Blog

10 dicas para economizar energia elétrica
Economia de Energia Energia Solar no Brasil Energia Solar para Empresas Energia Solar Residencial Energia Sustentável Tecnologia Fotovoltaica

10 dicas para economizar energia elétrica

A conta de luz chegou em setembro e inúmeros brasileiros tomaram um susto. Por isso, reunimos 10 dicas para economizar energia elétrica e a não tomar mais sustos na sua conta de luz. 

Dicas para economizar energia elétrica:

  1. Use lâmpadas certas

Se possível, troque as lâmpadas eletrônicas pelas de LED, que são duas vezes mais econômicas. Se comparadas com as incandescentes, as de LED são seis vezes mais econômicas. Isso gera muita economia no final do mês.

  1. Iluminação natural

Quanto maior a iluminação natural, menos precisará acender lâmpadas. Procure deixar janelas sem cortinas, durante o dia, e se estiver construindo ou reformando, pense nisso na hora de fazer o projeto.

  1. Cuidado com ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar

Não use esses equipamentos, se possível, durante os horários de pico (entre 18h e 21h). Programe-se para passar toda a roupa de uma vez e diminua o tempo do banho. Além de economizar luz, também poupará água, que também está encarecendo.

  1. Tire equipamentos das tomadas

Ao terminar de usar computadores, por exemplo, tire da tomada e só volte a conectar se for usá-los. Também tenha atenção aos aparelhos eletrônicos em stand by, que são responsáveis por gastos de até 12%.

  1. Geladeira: atenção com ela!

Procure não deixar a geladeira perto do fogão, pois a caloria faz com que ela trabalhe mais. Além disso, verifique a borracha de vedação, pois se elas estiverem velhas, a geladeira gasta mais energia para manter a temperatura. Outra dica: não forre as prateleiras! Plásticos e outros materiais prejudicam a circulação do ar frio.

  1. Filtros do ar condicionado

Se você tem ar condicionado em casa, procure deixar os filtros bem higienizados e limpos, pois se tiver sujeira, o temporizador do equipamento é acionado mais vezes para manter a temperatura.

  1. Temporizadores

Uma boa solução é instalar temporizadores/sensores de movimento em locais onde as pessoas passam de vez em quando. Assim as lâmpadas vão acender e apagar sozinhas, sem desperdício.

  1. Não durma com a TV ligada

Se você tem o hábito de dormir com a TV ligada, repense. Use o timer do equipamento para desligar automaticamente ou desligue você mesmo. Isso ajudará muito.

  1. Opte por eletrodomésticos mais eficientes

Antes de comprar qualquer equipamento, confira o selo fornecido pelo Inmetro – Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia. Nele você pode saber se os aparelhos vão de E (menos eficiente) até A (mais eficiente). Inclusive, se você optar por um eletrodoméstico mais barato, mas ele for E, o barato vai sair muito caro. Atenção a isso!

  1. Use a energia do sol

Hoje, a energia solar está se popularizando e ganhando muito espaço. Com a instalação de painéis solares fotovoltaicos, residências e empresas reduzem em até 95% a conta de energia. O investimento retorna em alguns meses e você pode ter tranquilidade e ainda usar ar condicionado sem culpa, por exemplo. Além disso, a energia solar fotovoltaica é limpa, ou seja, contribui com o planeta.

Para saber como utilizar a energia solar fotovoltaica e reduzir em até 95% sua conta de energia elétrica, fale com a gente:

 

 

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.