preloader

Blog

Energia solar fotovoltaica: como funciona o inversor grid tie
Tecnologia Fotovoltaica Tudo sobre Energia Solar

Energia solar fotovoltaica: como funciona o inversor grid tie

inversor grid tie é um dos equipamentos mais importantes para quem quer contar com o sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência ou empresa. Por isso, é fundamental entender como funciona o equipamento, qual sua participação no processo de geração de energia e sua durabilidade.

Mas, antes de falarmos sobre o inversor grid tie, vale lembrar que a energia solar fotovoltaica é produzida por meio da conversão da luz solar em eletricidade. A reação química ocorre quando a luz do sol incide sobre as células fotovoltaicas instaladas em painéis nos telhados.

Logo, além dos inversores, são muitos equipamentos envolvidos no sistema fotovoltaico. Assim, o kit de energia solar necessita de geradores, cabeamentos, suportes, painéis fotovoltaicos, entre outros.

Papel do inversor grid tie no sistema de energia solar

Basicamente, o inversor grid tie torna o sistema fotovoltaico capaz de proporcionar energia para alimentar todos os utensílios elétricos.

Trata-se de um inversor solar com a função de transformar a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos – corrente contínua (CC) – em energia elétrica na forma convencional que é utilizada nas residências e empresas. Ou seja, corrente alternada (CA) 110/220V.

Sua principal característica é a interligação com a rede da concessionária (distribuidora de energia), de modo a sincronizar sua frequência e tensão de saída.

Mas não é só isso. Outra função do equipamento está ligada à segurança. O inversor grid tie percebe quando a rede elétrica da distribuidora está sem energia e isola o sistema fotovoltaico da rede.

Dessa forma, o inversor grid tie é um inversor inteligente, pois transforma e sincroniza a energia fornecida pelo painel de energia solar.

Como funciona o inversor grid tie?

Como mencionado, o equipamento capta a energia dos painéis solares em corrente contínua e converte para corrente alternada.

Além disso, usa um oscilador para sincronizar sua frequência com a da rede elétrica da distribuidora. Assim, é possível limitar a voltagem para que ela não fique nem acima nem abaixo da rede.

O inversor grid tie também é projetado para se desligar rapidamente caso a rede caia ou falte luz. Ele é desconectado para evitar que a energia do sistema fotovoltaico chegue até a rede da distribuidora e cause um acidente em que estiver trabalhando naquele momento.

Leia tambémSaiba como economizar energia elétrica residencial

Como implementar o sistema de energia solar com inversor grid tie?

Com diversos benefícios como economizar energia elétrica e proteção ao meio ambiente, a energia solar desponta como uma das alternativas para a geração de energia no futuro.

Solen Energia é especializada em fornecer todos os equipamentos para projetos de energia solar fotovoltaica para residências e empresas, incluindo o inversor grid tie.

Com ampla experiência no mercado, a empresa oferece produtos de alta qualidade com até 25 anos de garantia de uso.

Além disso, a Solen Energia tem as melhores condições para quem busca um bom custo-benefício para instalar o sistema.

Entre em contato agora mesmo conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar soluções de energia solar fotovoltaica!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter