preloader

Blog

Quanto custa instalar energia solar em residências?
Instalação de Energia Solar

Quanto custa instalar energia solar em residências?

Os inúmeros benefícios da energia solar para residências já são conhecidos. Mas ainda paira uma dúvida no ar: quanto custa instalar energia solar em casa?

Inicialmente, as pessoas tendem a considerar que o valor para instalação é alto. No entanto, com o passar dos anos e a popularização do sistema, os custos para a compra dos sistemas vêm caindo.

Neste artigo, veja qual a média de valores cobrados para a instalação de energia solar fotovoltaica e o tempo do retorno do investimento.

Segurança em primeiro lugar

Antes de analisar quanto custa instalar energia solar em residência, vale destacar a importância de encontrar uma empresa séria e comprometida com o cliente.

Como a instalação do sistema de energia solar deve ser feita por um profissional habilitado, procure sempre uma integradora que ofereça segurança no trabalho executado.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o desenvolvimento de um projeto preliminar de instalação.

Afinal, para saber a capacidade do sistema fotovoltaico, é preciso um estudo detalhado contendo uma série de dados, como:

  • Média do consumo anual;
  • Níveis de luz solar na região;
  • Direção e a inclinação do telhado no qual serão instalados os painéis;
  • Entre outros.

Com esta análise, é possível entender a relação custo-benefício de quanto custa instalar energia solar nas residências.

Leia também: Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho

Mas, afinal, quanto custa instalar energia solar em casas?

O kit de energia solar de qualidade custa por volta de R$ 9 mil a R$ 30 mil. No entanto, é necessário entender caso a caso. Os valores variam de acordo com a potência, o número de módulos, o inversor, os fabricantes e a eficiência energética.

Para determinar todos estes itens e qual a necessidade da sua casa, é preciso levar em conta fatores como o tamanho da residência e o número de moradores.

Porém, com a popularização dos sistemas e novas tecnologias, os preços já sofreram quedas e tendem a cair ainda mais em um futuro próximo.

Vale lembrar que os valores do sistema de energia solar devem considerar:

  • Projeto;
  • Instalação;
  • Homologação;
  • Todo o equipamento.

Economia, benefícios e retorno do investimento

Com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico, pode-se economizar até 95% da conta de energia no final do mês. Isso porque a fornecedora cobra uma taxa mínima chamada de Custo de Disponibilidade. Ainda é possível devolver para a distribuidora a energia excedente para descontar nas próximas faturas.

Além disso, com o sistema instalado, a residência não sofrerá com os aumentos de impostos cobrados na conta. Nem com a inflação que pesa no valor ao final do mês.

Outro ponto positivo é a necessidade de pouca manutenção. Em geral, é preciso realizar apenas duas vezes ao ano de maneira simples. O que onera pouco o consumidor.

Por fim, é importante entender qual o prazo para retorno do investimento. Como o kit tem durabilidade de cerca de 25 anos, o sistema se paga com a própria economia. Assim, estima-se que o valor investido tende a voltar em até 5 anos após a instalação.

Leia também: Como funciona a geração de energia solar em dias nublados?

Conheça a Solen Energia

A Solen Energia está no mercado para oferecer as melhores opções para quem busca um sistema de energia solar fotovoltaico para residências, empresas e propriedades rurais.

Oferecemos os equipamentos modernos, inovadores e dos principais fabricantes mundiais. Além disso, disponibilizamos uma rede de integradores para realizar a instalação.

Se você quer saber quanto custa instalar energia solar em casa e procura uma empresa de confiança para a realizar o procedimento, entre em contato conosco.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter