Blog

Como ganhar dinheiro com energia solar: por que se capacitar na instalação do kit de energia solar?
Integrador de Energia Solar

Como ganhar dinheiro com energia solar: por que se capacitar na instalação do kit de energia solar?

Um das principais formas de energia renovável e sustentabilidade, a energia solar cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Por isso, como ganhar dinheiro com energia solar virou uma pergunta frequente e a profissão de integrador tem se destacado.

Responsável pela instalação e implementação do sistema fotovoltaico, os integradores são fundamentais para o funcionamento da energia solar em residências, empresas, propriedades rurais, entre outros. E, com a adesão crescente à energia solar, o campo de atuação dos profissionais só se expande.

Segundo o relatório Powering Change: Energy in Transition, quase 20% dos entrevistados pretende investir em energia renovável, transição energética e em  tecnologias de descarbonização na América do Sul nos próximos cinco anos.

Além disso, no Brasil, a potência total instalada de energia solar já superou 5,5 gigawatts em 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. E tem mais amostras do mercado em potencial:

  • Mais de 228 mil sistemas solares fotovoltaicos estão conectados à rede;
  • 3,6% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada pela fonte fotovoltaica em janeiro de 2020;
  • Entre 2012 e 2019, o setor solar fotovoltaico no Brasil gerou mais 130 mil empregos;
  • Mais de 285 mil unidades consumidoras recebem créditos pelo sistema de compensação de energia elétrica.

Leia também: Integrador de energia solar: veja as oportunidades para a profissão no futuro

Cenário atual de como ganhar dinheiro com energia solar

Apesar dos números positivos do mercado de geração de energia solar, muitos profissionais devem se questionar sobre a situação atual da pandemia do coronavírus. De fato, o contexto afeta as operações de integradores, já que a exigência de quarentena e isolamento social limita os serviços de instalação dos projetos de energia solar.

Sem contar que os consumidores também estão segurando os investimentos neste momento. Então, embora a tendência seja de crescimento na aquisição de equipamentos solares, o cenário pede cautela e adiamento de compras para o futuro próximo.

No entanto, como ganhar dinheiro com energia solar ainda é possível mesmo em tempos de crise. Afinal, tanto a formação na área, como a capacitação contínua, podem ser feitas para que os profissionais estejam ainda mais aptos a trabalhar na instalação de energia solar após a pandemia.

Até porque a perspectiva para o setor de energia solar pós-crise é positiva para garantir mais economia, autonomia e eliminação de impactos por mudanças nas tarifas de energia elétrica aos consumidores. 

Vale destacar que o segmento de energia solar fotovoltaica já mostrou resiliência à crise anteriormente. Durante 2015 e 2016, enquanto o PIB caiu 3,5% ao ano, o setor fotovoltaico cresceu mais de 300% ao ano. 

“Agora, passada a fase mais aguda da atual pandemia, a energia solar fotovoltaica irá novamente alavancar a recuperação do Brasil”, afirmou Rodrigo Sauaia, CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Necessidade da qualificação dos integradores

Como mencionamos, a expectativa é de uma retomada gradual para as empresas da área de energia solar com o mercado passando por maior qualificação de integradores, instaladores e fornecedores de equipamentos.

E, para saber como ganhar dinheiro com energia solar, a procura dos integradores por cursos deve ser constante. Assim, é possível compreender como desenvolver os projetos, como realizar a instalação do kit de energia solar, quais cuidados tomar e como garantir a satisfação do cliente.

Inclusive, de janeiro a abril deste ano, já com a pandemia da covid-19 no Brasil, a busca por cursos online em energia solar cresceu cerca de 50%, segundo estudo da Elektsolar.

Esse dado mostra como os profissionais enxergam tanto as grandes oportunidades de negócios oferecidas por esse mercado e o potencial de como ganhar dinheiro com energia solar, como a necessidade de aprimoramento profissional, ainda mais durante esse período da pandemia.

Como ganhar dinheiro com a instalação do kit de energia solar

Apesar de todo o cenário promissor do mercado e da perspectiva positiva de recuperação econômica, como ganhar dinheiro com energia solar depende de uma série de fatores

Captar clientes

Em primeiro lugar, os integradores ou empresas de instalação devem saber como captar clientes. Para isso, é preciso investir em capacitação da equipe na instalação de energia solar, em atendimento de qualidade, em conhecimento de todas as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em bons parceiros e fornecedores de equipamentos eficientes.

Divulgar a empresa

Nos tempos atuais de crise, é importante adotar ainda mais medidas para atrair consumidores e de divulgação, como o marketing digital. Neste sentido, é fundamental mostrar as vantagens da energia solar para os futuros clientes.

Apresentar os benefícios da energia solar

Vale mostrar por exemplo que, em épocas de otimização de custos, o kit de energia solar é sinal de economia, já que o sistema fotovoltaico pode reduzir em até 95% a conta de energia elétrica. Outros benefícios são:

  • Zero barulho;
  • Zero emissão de gases poluentes;
  • Durabilidade do sistema de pelo menos 25 anos;
  • Retorno sobre o investimento em média em 6 anos;
  • Manutenção simples e limpeza periódica a cada 6 meses;
  • Facilidade de instalação com processo em torno de dois a três dias;
  • Utilização de créditos na conta de energia elétrica no caso de produção de excedente de energia solar que será inserida na rede da distribuidora;
  • Valorização do imóvel em média em 5%.

Destacar seu conhecimento e autoridade

Como parte do processo de divulgação dos integradores e para convencer os clientes na hora do fechamento, é importante mostrar todo seu conhecimento seja nas redes sociais ou diretamente para os clientes.

Assim, você comprova a experiência e a autoridade necessárias para fazer a instalação do sistema fotovoltaico nas residências e empresas, cumprindo com todos os requisitos, como:

  • Estudo de viabilidade;
  • Análise de incidência solar;
  • Elaboração do projeto;
  • Verificação de custos;
  • Necessidades da residência e/ou empresa;
  • Identificação do kit de energia solar adequado;
  • Documentação e solicitação.

Leia também: Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho

Garantir a melhor instalação

Muitos fatores envolvem a instalação do sistema fotovoltaico de energia solar, desde a inclinação correta do módulo e a montagem da estrutura, até os riscos e erros na implementação. Saiba como fazer corretamente:

Fazer marketing boca a boca

Como ganhar dinheiro com energia solar, fundamentalmente, depende de dois itens: clientes e projetos bem-sucedidos, sendo que um leva a outros. Nada melhor do que um trabalho eficiente, com rápida instalação e atendimento de excelência ao consumidor, para que ele te indique a amigos e familiares.

É o famoso marketing boca a boca e nada substitui essa propaganda gratuita, quando clientes satisfeitos se tornam defensores das marcas.

Trabalhar com equipamentos de qualidade

Um fator que permite que o projeto de energia solar seja bem-sucedido é a utilização de equipamentos e materiais de qualidade. Assim, é possível obter a melhor eficiência na geração de energia solar contribuindo para uma maior economia, além de garantir menores custos de manutenção e um aumento na vida útil.

Com isso, você, como integrador, traz o retorno esperado pelo cliente e garante a satisfação dos consumidores, possibilitando o marketing boca a boca. 

Vale destacar que o mercado fotovoltaico no Brasil deve totalizar a entrada de cerca de 3 gigawatts em equipamentos em 2020, segundo a Greener. Ou seja, é fundamental selecionar bem seus fornecedores.

Reforçar a gestão financeira na crise

Neste cenário de crise, também é importante cuidar das finanças, negociar prazos com fornecedores e compra de equipamentos para instalação de energia solar. Afinal, é essencial ter um controle de custos efetivo para superar o momento difícil e saber como ganhar dinheiro com energia solar no médio e longo prazo.

Leia também: Instalação de energia solar: 5 passos para enfrentar os momentos de crise

Conte com a Solen Energia

Para ter os melhores resultados na instalação do kit de energia solar e atingir os objetivos de como ganhar dinheiro com energia solar, os integradores podem contar com o apoio da Solen Energia

Atuamos com os melhores equipamentos do mercado para auxiliar nos seus projetos. Veja mais:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais;
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar;
  • Rápida entrega e compromisso com prazos.

Além disso, temos condições especiais para integradores parceiros na aquisição dos kits e contamos com uma rede de indicação de profissionais parceiros. Ou seja, um cliente nos procura para comprar o sistema fotovoltaico. Então, identificamos o integrador mais perto dele e o recomendamos.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco agora mesmo!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *