Blog

Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa
Energia Solar para Empresas

Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa

Muitos gestores procuram saber como reduzir o consumo de energia elétrica nas empresas. Assim, é possível diminuir o valor das contas de energia e aumentar a lucratividade do negócio.

Afinal, o consumo desenfreado de energia elétrica pode trazer sérios prejuízos para as empresas, principalmente, indústrias e fábricas. Isso porque essas organizações contam com um grande número de funcionários e equipamentos elétricos.

Portanto, saber como reduzir o consumo de energia elétrica em sua empresa é fundamental. Neste post, vamos dar dicas práticas para atingir este objetivo. Saiba mais a seguir!

5 formas de como reduzir o consumo de energia elétrica

Para a empresa ter sucesso nesta estratégia, é importante encontrar maneiras de diminuir o consumo e alternativas de geração de energia. Confira abaixo como o seu negócio pode se beneficiar ao adotar certas práticas!

1. Invista em energia solar

O uso de fontes de energia limpas e renováveis é uma grande tendência, inclusive no setor corporativo. Até porque proporciona economia financeira aliada à preocupação com o meio ambiente. Com isso, é uma boa opção de como reduzir o consumo de energia elétrica.

Dentre as fontes renováveis, a energia solar fotovoltaica se destaca por se tratar de uma instalação simples, acessível e com ótimo retorno do investimento. O sistema traz muitas vantagens a longo prazo, como:

  • Redução das contas de energia em até 90%;
  • Longa durabilidade do equipamento, com expectativa média de 25 anos;
  • Manutenção e limpeza, normalmente, duas vezes ao ano;
  • Investimento se paga em até 6 anos.

Além disso, a empresa ganha competitividade e aumenta sua credibilidade perante o mercado, os consumidores e os próprios funcionários ao se tornar mais sustentável.

Vale lembrar que o sistema fotovoltaico gera ganhos substanciais para empresas de diversos portes e segmentos, como no agronegócio, supermercados, indústrias, instituições de ensino e outros.

Inclusive, segundo levantamento da Absolar, os investimentos privados das empresas na área de energia solar já somam cerca de R$ 6,1 bilhões desde 2012 no Brasil.

2. Conscientize os colaboradores

Não adianta somente trocar o sistema de geração de energia. Também é importante conscientizar os funcionários sobre como reduzir o consumo de energia elétrica. Converse com a equipe sobre o uso consciente e inteligente dos aparelhos, máquinas e equipamentos da empresa.

Por exemplo, o ar condicionado deve ser ligado com portas e janelas fechadas para ser aproveitado ao máximo. Da mesma maneira, os colaboradores não podem se esquecer de desligar os aparelhos que não estejam sendo usados e apagar a luz quando não houver pessoas no local.

3. Revise os equipamentos

O maquinário e os equipamentos da empresa também não podem passar despercebidos. Afinal, alguns aparelhos, por serem mais antigos, podem apresentar um consumo de energia muito alto. O que pode causar grande impacto na conta de energia.

Portanto, uma forma de como reduzir o consumo de energia elétrica é revisar todos os equipamentos da empresa. Avalie a possibilidade de trocar aparelhos e se isso compensa financeiramente a longo prazo.

Além disso, ao comprar aparelhos novos, sempre verifique se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Este indicativo mostra que o produto oferece uma boa eficiência energética, ajudando a diminuir os gastos da empresa.

4. Faça manutenções preventivas

É importante fazer vistorias e manutenções preventivas regularmente nos equipamentos e instalações elétricas da empresa. O ideal é realizar de seis em seis meses para garantir que o consumo de energia esteja adequado.

Isso porque equipamentos ou instalações com problemas podem consumir muito mais energia do que o necessário.

5. Otimize o consumo das lâmpadas

A lâmpadas LED geram uma boa economia para as empresas, já que consomem muito menos energia do que as tradicionais.

Além disso, a durabilidade de uma lâmpada LED também é maior do que a incandescente. O que promove mais economia a longo prazo.

O que é a energia solar?

Entre todas as estratégias de como reduzir o consumo de energia elétrica nas empresas, a produção de energia solar é realmente a mais impactante, já que consegue gerar uma economia de até 95% na conta. Mas você deve estar se perguntando o que é a energia solar, não é mesmo?

Vamos explicar um pouco melhor. Basicamente, a energia solar é uma fonte de energia alternativa, renovável e sustentável. Assim, o sistema fotovoltaico de energia solar usa a luz do Sol para a geração de energia elétrica.

Este sistema fotovoltaico ou kit de energia solar é composto por diversos equipamentos, como:

  • Módulos fotovoltaicos
  • Inversor solar
  • Cabeamentos
  • Conectores
  • Sistemas de fixação dos módulos
  • Entre outros

E, com os diversos benefícios, a energia solar está em grande expansão no Brasil, aproveitando inclusive o potencial de sol que incide no país.

De acordo com levantamento da Absolar, o Brasil atingiu a marca histórica de 6 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados, fachadas e terrenos de residências, empresas e propriedades rurais. 

Leia também: O que é energia solar e diferenças para o aquecimento solar?

Como funciona a energia solar?

Agora você já sabe o que é a energia solar e como reduzir o consumo de energia elétrica com o apoio da tecnologia fotovoltaica. Mas e como essa luz do sol vira energia na sua empresa? Vamos ver!

O esquema de funcionamento é o seguinte: os módulos fotovoltaicos (ou painéis solares) captam a luz e produzem uma corrente contínua de energia elétrica. 

Essa energia é enviada ao inversor e, então, é convertida de corrente contínua para alternada. Pronto! O processo no sistema fotovoltaico foi realizado e a energia pode ser distribuída para toda a empresa.

Como resultado, a energia solar pode ser aplicada em todos os equipamentos elétricos utilizados, no maquinário, na iluminação, em sistemas de resfriamento e outros setores que o negócio precisar.

Se houver um excesso de produção de energia solar que não seja consumido naquele momento, ele é injetado de volta na rede da distribuidora de energia e gera créditos aos consumidores para a próxima conta de energia. 

Confira um passo a passo resumido do funcionamento:

  • O módulo fotovoltaico produz a energia solar fotovoltaica
  • O inversor converte a energia elétrica 
  • A energia solar é distribuída para a sua empresa
  • Pode-se usar a energia nos utensílios e equipamentos elétricos
  • O excedente vai para a concessionária de energia

Saiba mais:
Energia solar para empresas: tire todas as dúvidas antes de instalar
Como comprar o kit de energia solar fotovoltaica ideal para minha empresa

Como diminuir o consumo de energia na sua empresa

Quer saber como reduzir o consumo de energia elétrica? Conte com uma parceira especializada para implementar o sistema de energia solar fotovoltaico no seu negócio, seja uma indústria, comércio ou outro tipo de estabelecimento.

A Solen Energia oferece produtos e soluções de alta qualidade para a instalação de sistemas de energia solar residenciais e comerciais. Fornecemos os painéis solares e todos os equipamentos para sistemas fotovoltaicos, adquiridos com os melhores fabricantes do mundo. 

Veja nossos diferenciais para desenvolver e entregar o projeto de energia solar para a sua empresa:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais.
  • Alta tecnologia 
  • Rápida entrega
  • Criação de projetos personalizados
  • Engenheiros altamente qualificados
  • Ampla rede de instaladores especializados.

Descubra como podemos ajudá-lo a diminuir o consumo de energia na sua empresa! Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!

Faça download do “[Guia] Energia solar para pequenas e médias empresas”. Saiba como a energia solar reduz custos de PMEs e tire todas as suas dúvidas!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *