preloader

Blog

Instalação de energia solar: dicas sobre a inclinação correta do painel
Instalação de Energia Solar

Instalação de energia solar: dicas sobre a inclinação correta do painel

Fazer a instalação de energia solar em comércios ou residências é uma tarefa cotidiana para os integradores. Porém, é sempre bom aperfeiçoar as técnicas para implementar o sistema da forma adequada e oferecer o melhor resultado aos clientes.

Assim, é possível evitar riscos no sistema de energia solar e reduzir o consumo de energia elétrica. Neste cenário, alguns itens não devem ser negligenciados. Afinal, a qualidade e a durabilidade do projeto de instalação de energia solar podem ser comprometidas.

Por isso, para ajudar os integradores, preparamos este post com dicas valiosas sobre a colocação dos painéis solares. Continue a leitura e saiba o que levar em consideração no momento de planejar e fazer a instalação de energia solar em um imóvel.

Como funciona a instalação do painel solar

Para otimizar o desempenho do sistema de energia solar, é fundamental analisar alguns fatores na hora de desenvolver o projeto. A inclinação correta do painel solar é um dos principais itens.

Até porque o equipamento é o responsável por captar a energia solar. Logo, deve estar posicionado de maneira a captar o máximo de luz. Confira agora 3 pontos para definir a inclinação correta do painel.

Leia tambémComo fazer a manutenção de energia solar fotovoltaica

1. Analise o ângulo solar

O ângulo do Sol é um fator muito importante na instalação de energia solar. Isso porque a inclinação do painel vai depender disso para que o sistema apresente um bom nível de desempenho.

No Brasil, a posição indicada para a instalação de energia solar no telhado dos imóveis é ao norte, já que, nesta direção, ocorre maior incidência solar.

Além de levar em conta este dado, o instalador também deve analisar as particularidades de cada imóvel. Com isso, é possível fazer as adaptações necessárias para o cliente obter o máximo do sistema fotovoltaico.

Leia tambémComo captar clientes para sua integradora de energia solar fotovoltaica

2. Previna danos devido às condições climáticas

O telhado e a estrutura física do local não são de responsabilidade do integrador. No entanto, é preciso fazer uma avaliação criteriosa do local, garantindo que a construção esteja em ordem para a instalação de energia solar.

Este passo é fundamental para evitar que a instalação sofra danos causados pelas condições climáticas. Por exemplo: ventanias, granizo, chuvas fortes e até tempestades.

3. Verifique o índice solarimétrico

O índice solarimétrico é um cálculo importante que deve ser feito pelo integrador responsável. Trata-se do fator de irradiação solar médio, diário e mensal, em qualquer ponto do território nacional.

Para saber esse valor, em primeiro lugar, é preciso obter as coordenadas geográficas do local em questão. Com os dados em mãos, é possível verificar o índice solarimétrico no site do CRESESB (Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de Brito).

A consulta apresenta resultados como o índice solarimétrico da região, incluindo até mesmo as variações durante os meses do ano. Tais informações são fundamentais para o planejamento adequado da instalação de energia solar.

Leia tambémConheça os tipos de células fotovoltaicas

Como a Solen Energia pode auxiliar os integradores

Precisa de ajuda para a instalação de energia solar? A Solen Energia oferece diversas soluções para clientes e parceiros. Trabalhamos com produtos de alta qualidade e tecnologia.

Contamos com os principais fornecedores e distribuidores mundiais, garantindo o melhor custo-benefício para o integrador e seus clientes.

Nossas soluções atendem a projetos de energia solar fotovoltaica de todos os tamanhos, seja para residências, empresas, comércios, indústrias ou propriedades rurais.

Se você é integrador, estabelecemos parcerias com a indicação de projetos de instalação de energia solar. Saiba como se tornar nosso parceiro e conheça as condições especiais que oferecemos. Entre em contato hoje mesmo!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping