Blog

Como reduzir energia elétrica na empresa em tempos de crise?
Energia Solar para Empresas

Como reduzir energia elétrica na empresa em tempos de crise?

Tempos de crises desencadeiam uma necessidade comum entre diferentes organizações: minimizar custos. Nesse sentido, um dos principais desafios é buscar maneiras de como reduzir energia elétrica na empresa frente aos impactos da pandemia.

De acordo com uma estimativa divulgada pela Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres) as iniciativas emergenciais para minimizar os efeitos da crise podem resultar em aumento de 20% nas tarifas de eletricidade.

Nesse cenário, alguns empreendimentos já sentem as consequências da situação atual no fluxo financeiro. Desse modo, com o objetivo de te ajudar a compreender algumas maneiras de como reduzir energia elétrica na empresa, desenvolvemos esse conteúdo completo. Confira.

Como reduzir energia elétrica na empresa?

Apesar de ser um recurso elementar para o funcionamento de qualquer negócio, é possível implementar algumas iniciativas para minimizar a utilização de eletricidade e, consequentemente, diminuir as implicações no caixa da organização.

Dentre as principais medidas encontram-se:

Fique atento ao ambiente

A primeira dica é se atentar a composição do ambiente, isso porque paredes escuras, janelas pequenas ou, até mesmo, a utilização de cortinas afetam consideravelmente a entrada de luz natural.

Por isso, analise o seu local de trabalho e, caso necessário, realize mudanças para permitir ao máximo a utilização da luz solar. Nesse caso, é válido a preferência por móveis e pinturas claras, janelas de vidro, observar a posição dos maquinários e lâmpadas.

Outrossim é optar por sensores de presença, especialmente em corredores e espaços interativos da empresa, isso porque evitam o desperdício de energia.

Prefira sempre lâmpadas de LED

O LED (light-emitting diode ou diodo emissor de luz, na tradução) é caracterizado como um recursos iluminador sustentável, durável e econômico

Seu maior diferencial é o baixo consumo de eletricidade quando comparado às lâmpadas convencionais incandescentes e fluorescentes. 

Faça manutenções nos equipamentos e revise a rede elétrica

Sistemas elétricos antigos e equipamentos sem as devidas vistorias podem ser grandes vilões da conta de luz.

A principal razão para isso é o desempenho desses recursos. De maneira geral, estruturas ou maquinários com problemas demandam maior utilização de energia para conseguirem desempenhar suas atividades.

Isto posto, é fundamental manter os processos de manutenção em dia e revisar as redes elétricas, de modo a minimizar os impactos na fatura.

Veja mais: Instalação de energia solar em telhados: 8 etapas para garantir o funcionamento ideal

Implemente iniciativas para conscientizar os colaboradores

Alguns cenários são bastante comuns nas empresas, por exemplo: uma reunião acaba e todos saem da sala, mas esquecem algo muito importante: o projetor e o interruptor de luz ligados.

Por isso, outra alternativa para como reduzir energia elétrica na empresa é implementar iniciativas para conscientização dos colaboradores

É válido a elaboração de memorandos e pequenos lembretes nas paredes. Além disso, pode-se realizar reuniões periódicas com o time, elencando a importância de desligar os equipamentos sempre que saírem e outros assuntos relacionados a utilização de recursos da empresa.

Considere adotar a energia solar

Por fim, não podemos dar dicas de como reduzir energia elétrica na empresa sem citar a adoção dos módulos fotovoltaicos. Na prática, esses equipamentos oferecem uma série de benefícios para as organizações, mesmo durante uma crise.

Além de possuir um rápido retorno sobre investimento (também conhecido como ROI), a energia solar ainda reduz a conta de eletricidade em até 95%. Como também, consiste em um sistema de geração de energia limpa e sustentável, que minimiza os impactos na natureza.

Leia também: Energia solar para empresas: tire todas as dúvidas antes de instalar

Conte com a Solen Energia

A Solen Energia é pioneira em energia solar on grid no Brasil e conta com os melhores equipamentos do mercado que visam te auxiliar não apenas em como reduzir energia elétrica na empresa, mas também a garantir competitividade no setor e desenvolvimento dos negócios por meio da inovação.

A Solen Energia possui parcerias com profissionais qualificados que cuidam de toda a instalação do sistema solar de maneira prática, desde o projeto até os processos de manutenção.

Estamos atentos às constantes mudanças do mercado nesse momento de crise, por isso possuímos módulos com as melhores condições do setor. Desejamos apoiar os nossos clientes a passarem por essa fase com o menor impacto possível.

Deseja mais informações? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *