preloader

Blog

Integrador de energia solar: veja as oportunidades para a profissão no futuro
Integrador de Energia Solar

Integrador de energia solar: veja as oportunidades para a profissão no futuro

O futuro da energia elétrica no mundo passa pela energia solar. Esta afirmação mostra que o integrador de energia solar tem inúmeras oportunidades de progredir na função nos próximos anos.

A carreira de integrador de energia solar requer conhecimento e prática. Por isso, é fundamental que o profissional esteja sempre atualizado sobre os rumos do mercado. Assim, estará preparado diante das profundas transformações que virão a seguir.

Neste texto, você verá quais são as oportunidades para quem já atua no setor e para quem ainda estuda entrar neste meio.

Leia também: Como captar clientes para sua integradora de energia solar fotovoltaica

O futuro da energia é solar

Os dados atuais mostram que o integrador de energia solar tem um amplo campo de atuação ainda não explorado. Atualmente, a energia solar fotovoltaica representa apenas 1% da matriz elétrica instalada em todo o Brasil.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do governo federal, em 10 anos, o número de participação na matriz elétrica deve subir para 10%.

Já a consultoria Bloomberg acredita que, em 20 anos, ou seja em 2040, a proporção já chegue a 32%. Neste momento, a energia solar fotovoltaica ultrapassará a hídrica, no Brasil, que representará 29%.

O crescimento exponencial do setor deve chegar a 2050, somando 39% da matriz elétrica brasileira. Alguns fatores explicam estes dados. Nas últimas duas décadas, por exemplo, o preço da energia elétrica no Brasil teve alta de 527%. O que faz a energia brasileira, a quinta mais cara do mundo.

Logo, os consumidores procuram formas para economizar a energia elétrica. Além disso, as pessoas estão mais consciente e preocupados com o ambiente. Então, buscam fontes de energia limpas e renováveis.

Leia também: Como ganhar dinheiro com energia solar fotovoltaica

Integrador de energia solar: como a profissão está em alta?

Tais números acima comprovam a tese de que o futuro da energia é solar. Outro dado mostra ainda que a energia renovável vai responder por quase metade da eletricidade mundial até 2050.

Neste cenário, o setor de energia renovável no mundo gerará mais empregos. Estima-se que haverá 46,3 milhões de empregos apenas nesta área – sendo 16,4 milhões a mais do que as previsões anteriores.

Portanto, com a preocupação ambiental crescendo a cada dia e a população em busca de alternativas mais eficientes de energia, o integrador de energia solar tem um vasto campo de atuação.

Leia também: Instalação de energia solar: dicas sobre a inclinação correta do painel

Veja como o integrador de energia solar pode atuar

Com um mercado amplo à frente, o integrador de energia solar pode oferecer serviços para residências, empresas como indústrias e comércios, propriedades rurais, instituições de ensino e outros diversos locais.

Ao apresentar os benefícios econômicos e ambientais da energia solar fotovoltaica, o integrador conquistará mercado com rapidez e eficiência.

Além dos projetos de implementação das placas fotovoltaicas e kits de energia solar, há também os serviços de manutenção dos equipamentos já instalados.

Assim, para garantir a eficiência do sistema instalado, é preciso contar com uma empresa especializada no setor e que ofereça produtos de alta qualidade e procedência garantida.

Conheça a Solen Energia

Criada para ajudar a desenvolver o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, a Solen Energia é composta por uma equipe de engenheiros qualificados.

Atuamos com os melhores equipamentos de energia solar das principais fabricantes mundiais. Além disso, contamos com nossa rede de integradores para realizar a instalação dos nossos kits solares.

Veja os nossos diferenciais:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais.
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar.
  • Rápida entrega e compromisso com prazos

Se você é integrador e ainda não conhece o trabalho da Solen Energia, entre em contato conosco e seja um parceiro.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter