Blog

Como realizar a montagem de painel solar de forma correta
Instalação de Energia Solar

Como realizar a montagem de painel solar de forma correta

A montagem de painel solar é um dos principais pontos para quem busca atuar no segmento de energia solar fotovoltaica.

Os integradores – pessoas que fazem a instalação dos equipamentos – precisam entender como realizar a montagem de painel solar para evitar eventuais problemas.

Com os constantes aumentos na conta de energia elétrica, a tendência é que a demanda por este tipo de instalação cresça cada vez mais e haja um aumento na procura pelos serviços.

Neste artigo, você verá como instalar de forma correta e segura o painel solar.

Leia também: Integrador: Veja as oportunidades para a profissão do futuro

Passo a passo de como fazer a montagem de painel solar

A primeira atitude é analisar a conta de energia elétrica da residência ou empresa. Com base no gasto anual, é feito o estudo de quanto é necessário produzir de energia para abastecer o local.

Com estas informações, é realizado o cálculo para saber o número de placas necessárias e qual área a ser ocupada por elas que será disponibilizada.

Depois, é necessário fazer uma inspeção no local que receberá os painéis solares. Seja em solo ou no telhado, é preciso entender como será feita a montagem de painel solar para evitar erros.

Diferença da montagem de painel solar no solo ou no telhado

A montagem em solo leva em consideração as condições específicas de cada projeto. Neste caso, não há necessidade de soldagens ou perfurações no local.

As estruturas podem ser usadas em qualquer tipo de terreno, praticamente dispensando os procedimentos de preparo prévio.

A montagem em solo pode ser feita em:

– Terrenos moles como areia, praia ou várzea;

– Terremos pedregosos sem a necessidade de retirar as pedras;

– Terrenos inclinados dispensando o nivelamento;

– Baixas intervenções nas condições naturais do terreno.

Já, nos telhados, a montagem de painel solar é feita com a instalação do suporte para fixação do painel solar. Depois é a vez dos trilhos que receberão as placas. Com os painéis devidamente instalados e seguros, conectam-se os cabos e consequentemente a rede elétrica.

Documentação exigida para instalação do sistema de energia solar

A instalação do sistema de energia solar fotovoltaica deve ser feita por um profissional habilitado e capacitado.

A documentação exigida pela distribuidora de energia para formalizar a nova instalação é composta pelo parecer de acesso.

É neste documento obrigatório que constam as informações referentes às condições de acesso à energia no estabelecimento. Ele também deve conter os dados técnicos referentes à conexão do sistema à rede de energia elétrica.

Inclinação: ponto-chave da instalação

A montagem de painel solar deve levar em consideração também a inclinação. Antes, é preciso observar os locais, para que não haja sombreamento e que esteja próximo ao espaço de consumo.

O cálculo de inclinação é:

Inclinação = Latitude + (Latitude/3)

Vale ressaltar que a inclinação do painel solar influenciará diretamente a eficiência e a rentabilidade do sistema como um todo.

Conheça a Solen Energia

Criada para ajudar a fortalecer o mercado de energia solar fotovoltaica brasileiro, a Solen Energia oferece produtos de alta qualidade e procedência garantida.

A empresa é responsável por todas as partes do projeto: desde a elaboração inicial até a indicação de profissionais capacitados para a execução da obra.

Se você é integrador e está em busca de informações sobre montagem de painel solar, entre em contato conosco e saiba mais.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *