exemplo: a quantidade de banhos diários, a quantidade de chuveiros e torneiras. Assim, o consumidor tem uma melhor ideia da sua necessidade.

Já a energia solar tem uma atuação muito mais ampla e o sistema fotovoltaico produz energia para todos os equipamentos que usam eletricidade na sua casa, o que inclui também a água aquecida por resistência. 

Dessa forma, o morador gera sua própria energia, atingindo uma economia de até 95% na conta de energia elétrica, garantindo autonomia e proteção contra elevação de tarifas. Sem contar que o excedente pode ser enviado para a distribuidora, garantindo créditos na próxima conta de energia.

Portanto, o aquecimento solar funciona de maneira mais simples, mas tem um benefício mais limitado do que a energia solar.

Leia também: Como economizar energia em casa: é possível zerar a conta?

Quais as principais diferenças entre os sistemas?

Apesar de já termos mencionado as distinções gerais de funcionamento e aplicação dos sistemas de aquecimento solar e energia solar, eles também têm diferenças nas questões de vida útil, instalação, custos e atuação em dias frios. Saiba mais:

Dias frios: com baixas temperaturas, o sistema aquecimento perde um pouco de sua capacidade de geração de água aquecida. Já o sistema fotovoltaico, mesmo com frio e nublado, possui a mesma produção de energia elétrica.

Durabilidade: os equipamentos de aquecimento solar têm vida útil de cerca de 20 anos, com garantia média de cinco anos. No sistema fotovoltaico, a durabilidade é de pelo menos 25 anos.

Investimento: o sistema de aquecimento solar tem custo menor do que a energia solar e o retorno é previsto entre dois e três anos. O investimento no kit fotovoltaico, por sua vez, é maior e o retorno ocorre em cerca de 6 anos, mas a redução de gastos é mais significativa.

Instalação: o aquecimento solar tem instalação mais simples, pois não precisa de ligação à rede elétrica. Já o sistema de energia solar é um pouco mais burocrático, pois necessita de aprovação e vistoria da distribuidora, assim como a troca do medidor convencional. O lugar mais indicado para a implementação de ambos é o telhado, evitando sombras, mas o modelo fotovoltaico ainda pode ser colocado no chão.

Leia também: Instalação de energia solar em residência: o que você precisa saber

Como escolher a melhor opção para sua residência

Para escolher entre os sistemas de energia solar e de aquecimento solar, é preciso colocar na balança e levar em consideração algumas questões, como as suas necessidades, os objetivos, benefícios e custos.

Por exemplo, se a sua demanda mais latente for por água quente ou se você deseja reduzir gastos com o chuveiro, o aquecimento solar é mais assertivo. 

Mas o sistema fotovoltaico tem muito mais aplicações, permite reduzir custos com energia em todos os aspectos no seu imóvel, possui alta durabilidade e potencial de economia futura, além de ajudar na valorização da residência.

Vale lembrar também que os dois sistemas podem atuar em conjunto, obtendo ainda mais a eficiência da energia do sol. 

Conheça a Solen Energia

Agora, você já conhece as diferenças entre a energia solar e o sistema de aquecimento e sabe como escolher o modelo ideal para a sua residência de acordo com as suas necessidades. Para garantir os melhores equipamentos fotovoltaicos para geração de energia solar, conte com a Solen Energia.

Temos parceria com os principais fabricantes e fornecedores mundiais, garantindo sistemas com máxima qualidade, alta tecnologia e maior eficiência. Além disso, desenvolvemos projetos de energia solar completos do planejamento até a instalação.

Então, analisamos a sua realidade, estimamos o kit adequado e indicamos integradores capacitados para fazer a instalação.

Quer ter a melhor solução de energia solar na sua casa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *