Blog

Mitos e verdades sobre energia solar
Energia Solar no Brasil Energia Solar para Empresas Energia Solar Residencial Tecnologia Fotovoltaica Tudo sobre Energia Solar

Mitos e verdades sobre energia solar

Devido a tantas dúvidas, listamos 10 mitos e verdades sobre energia solar, que é relativamente nova no mercado brasileiro.

O importante é não acreditar em tudo o que vê e buscar parceiros de confiança para a implementação do sistema fotovoltaico em residências ou empresas.

Saiba quais são os 10 mitos e verdades sobre energia solar

  1. A energia solar é limpa

Verdade: sim, a energia solar é limpa e não utiliza combustível fóssil. Além disso, não emite gases poluentes para a atmosfera. Como usa a energia do sol, não prejudica o meio ambiente.

  1. No inverno, os painéis solares não produzem energia

Mito: Um dos maiores mitos sobre a energia solar. É importante destacar que os painéis solares usam luz e não calor na produção da energia. Além disso, quando a temperatura dos painéis está menor, eles produzem mais energia.

  1. Energia solar não é segura

Mito: o sistema fotovoltaico é seguro e confiável e tem, em média, de 25 a 30 anos de vida útil, além de ser resistente a climas extremos e quedas de galhos e chuvas de granizo, por exemplo.

  1. Energia solar é cara

Mito: o aumento da procura por painéis solares está fazendo os preços caírem. Se levarmos em conta os valores cobrados pela energia da rede pública, o custo benefício aumenta ainda mais.

  1. Painéis solares danificam telhados

Mito: acontece justamente o contrário. Como os painéis solares recebem a radiação ultravioleta e muito calor, o telhado fica protegido.

  1. Sistema fotovoltaico não gera energia durante a noite

Verdade: é necessária a energia solar para gerar energia; porém, a energia gerada durante o dia é enviada à rede distribuidora, que transforma em créditos para abater do consumo noturno.

  1. Painéis não podem mais ser retirados, depois de instalados

Mito: depois de instalados, os painéis podem ser removidos, bem como os equipamentos para geração de energia solar. Inclusive, você pode leva-los para uma nova casa, por exemplo.

  1. Painéis solares exigem manutenção cara e periódica

Mito: os painéis precisam ser limpos periodicamente, mas as baterias do sistema praticamente não precisam de manutenção, apenas substituição a cada cinco ou dez anos, dependendo do projeto instalado.  

  1. Sistemas fotovoltaicos zeram a conta de luz

Mito: apesar de gerar energia acima do que seu imóvel consome, a maioria das distribuidoras de energia cobram um valor mínimo para você estar conectado à rede. De qualquer forma, o sistema fotovoltaico reduz em até 95% o valor de sua conta de energia.

  1. O sistema de energia solar fotovoltaica é um investimento de longo prazo

 Verdade: o retorno acontece entre três e cinco anos, a partir da instalação. Porém, você terá economia na conta de luz por, no mínimo, 20 anos.

Leia mais: Minha experiência com a energia solar fotovoltaica 

Conte com um parceiro especializado

Para garantir a correta instalação de energia solar e a máxima eficiência da geração de energia, os integradores devem contar com os melhores equipamentos disponíveis no mercado e a Solen Energia pode ajudar.

Trabalhamos com produtos de alta tecnologia em módulos fotovoltaicos e inversores solares, dos principais fabricantes mundiais e com ótimo custo. Veja nossos diferenciais:

  • Parceria com os maiores distribuidores.
  • Rápida entrega e compromisso com prazos.
  • Equipe de engenheiros altamente qualificados.
  • Estamos sempre disponíveis para atendê-los.

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo!

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.