preloader

Blog

Utilização da energia solar: posso vender ou transferir o que foi gerado?
Tudo sobre Energia Solar

Utilização da energia solar: posso vender ou transferir o que foi gerado?

Um dos questionamentos em relação à utilização da energia solar é saber o que fazer com o excedente gerado e não consumido durante o mês. Afinal, no sistema fotovoltaico on grid, ou seja conectado à rede, a energia produzida é transferida para a corrente elétrica e o uso no imóvel.

Porém, se sobrar energia, não é possível armazená-la, já que este tipo de sistema não conta com baterias. Então, voltamos ao início do nosso texto e a dúvida sobre o que fazer com o que restou.

A pergunta principal é: posso vender ou transferir esta energia para outro local? A resposta é sim, mas não para sistemas menores. Vamos explicar melhor adiante!

Quem pode vender a energia solar excedente?

A utilização da energia solar pode ser aproveitada por domicílios, comércios, indústrias, fazendas e usinas. No entanto, a legislação permite que apenas a usina fotovoltaica possa vender a energia solar excedente.

Ao contrário dos sistemas instalados em casas e indústrias, essas usinas têm a capacidade de fornecer energia em alta tensão para distribuição. Atualmente, no Brasil, o número de usinas em funcionamento comercial está em crescimento.

Segundo previsão da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), as grandes usinas fotovoltaicas devem gerar 383 megawatts até o final do ano, aumento de 21%.

O que fazer com o excedente?

No entanto, se você não possui uma usina solar, será que é possível usar o excedente ou a energia produzida que sobrou é perdida? A utilização da energia solar em residências ou comércios é determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

A Aneel regulamenta a micro e minigeração de energia renovável, com centrais de até cinco megawatts de potência, apenas para autoconsumo. Assim, os casos de maior produção geram créditos ao proprietário do imóvel em questão.

Cabe ao usuário decidir sobre a sua utilização. O crédito pode ser usado de duas maneiras principais:

  • Em outro endereço dentro da mesma área de concessão;
  • Nas próximas faturas no prazo de cinco anos.

Leia tambémEnergia solar residencial: como produzi-la de maneira segura

Quais as formas de utilização da energia solar?

Os créditos de utilização da energia solar podem ser divididos em 3 tipos. Entenda como funciona cada um:

Autoconsumo remoto: trata-se de mais de uma unidade consumidora, caracterizada por meio da titularidade de uma pessoa jurídica ou física, com microgeração ou minigeração distribuída. Ou seja, é possível transferir o excedente desde que a unidade esteja na mesma área de concessão ou permissão.

Geração compartilhada: a configuração se dá pela reunião de consumidores, por meio de consórcio ou cooperativa, também dentro da mesma área de concessão ou permissão. Com isso, o que sobra pode ser compartilhado com outros participantes.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínios): a utilização da energia solar é caracterizada de forma independente. Cada residência constitui uma unidade consumidora. Enquanto as instalações das áreas de uso comum envolvem uma unidade distinta, de responsabilidade do condomínio. Mas o fluxo de energia excedente pode ser compartilhado entre as partes.

Leia tambémEnergia solar fotovoltaica residencial: como funciona?

Conheça a Solen Energia: produtos e serviços de qualidade

Agora que você já sabe o que fazer com a utilização da energia solar excedente, já está pronto para adquirir o sistema fotovoltaico. Por isso, conheça a Solen Energia, empresa especializada na venda de produtos e equipamentos de alta qualidade.

Atuamos com os melhores produtos do mercado como os painéis monocristalino e policristalino. As células solares fotovoltaicas de silício monocristalino são mais eficientes, pois têm um rendimento elétrico de cerca de 18%. Já as células fotovoltaicas de silício policristalino não precisam de tanta energia em sua fabricação e, por isso, possuem um custo mais baixo.

Com soluções para residências, empreendimentos comerciais e indústrias, a Solen Energia oferece desde os produtos até a indicação de profissionais altamente qualificados para realizar a instalação dos sistemas.

Quer conhecer melhor as nossas soluções? Entre em contato e esclareça todas as dúvidas sobre produtos e serviços.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping