preloader

Blog

Como fazer a manutenção de energia solar fotovoltaica
Tudo sobre Energia Solar

Como fazer a manutenção de energia solar fotovoltaica

Pensa em adquirir um sistema de energia solar fotovoltaico na sua residência ou comércio? Antes de instalar, é comum surgir algumas dúvidas sobre como fazer manutenção de energia solar e com qual frequência ela deve ser feita.

Se você se encontra nesta situação, pode ficar tranquilo. Os sistemas de energia solar fotovoltaico instalados em casas e empresas demandam pouca manutenção. Entretanto, os cuidados devem ser periódicos.

Neste texto, vamos explicar quais as principais precauções que os proprietários devem ter e quando é necessário chamar um profissional. Confira!

Quais os cuidados básicos com as placas solares?

No sistema de energia solar fotovoltaico, instalados em residências e comércios, as placas solares ficam posicionadas no telhado do imóvel. Assim, ficam sujeitas à poeira e à poluição.

Em regiões onde chove bastante, a água da chuva faz com que os painéis demorem mais para acumular poeira. Porém, as placas podem acumular diversos tipos de sujeiras, como dejetos de pássaros que circulam pelo local. E isso juntamente com a poeira pode dificultar a captação da energia solar.

Por isso, é recomendado que a checagem e a limpeza das placas solares sejam feitas de uma a duas vezes ao ano, dependendo da incidência de chuva na região.

É muito importante que um profissional habilitado seja contratado para esta limpeza periódica. Até porque ele já está acostumado a realizar o serviço e conhece os materiais e produtos de limpeza, que podem ser usados sem danificar os painéis.

Quando devo fazer a manutenção de energia solar fotovoltaica?

Além da parte de limpeza das placas solares, o sistema de energia fotovoltaico demanda outros cuidados. A manutenção elétrica, por exemplo, deve ser feita a cada seis meses, assim como as instalações elétricas residenciais.

Esta manutenção de energia solar pode ser feita pelo mesmo eletricista que for contratado para averiguar a instalação elétrica da sua casa. O profissional deve fazer a manutenção preventiva de todos os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico.

Neste caso, deve-se avaliar se os aparelhos ainda estão em bom estado e se é necessária alguma substituição ou reparo. No entanto, não basta só fazer a manutenção preventiva a cada seis meses.

É importante prestar atenção se o sistema continua a gerar a mesma quantidade de energia elétrica. Caso perceba uma queda, você deve chamar um profissional habilitado para verificar e solucionar o possível problema.

Importância da manutenção de energia solar para durabilidade

Um dos pontos positivos do sistema solar fotovoltaico é a sua durabilidade. Isso garante economia na conta de energia elétrica por um grande período, desde que as manutenções sejam feitas com a periodicidade recomendada.

As placas solares ou módulos fotovoltaicos são comercializados com garantia de, pelo menos, 25 anos, com eficiência energética de 80%.

Já o inversor utilizado na instalação fotovoltaica possui vida útil de cerca de 15 anos. Mas o período pode ser maior se o equipamento receber a manutenção adequada.

Conheça a Solen Energia, produtos de qualidade para sistemas fotovoltaicos

Precisa de ajuda para a aquisição de sistemas de energia solar fotovoltaicos? A Solen Energia oferece diversas soluções para seus clientes, trabalhando com materiais de alta qualidade e durabilidade.

Os nossos painéis solares são feitos com células de silício monocristalino ou policristalino, os melhores e mais recomendados do mercado.

Além disso, a Solen Energia faz a indicação de profissionais habilitados para a instalação e manutenção de energia solar. O que garante mais segurança para a sua família.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços de energia solar fotovoltaica oferecidos pela Solen Energia? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping