preloader

Blog

Sistema on grid ou off grid: qual sistema fotovoltaico é melhor para você?
Tudo sobre Energia Solar

Sistema on grid ou off grid: qual sistema fotovoltaico é melhor para você?

Se você quer adquirir e instalar um sistema de energia solar fotovoltaico e pesquisa sobre o assunto, provavelmente já se deparou com os termos de sistema on grid e sistema off grid, certo?

Para quem ainda não tem muita familiaridade com os sistemas de energia solar, estas nomenclaturas podem ser confusas no primeiro momento. Isso cria uma certa dúvida sobre qual o modelo ideal para a sua casa ou empresa.

Para ajudá-lo a entender melhor o funcionamento destes dois tipos de sistema de energia solar, leia este artigo. Explicamos as principais diferenças entre eles e as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

O que é sistema on grid?

O sistema fotovoltaico on grid conta com a instalação de placas solares fotovoltaicas e inversores interativos. Além disso, é conectado à rede elétrica.

Deste modo, a energia captada do sol é convertida em energia elétrica automaticamente. Então, o que não for consumido no momento, é injetado na rede elétrica, gerando créditos que o cliente pode usar para abater em sua conta de energia.

Vantagens do sistema on grid

  • Como o cliente está conectado à rede elétrica, se o sistema solar apresentar problema, a sua casa ou empresa não fica sem energia;
  • A energia não usada no momento é injetada na rede elétrica e o cliente ganha créditos que são compensados na conta de energia;
  • Os créditos podem ser compensados em outros endereços. Desde que a conta de energia esteja no nome do mesmo proprietário e o local sob jurisdição da mesma fornecedora;
  • O custo é mais baixo comparado ao sistema off grid;
  • Não precisa de baterias, sendo mais sustentável.

Desvantagens do sistema on grid

  • Não armazena a energia captada;
  • Não funciona em casos de falta de energia elétrica (como apagões);
  • A companhia de energia elétrica cobra um custo de disponibilidade, que é a taxa mínima paga por disponibilizar a energia no ponto de consumo.

O que é sistema off grid?

O sistema fotovoltaico off-grid não é conectado à rede elétrica. Portanto, é indicado principalmente para locais mais afastados, que não contam com uma rede de energia elétrica.

Sua instalação conta com um conjunto de placas solares, banco de baterias, controlador de carga e inversor solar (equipamento que converte a energia solar em energia elétrica).

Vantagens do sistema off grid

  • Pode ser instalado em locais que a rede elétrica não alcança;
  • Conta com um sistema de armazenamento de energia;
  • Guarda a energia solar e funciona durante a noite, desde que tenha energia armazenada.

Desvantagens do sistema off grid

  • Valor é mais alto em relação ao sistema on grid;
  • Apresenta menor eficiência energética;
  • Seu funcionamento depende de baterias, que prejudicam o meio ambiente.

Como a Solen Energia pode ajudar na instalação

Agora que você já sabe as diferenças dos sistemas de energia solar fotovoltaica, conte com uma empresa especializada. A Solen Energia atua no mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica, oferecendo produtos e serviços para a instalação de sistemas que atendem às necessidades dos clientes.

Comercializamos kits e equipamentos para a instalação dos sistemas de energia solar em sua casa ou empresa. Além disso, indicamos profissionais capacitados para realizar a implementação com eficiência e segurança.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Solen EnergiaEntre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter