Blog

Energia fotovoltaica: vantagens e desvantagens da instalação e manutenção
Instalação de Energia Solar

Energia fotovoltaica: vantagens e desvantagens da instalação e manutenção

Quem procura por fontes alternativas e sustentáveis, provavelmente já se deparou com a energia fotovoltaica, vantagens e desvantagens desse tipo de tecnologia. Já não é de hoje que a energia solar se tornou muito popular, especialmente no Brasil, onde grande parte do território recebe alta incidência de raios solares durante todo o ano.

Mas, ainda há muitas dúvidas sobre como é a instalação e manutenção das módulos fotovoltaicos, bem como do próprio funcionamento da energia solar.

No artigo de hoje, conheça mais sobre a energia fotovoltaica, vantagens e desvantagens, e saiba o porquê você só tem a ganhar com essa solução. Acompanhe a leitura!

As 4 melhores vantagens da energia fotovoltaica

A energia solar apresenta inúmeras vantagens, começando pelo baixo impacto ambiental. Por causa disso, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) tem planos para que o Brasil se torne um dos 10 maiores mercados de energia limpa do mundo, devido ao seu clima tropical com alta incidência de sol.

Abaixo, conheça mais sobre a energia fotovoltaica, vantagens e desvantagens.

1 – Maior economia

Em primeiro lugar, não podemos esquecer o principal benefício da energia solar que é a economia. Afinal, a conta de energia elétrica é uma das maiores vilãs das famílias brasileiras. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 87% dos consumidores consideram que o valor com eletricidade no Brasil é muito caro.

Com a instalação de um sistema de energia fotovoltaica, é possível ter uma economia de até 95% na conta de energia elétrica e o consumidor ainda tem a possibilidade de vender o excedente para as companhias de eletricidade.

2 – Resistência às intempéries

Depois de lembrar o impacto positivo da energia solar no preço da conta, vamos trazer os benefícios em relação à instalação e manutenção. 

Os módulos fotovoltaicos são resistentes às intempéries, como ventos, chuvas e até granizo, com capacidade para enfrentar mudanças climáticas e as adversidades do tempo. No entanto, isso não elimina a necessidade de limpeza e manutenção periódica do sistema para garantir a qualidade e eficiência de funcionamento.

3 – Facilidade de instalação

O sistema de energia fotovoltaica é muito fácil e simples de instalar e, por isso, é cada vez mais comum o uso de módulos fotovoltaicos em vários estabelecimentos, incluindo residências e empresas de pequeno porte. Inclusive, em geral, o processo de instalação leva apenas de dois a três dias.

Há quem tenha dúvidas sobre o custo de instalação do sistema fotovoltaico de energia solar. Os valores podem variar de acordo com o dimensionamento do projeto, potência do kit, número de módulos, entre outras características.

Entretanto, o retorno do investimento é visível em pouco tempo, diante da grande economia na conta de energia elétrica e todos os benefícios da energia solar.

Além do mais, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entre os anos de 2014 a 2019, o preço dos módulos de energia solar apresentou uma queda de 43%. Perspectivas apontam que esse valor deve diminuir ainda mais, com os incentivos do Governo Federal para aumentar o uso de fontes renováveis de energia.

4 – Facilidade de manutenção

Recomenda-se que a limpeza dos módulos seja feita a cada 6 meses, mas isso pode variar conforme às condições do ambiente. No entanto, o processo de limpeza de sujeiras é tão simples que pode ser feito pelos próprios proprietários do imóvel e o custo de manutenção se torna bem baixo.

Energia fotovoltaica: vantagens e desvantagens – têm pontos negativos?

Não restam dúvidas quanto aos inúmeros benefícios da energia solar. Mas, como dissemos anteriormente, o artigo de hoje vai tratar sobre energia fotovoltaica, vantagens e desvantagens 

Por isso, é preciso ressaltar alguns pontos considerados “negativos”, principalmente no que diz respeito à instalação e manutenção. São eles:

  • Alto investimento inicial, comparado aos outros sistemas energéticos, apesar do barateamento da energia solar, como vimos acima;
  • Tempo de 30 dias para homologação e funcionamento do sistema, que, embora pareça muito, é importante para garantir que o projeto seja desenvolvido dentro das normas de segurança e eficiência.
  • Necessidade de um local para instalação do módulo, mas que é rapidamente compensada, porque o sistema fotovoltaico pode ficar em pequenos espaços de telhados e até no chão. A equipe de integradores é responsável por identificar e dimensionar o lugar adequado.
  • Falta de geração de energia durante a noite. Contudo, o sistema gera créditos de energia, como vamos explicar abaixo.

Todos esses aspectos são compensados com o ROI (Retorno sobre Investimento) rápido. Ou seja, tratar sobre “energia fotovoltaica: vantagens e desvantagens” é verificar principalmente os pontos positivos dos módulos solares.

Importante ressaltar que é possível ganhar créditos com a geração de excedente de energia elétrica a partir da fonte solar. Afinal, tudo o que foi produzido e não foi utilizado pela residência naquele momento pode ser injetado na rede da distribuidora, garantindo créditos na próxima conta de energia.

Faça a sua instalação com a Solen Energia

O tema “energia fotovoltaica: vantagens e desvantagens” pode representar muitos desafios para os interessados em instalar o sistema solar na sua residência ou empresa. Para ajudar os consumidores, é importante conhecer uma empresa experiente e especializada em soluções de energia solar.

A Solen Energia oferece os melhores equipamentos, com alta tecnologia e dos principais fabricantes mundiais para a instalação de um sistema de energia fotovoltaica, além de indicar profissionais treinados e capacitados para os serviços de instalação e manutenção.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *