Blog

Como economizar energia elétrica residencial: 5 passos para cuidar de eletrodomésticos
Energia Solar Residencial

Como economizar energia elétrica residencial: 5 passos para cuidar de eletrodomésticos

A conta de energia no Brasil é o vilão de muitas famílias e consumidores. Por isso, é tão importante descobrir formas e estratégias de como economizar energia elétrica residencial.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 87% dos consumidores acham sua conta de energia cara. Desse total, 64% procuram opções para economizar energia e reduzir o consumo para não impactar o orçamento familiar.

Sem contar que, segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o brasileiro chega a gastar mais de 20% do salário mínimo para conseguir pagar a conta.

Mais um número relevante é que a inflação energética registrou um crescimento de 230% no Brasil nos últimos 18 anos, conforme cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ou seja, a conta de energia já pesa no bolso do brasileiro e as tarifas aumentaram progressivamente, onerando ainda mais o trabalhador. Neste sentido, 90% da população deseja gerar a sua própria energia em suas residências, indica pesquisa do Ibope.

Portanto, saber como economizar energia elétrica residencial faz toda a diferença neste cenário. 

Cuidados de como economizar energia elétrica residencial

Para reduzir o consumo de energia elétrica e economizar na conta, é possível adotar diversos cuidados, como trocar lâmpadas, desligar as luzes quando não estiver no ambiente, cuidar das tomadas, cabos, extensões e chuveiros elétricos, tomar banhos mais rápidos, entre outros.

Com algumas ações sustentáveis, os consumidores já podem ver resultados. Além disso, um aspecto fundamental é verificar o uso adequado dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos para evitar desperdícios de energia.

Afinal, são vários equipamentos que são ligados à corrente elétrica e gastam energia, como geladeira, freezer e microondas; máquina de lavar, secar e ferro de passar; televisão, computador e celular; ar-condicionado e tecnologias de automação.

Saiba mais: Tire suas dúvidas sobre como economizar energia elétrica residencial

Passo a passo para economizar energia com eletrodomésticos

Como falamos, existem diversas formas e ações para reduzir o consumo de energia. Mas o foco do nosso texto de hoje sobre como economizar energia elétrica residencial está nas boas práticas com os eletrodomésticos

Então, elaboramos os 5 principais passos para você tomar cuidado em casa. Vamos lá!

1. Geladeira, freezer e microondas

Para a geladeira e o freezer, vale algumas recomendações. Em primeiro lugar, deixe-a na posição inverno para minimizar o consumo. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos e nunca use a parte traseira para secar roupas. 

Fique sempre de olho na borracha de vedação da porta, pois, se ela não estiver em bom estado, muita energia é desperdiçada. Também é importante evitar ficar abrindo de forma recorrente e não se deve jamais posicionar os utensílios perto de lugares quentes, como o fogão.

Já, sobre o microondas, as pessoas devem saber que é um equipamento com alto consumo de energia. Logo, não se deve fazer o descongelamento de carnes e alimentos no aparelho. Como resultado, será possível ver a economia no fim do mês.

2. Máquina de lavar, secar e ferro de passar

Os três equipamentos também consomem muita energia. Assim, a secadora deve ser utilizada apenas em casos extremos, já que as roupas podem secar no varal com muito mais economia.

A máquina de lavar, por sua vez, deve ser usada o mínimo de vezes necessário. Dessa maneira, o consumidor pode acumular uma boa quantidade de roupas para cada lavada. Outra boa prática é limpar periodicamente o filtro da máquina para garantir o melhor funcionamento.

No caso do ferro de passar, ocorre a mesma situação. Então, é melhor separar um dia só para passar roupa do que ligar o ferro várias vezes por semana para usar com poucas peças.

3. Televisão

Muita gente deixa a TV ligada o dia todo. Essa é a primeira mudança na sua rotina. Ligue-a só quando alguém estiver assistindo. Se for ver algum programa na hora de dormir, programe o seu desligamento automático. Além disso, não deixe os seus aparelhos em stand-by. O ideal é desligá-lo completamente ou retirá-lo da tomada. 

4. Computador e celular

Para o celular, duas recomendações: não o deixe carregando a noite inteira. Coloque o aparelho na tomada somente pelo tempo necessário para recarga a fim de evitar desperdício. Também evite usar o celular enquanto ele carrega, pois o processo de recarga vai se tornar mais demorado.

No caso dos computadores, procure deixá-los em modo econômico do plano de energia para minimizar o consumo. Lembre-se também de ativar a função hibernar para suspender as atividades após um período sem uso. Por fim, não deixe os monitores e demais acessórios ligados ou em stand by sem necessidade.

5. Ar-condicionado e tecnologias de automação.

O ar-condicionado merece muita atenção. Para o funcionamento correto, todas as janelas e portas devem estar fechados a fim de eliminar a troca de temperatura e não sobrecarregar o aparelho. Se tiver cortinas, também as mantenha fechadas para evitar o calor do sol no ambiente. E nunca obstrua nem a saída de ar e nem as grades de ventilação.

Como dica final de eletrodoméstico para saber como economizar energia elétrica residencial, é importante ficar atento a novas tecnologias de automação. Elas permitem a comodidade de acionar luzes, fechar cortinas, ligar a TV, entre outros controles, no horário preferível, garantindo mais economia.

Leia também: Saiba como economizar energia elétrica: por que escolher energia solar?

As vantagens de usar a energia solar

Claro que, com todas essas medidas, os consumidores podem diminuir bastante o gasto na conta de energia. No entanto, para atingir economias substanciais, vale a pena investir no sistema fotovoltaico de energia solar on grid

O equipamento permite reduzir em até 95% o valor por meio da geração de energia solar e conversão em energia elétrica para o consumo interno na residência. Logo, não é preciso usar a energia fornecida pela distribuidora.

Além disso, por ser conectado à rede elétrica, o sistema pode injetar o excedente da produção de energia solar na rede da fabricante. O que gera créditos a serem compensados na próxima conta.

Assim, o consumidor pode economizar e atender os seus desejos, já que, como mencionamos no início do texto, muitos brasileiros querem produzir a própria energia.

Outras vantagens da utilização de energia solar para os proprietários de imóveis são os benefícios fiscais e a valorização da propriedade. 

E tem mais: apesar do custo inicial para compra de equipamentos e instalação, o retorno do investimento ocorre em média em seis anos e, com a durabilidade de pelo menos 25 anos dos equipamentos, é possível economizar bastante.

Leia também: Como economizar energia em casa: é possível zerar a conta?

Crescimento da energia solar como forma de economizar energia elétrica

Vale destacar também que a energia solar possui uma rápida expansão nos últimos dois anos. De 2018 até agora, a quantidade de megawatts instalada no Brasil, por exemplo, cresceu mais de cinco vezes, passando de 588,7 MW para 3 GW até julho deste ano, segundo dados da Absolar.

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar, outra boa notícia é o barateamento do kit de energia solar. Nos últimos 10 anos, o preço da tecnologia caiu mais de 85%, se tornando cada vez mais acessível.

Leia também: O que é energia solar e diferenças para o aquecimento solar?

Conheça a Solen Energia

Para te apoiar no processo de como economizar energia elétrica residencial com a instalação da energia solar, conte com a Solen Energia.

Atuamos com os equipamentos mais eficientes do mercado, de alta tecnologia e dos principais fabricantes mundiais, proporcionando mais qualidade na geração de energia solar.

Também desenvolvemos projetos personalizados de acordo com as necessidades da sua residência. Fique tranquilo que teremos as melhores soluções para você!

Quer saber mais? Acesse agora a nossa página e entre em contato com nossos especialistas!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *