preloader

Blog

Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho
Energia Solar Residencial

Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho

instalação de energia solar em residência é um serviço que, em um primeiro momento, pode parecer simples e fácil. Com isso, muitas pessoas acreditam que é possível realizar esse tipo de instalação em suas casas por conta própria.

Entretanto, o barato pode sair caro! Apesar de parecer simples, a instalação de energia solar em residência exige bastante conhecimento técnico. Afinal, é preciso lidar com uma série de materiais e equipamentos, que, inclusive, são conectados à rede elétrica.

Assim, contar com um profissional qualificado e habilitado para a instalação de energia solar em residência é indispensável. Por isso, confira os principais motivos para não fazer a implementação do sistema de energia solar por conta própria.

Principais razões para não instalar sozinho

Como mencionado, o serviço para implementar os sistemas fotovoltaicos não é simples. Existem profissionais treinados para realizar a colocação de acordo com uma série de fatores, como planejamento correto, local de maior incidência do sol, ângulo dos painéis solares, entre outros.

Além disso, deve-se levar em conta os cuidados para produzir a energia solar residencial de maneira segura. Dessa maneira, veja os perigos de tentar fazer a instalação sozinho.

  • Risco de choques e acidentes

Para a instalação de energia solar em residência, o indivíduo precisa lidar com a parte elétrica do imóvel. Logo, corre-se o risco de choques e eletrocução, se não tiver o conhecimento suficiente e nem equipamentos de segurança adequados.

Além disso, o serviço, normalmente, é executado no telhado do imóvel, oferecendo também o risco de quedas e acidentes.

Os profissionais integradores de energia solar fotovoltaica já contam com o conhecimento e a experiência necessária para a instalação. Assim, conseguem realizar o trabalho com todos os equipamentos de segurança exigidos por lei.

Leia também3 riscos durante a instalação do sistema de energia solar

  • Mal planejamento

O sistema de energia solar fotovoltaico deve ser planejado de acordo com o tamanho do imóvel e suas particularidades.

Nesse sentido, tanto a quantidade como o tipo de painéis solares a serem utilizados devem ser calculados por um profissional após uma vistoria técnica.

O planejamento adequado é fundamental para que o sistema seja instalado com segurança e ofereça o máximo de eficiência.

  • Escolha do kit errado

Existem diversos kits de sistema de energia solar disponíveis no mercado. Para saber qual é o ideal para a sua residência, o integrador deve fazer um estudo de viabilidade no imóvel.

Neste estudo, o profissional vai levar em consideração diversos fatores como:

  • Consumo habitual de energia elétrica;
  • Topologia do terreno;
  • Inclinação solar, entre outros.

Caso o kit para a instalação de energia solar em residência não seja escolhido corretamente, isso pode afetar o desempenho do sistema. Além do mais, também vai prejudicar a sua durabilidade, que chega a até 25 anos, quando é planejado e instalado corretamente.

Leia também: Energia solar: vantagens e desvantagens desse investimento

  • Gastos desnecessários

Diversos equipamentos e ferramentas são necessários para a instalação de energia solar em residência, incluindo os aparatos de segurança. Então, ao implementar o sistema por conta própria, você vai gerar gastos desnecessários com materiais que não serão usados posteriormente.

Além disso, a instalação feita por uma equipe profissional conserva a garantia dos fabricantes dos materiais. O que é um fator importante para quem pensa em investir em um sistema de energia solar.

Como fazer a instalação de energia solar em residência?

Para implementar os sistemas adequados e conseguir economizar energia em casa, é importante contar com parceiros especializados.

Com ampla experiência, a Solen Energia oferece diversas soluções em energia solar, com produtos dos melhores fabricantes do mercado mundial.

Além disso, ainda temos uma ampla rede de integradores, com profissionais altamente capacitados para realizar a manutenção e instalação de energia solar em residências e comércios.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços da energia solar fotovoltaica oferecidos pela Solen EnergiaEntre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping