Blog

Tire suas dúvidas sobre como economizar energia elétrica residencial
Economia de Energia

Tire suas dúvidas sobre como economizar energia elétrica residencial

A conta de energia é uma das principais vilãs do orçamento doméstico. Por isso, como economizar energia elétrica residencial é um dos temas mais buscados quando o assunto é economia do lar.

Alguns pequenos gestos e ações sustentáveis podem ser feitos por todas as pessoas para ajudar a reduzir os custos da conta de energia.

Muitos destes tópicos já são conhecidos da maioria da população, mas há outras atitudes que também podem ser tomadas para contribuir para a economia de energia elétrica.

Como economizar energia elétrica residencial: dicas práticas

Desligar as luzes ao sair de casa, tirar os aparelhos eletrônicos das tomadas e comprar eletrodomésticos eficientes são atitudes já amplamente divulgadas, mas, ações como as abaixo também são úteis em como economizar energia elétrica residencial.

Estimar o consumo diário: aprender a entender a conta de energia pode ser positivo, para compreender os valores cobrados. O cálculo do consumo médio diário pode ser feito da seguinte maneira:

Divida o total da leitura pelo número de dias do mês.

Com este número em mãos, é possível fazer um comparativo entre meses e verificar se há alguma ação que influenciou o gasto maior em determinado período.

Extensões e benjamins: quase todas as residências têm uma extensão ou Benjamin como um “novo” ponto de energia. Para evitar sobrecarga do acessório, é recomendável aliviar o uso outras tomadas que estejam ligadas no mesmo circuito em que o dispositivo está ligado.

O ideal é usar este tipo de acessório em aparelhos que consomem pouca energia elétrica como abajur, ventilador portátil ou telefone. Sempre com o cuidado de não ultrapassar o limite da corrente elétrica da tomada.

Cabos e disjuntores: assim como a fiação elétrica, os disjuntores são essenciais para garantir a segurança e a economia de energia. Use os disjuntores de forma adequada para que não permitam a passagem de corrente elétrica maior do que os condutores aguentam.

Eletrodomésticos: a evolução tecnológica proporcionou o aumento exponencial no número de aparelhos eletrônicos dentro das residências. Com isso, o consumo de energia elétrica só tende a crescer.

Dicas de como usar bem os eletrodomésticos e economizar

Como economizar energia elétrica residencial passa pelo bom uso dos eletrodomésticos, veja algumas dicas que podem ser bem úteis no dia a dia.

Geladeira: procure instalar a geladeira com pelo menos 10 cm de distância da parede. Assim, o aparelho não precisa trabalhar tanto para dissipar o calor da parte traseira. Também é recomendável evitar colocar alimentos quentes, pois evita-se que o aparelho gaste mais energia para equilibrar a temperatura interna.

Freezer: limpe o aparelho com frequência. O acúmulo de gelo pode fazer com que o aparelho consuma mais energia.

Micro-ondas: opte por descongelar carnes e outros alimentos de forma natural. O uso do micro-ondas para esta atividade consome bastante energia.

Ar-condicionado: quando possível, substitua o ar-condicionado pelo ventilador. A economia chega a 20%, na média. Em casos de muito calor, tente manter a temperatura ambiente entre 25 e 26 graus.

Energia solar fotovoltaica é excelente solução

Com inúmeros benefícios para quem adere à energia solar fotovoltaica, o modelo é uma ótima opção de como economizar energia elétrica residencial.

Com estimativa da redução de custos da conta de energia em até 95%, o sistema de energia solar fotovoltaica também contribui para a preservação do meio ambiente, pois a energia gerada é limpa e renovável.

Nos últimos anos, vêm caindo os valores dos kits de energia solar fotovoltaica e há inúmeros projetos de financiamento sendo popularizados pelo Brasil afora.

Para fazer a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, é preciso escolher uma empresa que ofereça um serviço de boa qualidade e produtos confiáveis.

Conheça a Solen Energia

Criada para ajudar a fortalecer o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, a Solen Energia atua desde a elaboração dos projetos até a indicação de profissionais capacitados para a execução das obras.

Com ampla experiência na área de energia elétrica, os colaboradores da Solen Energia atuam para oferecer as melhores condições para quem busca como economizar energia elétrica residencial.

Se este é o seu caso, entre em contato conosco e veja como a Solen Energia pode te ajudar a economizar na conta de energia.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *